07 julho 2011

Às escuras… mas nem todos

iphone10002011 001O apagão selectivo na iluminação pública de Paredes de Coura parece que já começou. Não tenho o hábito, ou a necessidade, de andar na rua de madrugada, por isso desconheço quando começou ao certo, mas pelos relatos que fui recolhendo junto de alguns amigos e conhecidos, não deve ter sido há muito tempo. Pessoalmente, só dei conta desta situação esta semana, numa madrugada em que tive de sair de casa pouco depois das quatro da manhã e lá fora… tudo era escuro. Ainda por cima numa altura do mês em que a lua quase não se nota lá em cima, a sensação foi a de que alguém tinha desligado o interruptor geral.

Não é nada que surpreenda, tendo em conta os objectivos divulgados pelas autarquias do distrito no início do ano, com apagões programados da iluminação pública para tentarem poupar um milhão de euros por ano. Na altura dizia-se que só lá mais para o Verão é que a EDP estaria apta a satisfazer o pedido dos municípios. Ora, o Verão está aí, por isso, até que a eléctrica nacional parece ter cumprido com o prometido.

Só que, pelos vistos, o apagão não foi igual para todos. E não, não falo das diferenças nos horários aprovados pela Câmara de Paredes de Coura para apagarem a iluminação pública na vila e nas freguesias rurais. É que, se algumas freguesias courenses já não dispõem de luz pública nas madrugadas, outras há que continuam a ostentar os lampiões acesos durante toda a noite. Da vila a Cossourado, por exemplo, só quando chegamos a esta última freguesia é que somos apanhados pela escuridão que se alastra rumo a Sul porque o percurso até aqui continua bem iluminado. O mesmo passa-se com algumas freguesias mais serranas do concelho, que já perderam a iluminação pública nas madrugadas, ao contrário de outras mais próximas da sede de concelho.

Duas medidas para um critério que se pressupunha único? Ou um trabalho que ainda não está terminado? Desconheço. Só posso afirmar aquilo que já aqui disse antes: que esta medida traduz apenas o facilitismo da tomada de decisões sem grande trabalho e que mesmo assim poderia ter sido implementada de forma diferente. Colocar às escuras freguesias inteiras não me parece uma boa medida, especialmente quando aumentam as queixas, locais, quanto ao aumento da insegurança. Vai haver mais assaltos e roubos? Não sei, mas que as coisas ficam mais facilitadas, disso ninguém tenha dúvidas.

25 comentários:

  1. Foi graças aos nossos grandes estadistas e politicos sérios que chegamos onde estamos. Ser sério, não significa não roubar. Ser sério é ser comedido e não fazer obras que significam cimento ser ter qualquer valor para criar riqueza. O Catroga é que tina razão quando dizia que a geração dele só fez porcaria. Espero pelos próximos eleições para ver se isto muda se dão lugar à geração rasca que tem mais valor que esta actual que aparenta ser séria mas que na verdade não vale um xavelho. Não começem com os insultos e analizem se as palavras que digo não são sérias.

    ResponderEliminar
  2. Olha este com a gama dos presidentes de junta que temos, até o das porreiras parece 1 velhote a pensar, e com um presidente de cãmara que lhes satisfaz os caprichos, estvam à espera de milagres?!!!!

    ResponderEliminar
  3. Pereira Júnior DEMITA-TE!! Isto é a maior vergonha que há. A insegurança já está a aumentar e com certeza que isto vai dar mais força à onde de assaltos que já há no concelho. E já agora Eduardo não é só na madrugada que isto acontece. Antes das 2:30 já está tudo desligado. E também não é verdade que entre a Vila e Cossourado só esta última não tem iluminação. Nenhuma tem, só mesmo a Vila.

    É impressionante como nesta terra não há a capacidade de olhar para a frente e de querer mais. Já acabou o cinema ao Domingo, já acabaram as piscinas ao Domingo e agora ainda nos tiram a luz pública?! Demitam-se cambada, se não tem capacidade demitam-se, vão às vossas vidas.

    ResponderEliminar
  4. “vão às vossas vidas”

    Isso é o que eles querem, encheram os bolsos e agora estão danadinhos para ir à vidinha, e quem fica por cá que se fod….e daqui a alguns anos, voltam a aparecer
    Fazendo de conta que nada tiveram a ver com o assunto.

    “Mário Soares afirmou hoje, os socialistas desde o tempo de Guterres até hoje, preocuparam-se apenas em encher os bolsos, há que refundar o PS”

    Será que se enganou? , ou vão acusa-lo de já não saber o que diz.. estou desgostoso com o estado em que deixaram o país.. forte muito forte!!!!

    ResponderEliminar
  5. "Demitam-se cambada"

    pobre inocência, alguma vez? ná que os eurositos fazem muita falta......

    ResponderEliminar
  6. “Mário Soares afirmou hoje, os socialistas desde o tempo de Guterres até hoje, preocuparam-se apenas em encher os bolsos, há que refundar o PS”

    A começar por esse Sr. e a sua fundação (afinal para que serve a Fundação desse Sr.?)ahhhh!!! para ele encher os bolsos....custou-me a chegar lá!!!!

    ResponderEliminar
  7. " Quem for presidente da Camara de PdeC, se aderir ao apagão, passa a dobrar os pontos na sua conta bancária e ainda ganha mais mais uns euros no seu Ipad...!!!

    Ah , ah, ah!

    Onde já ouvi eu isto?

    ResponderEliminar
  8. Eu sou a favor do apagão! Assim os ladrões não conseguem ver para roubar!!!

    ResponderEliminar
  9. Ninguém de boa fé defende o apagão total nas freguesias,se querem poupar e está bem que o façam,cortem noutras despesas e subsídios que dão a tudo e a todos.Haja bom censo e justiça em tudo o que se faz.
    Não será melhor,de caso a caso verificar as lâmpadas()candeeiros)ligados, talvez muitos desnecessários, aí sim, desligar as lâmpadas poste sim e poste não.
    A redução seria na ordem dos 50% da despesa,já dava um jeito,agora medidas drásticas é mau, assim os gatunos agradecem...

    ResponderEliminar
  10. Alguém tem dúvidas quanto à veracidade do que diz o patriarca dos socialistas Mário Soares?!,muitos socialistas aproveitaram-se dos governos Ps para encherem os bolsos, este de onde vêm é forte sem recú,o que dirá Jorge Coelho e todos os Jorges que passam e se serviram dos lugares,estou a lembrar-me do ex ministro das Finanças de Guterres,foi para Adm da empresa eléctrica Espanhola,dr.Vitorino,Cravinho,Cons-tâncio,Ferro Rodrigues etc etc...consultores empresas de Advogados.... e o sr. Soares com a sua fundação,reformas chorudas.quantas...enfim fiquemos por aqui!!!

    ResponderEliminar
  11. Já o disse volto a repetir,fizeram-se mais fortunas nestes anos chamados de "Democracia" que nos últimos 50 anos de ditadura.
    Os interesses instalados e a promiscuidade existente entre os governos e algumas empresas privadas foi tanta, que a cadeira do poder rodava frequentemente com os ministros e secretários de Estado,hoje no governo, amanhã no privado mas pouco privado!!! as ditas grandes empresas Engil,Mota Companhia e tantas outras, as mesmas do TGV pontes e Aeroporto,Scuts,auto-estradas e tantas outras que encherem os cofres à custa do Zé pagante!!!,agora chega-se ao desplante de exigirem assombrosas e chorudas indemnizações!!! Criminalizar os governantes que à margem das justas reclamações não ouviram as oposições e grande parte dos economistas deste país,o governo apenas e só apoiado pelos seus"fregueses" de serviço!!! agora, a pagar somos todos!!!
    Que raio de democracia é esta que não chama à responsabilidade os maus governantes que ficam a assobiar para o ar...
    Basta ver a promiscuídade existente, que à falta de emprego nada mais nada menos de meia duzia de ex ministros ficaram a "pastar" na Assembleia!!!

    ResponderEliminar
  12. Desligar toda a rede pública nas freguesias,acho um erro fatal,já o disse na Assembleia Municipal e volto a repetir, para mais numa altura em que o crimas de roubo/furto está a aumentar de forma assustadora,às escuras os ladrões sentem-se melhor!!!
    A Câmara sem receios dos seus autarcas,deve efectuar um rigoroso
    inquérito de verificação onde na verdade há candeeiros a mais e parte deles nunca deviam ter ser instalados, estão a alumiar para os caminhos,bouças e montes.
    Nos aglomerados populacionais,devem ser mantidos,mesma assim com cortes de lâmpadas na proporção de metade dos existentes.
    Sabemos dos muitos candeeiros instalados para servir os pedidos injustificados dos presidentes de Junta,nunca pensando que o herário público terá de pagar essa despesa, quando noutros locais de necessidade não eram colocados.Sei do que falo e provo...
    Ao Presidente de Câmara alerto para uma visão diferente sobre este caso, a população agradece...

    ResponderEliminar
  13. " nestes anos chamados de "Democracia" "

    Nao foram anos "chamados" , Foram anos de DEMOCRACIA !!!!
    É que a Democracia é isto mesmo!!!!!

    ResponderEliminar
  14. ",às escuras os ladrões sentem-se melhor!!!"

    E eu tb me sinto muito melhor de caçadeira na mao e às escuras....assim nimguem vê de onde parte o tiro..... e olhe que se eu fosse ladrao tinha mais medo se nao houvesse luz!!!!!

    ResponderEliminar
  15. E O " Herário " público agradece que nao o insultem !!!
    o Erário sabe do que fala....e prova!!!

    ResponderEliminar
  16. Diz o lobo que democracia é isto mesmo,não concordo de forma alguma,esta democracia assim praticada e vivida, apenas serve a uns tantos quer monetáriamente bem como os seus ilegítimos interesses.
    Os militares de Abril já de forma explícita, declararam ,que não foi para isto que fizeram o célebre 25 de Abril.,arriscando as suas vidas.A Democracia própriamente dita,governo do povo e para o povo,deve ser praticada no dia a dia e na sua mais genuína forma.
    Como democrata que tenho a honra de ser,reparo nas injustiças sociais a não só, que no dia a dia se vão praticando deixando os responsáveis imunes de qualquer responsabilidade.,não só política mas também criminal.
    <Venha melhor e mais célere justiça,melhor educação com rigor e nada das palhaçadas das ditas "Novas Oportunidades"será que querem dizer novas facilidades???melhor justiça social,para nos honrar e viver nesta DEMOCRACIA,que todos almejamos que seja pura e exigente a começar pelos partidos políticos que se julgam donos da terra e que a democracia"deles" se esgota nos actos eleitorais!!!para com as suas maiorias eleitas poderem fazer as maiores asneiras!!! como infelizmente se vai verificando.

    ResponderEliminar
  17. Meu caro!! O 25 do 04 só serviu para servir alguns
    Olhe o estado em que o Estado está!!!
    Pois não foi para esta ...... que fzeram o 25/04... o que aconteceu é que os que atiraram os cães para a bouça, ficaram a assobiar-lhes de fora, e quando esses cães se comeram uns aos outros, entraram eles com o condão de salvadores da pátria (foi aí que tudo descambou)Democracia!!!! para quem????

    ResponderEliminar
  18. E aqui estao dois que nao sabem o que é a Democracia!!!!!!!!
    Meuas amigos, a escolha é do povo... O povo pôe lá quem quer e bem lhe apetece através do voto secreto. temos que aceitar a Democracia como ela é !!!! Ou entao somos ditadores...e parece-me que estao a cair nessa....

    ResponderEliminar
  19. Não estarão os meus amigos a confundir democracia com liberdade de expressão????

    e quando falamos nos malandros da governação, porque não começamos pelos do poder local...que conhecemos mais de perto..não são eles também responsavéis do estado de coisas em que nos encontramos????

    ResponderEliminar
  20. "Não estarão os meus amigos a confundir democracia com liberdade de expressão????"

    A liberdade de expressao faz parte da Democracia.....e nao só!!!

    ResponderEliminar
  21. Com a crise em que os portugueses vivem, por certo,nos próximos tempos ainda vai piorar as condições de vida do nosso povo,podem pôr a Democracia em apuros,oxalá que não, o povo português é calmo e sereno,mas tudo tem um limite...casas para pagar,ensino,transportes,vestir e comer, com as pessoas desempregadas em casa é muito difícil manter a calma.Nestes casos não há maioria que valha!!!\

    ResponderEliminar
  22. Tudo está inter-ligado não há liberdade de expressão sem Democracia um pouco débil como a que vivemos.
    Há certos políticos apostados no poder concedido pelo voto popular,julgam-se donos de tudo e de todos,justificam as suas acções muitas vezes desastrosa e ruinosas com o voto recebido do povo, ou seja, podem fazer tudo!!!basta ler o posts do lobo.... de 12,das 14.54.

    ResponderEliminar
  23. "Há certos políticos apostados no poder concedido pelo voto popular,julgam-se donos de tudo e de todos,justificam as suas acções muitas vezes desastrosa e ruinosas com o voto recebido do povo, ou seja, podem fazer tudo!!!basta ler o posts do lobo.... de 12,das 14.54. "

    Esquece-se que há uma coisa que se chama LEI !!!! E mais tarde ou mais cedo ela vai funcionar...é no que acredito...

    ResponderEliminar
  24. LEI!!! pois pois Lobo. ainda acreditas no pai natal e no coelhinho da páscoa....

    ResponderEliminar
  25. " ainda acreditas no pai natal e no coelhinho da páscoa..."

    Quero acreditar!!! Caso contrário já tinha pegado na Caçadeira e feito uma razia!!!!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!