03 julho 2006

Devagar se vai ao longe

Nos últimos tempos, recorrer a alguns organismos públicos, em Paredes de Coura e noutros pontos do país, requer alguma paciência e bastante tempo disponível. Entre Finanças, Escola e Correios lá vai mais de um par de horas.
Comecemos pelas Finanças. Com os portugueses forçados a aderir às novas tecnologias, é preciso aceder à Internet para comprar o selo do carro. Quem não tem e não conhece quem arranje só tem uma solução, ir à repartição de Finanças. Mas é bom que vá com tempo, porque o sistema tem dado muitos problemas e há quem lá tenha estado quase uma hora só para pedir a senha necessária para entrar no sistema informático.
Mas não é o único local onde é preciso perder tempo. O período de matrículas leva muitos pais a acorrer às escolas e Paredes de Coura não é excepção. E com tanta papelada para preencher não é de estranhar perder quase uma hora às voltas com este assunto. Felizmente que parece que vai finalmente avançar a matrícula automática e deixa, assim, de ser preciso, ano após ano, preencher os mesmos documentos, com os mesmos dados do ano anterior, e do outro antes.
Restam os Correios que, muito embora não tenham fechado como se chegou a temer, descuraram e de que maneira os níveis de serviço de outros tempos. Ainda a semana passada tive necessidade de por lá passar e por ali estive meia hora, com apenas duas pessoas à frente. É que, se noutros tempos o correio, nas freguesias rurais, ia parar às mercearias onde era depois distribuído pelos moradores do lugar, hoje em dia são as estações dos CTT que parecem autênticas mercearias. Entre seguros, brinquedos, livros, filmes, camisolas, máquinas fotográficas e uma variedade de outros artigos, ainda continuam a vender envelopes e selos. Mas com um funcionário apenas, que nem sequer pode ir à casa de banho porque para isso tem de fechar o seu posto de trabalho, é difícil providenciar um atendimento mais eficaz.

1 comentário:

  1. Bastos o teu blog está menos frequentado que a Vila em dias de feira.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!