17 novembro 2005

Desemprego - Coura em sentido contrário (e ainda bem!)

Numa altura em que o desemprego em Portugal atinge números históricos, Paredes de Coura parece contrariar a média nacional. É que, enquanto o número de desempregados em Portugal não pára de aumentar (já vai em quase 430 mil), no nosso concelho a tendência tem sido a inversa. Sobre isso mesmo fala a última edição do Notícias de Coura que salienta o facto de Paredes de Coura ser um dos três concelhos do Minho que viram os números do desemprego recuar em Setembro, registando neste mês 262 inscritos nos centros de emprego.
Mais notável que isso é, contudo, realçar que os indicadores de desemprego deste concelho têm vindo a registar um considerável decréscimo desde Abril, altura em que atingiram o seu máximo dos últimos 12 meses, com 305 pessoas inscritas nos centros de emprego. Assim sendo, a diminuição do número de desempregados é ainda mais relevante, se bem que enganadora no que se refere à"linha da frente" referida na notícia daquele jornal. É que, é certo é sabido que o número de desempregados de Paredes de Coura não desceu à custa da criação de postos de trabalho criados no concelho. Que o digam os muitos courenses que todos os dias, e cada vez mais, rumam às unidades industriais de Vila Nova de Cerveira e Valença e também aqueles que procuram um futuro melhor ali mesmo ao lado, em Espanha.
Sobre os números do desemprego em Paredes de Coura, de referir também que, comparativamente a Setembro do ano passado, a tendência é ainda negativa, pois se em 2004 tinhamos 258 pessoas registadas, em Setembro deste ano esse número subiu para 262 pessoas, mais de metade das quais mulheres. Deste total, a triste confirmação de que o grosso dos desempregados (94) tem idades compreendidas entre os 35 e 54 anos e também que, entre os inscritos, constam 10 pessoas com habilitações ao nível do ensino superior e mais de 40 com o ensino secundário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!