19 junho 2007

Coura 4x4

Venha a Coura, traga o seu jipe, parece ser o novo lema do turismo em terras de Paredes de Coura. Os principais acessos ao concelho, à vila principalmente, estão literalmente esventrados e quem paga… somos todos nós que temos de utilizar aquelas estradas.
E os responsáveis quem são? Apenas dois: a Câmara Municipal e a Águas do Minho e Lima. Já se sabe que a primeira vai argumentar com o mau tempo para justificar o atraso na obra da nova variante à entrada da vila, se bem que um atraso de quase um ano não é de todo justificável. Mas nem sequer o mau tempo justifica o estado em que está a zona de Mantelães, onde a variante vai ligar à estrada nacional e onde, há algumas semanas, resolveram substituir a estrada por um caminho de terra sem criar uma alternativa para desviar o trânsito. Se até chegar o alcatrão ainda demorava, porque raio é que resolveram subir a estrada tão cedo?
Já a Águas do Minho e Lima parece não ter desculpa possível. Argumentará, como seria de esperar, com o “preço do progresso”, já que as estradas estão como estão por causa das obras do saneamento, mas o certo é que o problema não é de agora e nem sequer é exclusivo de Paredes de Coura. Vários outros municípios do distrito já se queixaram da forma de trabalhar daquela entidade, que esburaca as vias e deixa-as assim, esburacadas, durante longo tempo, mesmo após ter realizado todos os trabalhos. Veja-se o caso de Ponte de Lima, que teve as estradas destruídas durante meses.
Por tudo isto, será legítimo pensar que quem vem a Coura e se depara com um cenário destes, ainda para mais com as chuvas das últimas semanas, fica com pouca vontade de cá voltar. A não ser que venha de jipe e opte por fazer uma prova TT nessas picadas improvisadas. A nós, que não temos jipes e que não temos outro remédio que não seja utilizar esses acessos, resta-nos raspar a lama dos carros e rezar para que, entre um buraco, uma lomba e uma vala, a suspensão consiga resistir. Há até já quem diga, em jeito de brincadeira, que, a continuar assim, a Câmara não vai ter dinheiro para apoiar o aumento da natalidade, porque o vai gastar todo a pagar o conserto dos veículos dos munícipes.

3 comentários:

  1. olá.
    mais uma x venho ler os teus postes, sempre mt criticos e interativos. sinto pena de não ler algo com um conteudo bem diferente como por exemplo " é desta q coura deu o grande passo para o desenvolvimento" ou "coura com melhoramento de vias de acesso culocando-o de x no mapa" ou "q agradavel foi visitar coura e ver as suas ruas repletas de turistas num dimingo á tarde" todas as grandes obras feitas revelam o fracasso camarario, como ja diz o ditado "não devemos por o carro a frente dos bois" na minha humilde opinião deveriam ser criadas condições de atração turista, tornar esta vila mais alargada e nao cair sempre no msm erro de construir a vila sempre no msm espaço (deita a baixo para a nova ideia de gerico) pq n se alarga a vila para norte?onde é mais facil a construção sem ficar pendurada em rabinas! seja certo q a criação do campo de golfe será uma obra grandiosa e trará novidades a coura mas se um lisboeta pensar em vir jogar uma partida qual a opçao a tomar, Coura ou Ponte de Lima q com os actos "arruaceiros" do presidente da camara de Ponte de Lima colocou o concelho no mapa e tudo tem feito para q o concelho seja um dos mais visitado e tem vindo a crescer de forma contínua e uniforme. É triste ver autarcas a tomar decisões frustadas apenas para mostrar que deixou uma grande obra sem minimamente ponderar qual o resultado final. tanto onde estacionar e so se encontram lugares vazios :( onde andam os poucos courenses? onde para a agricultura do concelho? onde estão os turistas que não encontram uma placa nas autoestradas ou vias rápidas a dizer "Coura fica aqui msm ao lado"
    bem olha vou bazar que já deves tar a chamar um chato do caneco
    parabens pelo blog

    ResponderEliminar
  2. Fosse este o unico problema de Coura e estavamos nós bem.
    São obras, demoram, os acessos ficam condicionados, tem chuvido bastante em Junho, faz lama...
    Não se pode ser mais papista que o Papa, Eduardo.
    Até na Suiça de chover as estrada em obras ficam com lama
    :-)))
    Logo logo as obras estão prontas e ficas com um acesso aos parques subterraneos que até estala.
    Tem calma homem
    SB

    ResponderEliminar
  3. As criticas devem ser feitas no fim das obras.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!