12 junho 2007

Coura à venda

É sempre assim, infelizmente. Quando as coisas apertam, em termos financeiros, há que ponderar prós e contras e tomar a decisão incontestável: vender aquilo de que não precisamos. Assim acontece com a Câmara Municipal de Paredes de Coura que decidiu dar seguimento a uma ideia já com alguns meses, e abrir mão de um conjunto de propriedades que possui na vila.
Ao todo são seis imóveis que deverão render aos cofres deficitários da autarquia mais de 600 mil euros, verba que muita falta deve fazer para toda uma série de coisas mas que, defende José Augusto Viana, vereador da oposição, deverá ser utilizada para reduzir a dívida da edilidade a médio e longo prazo. A ver vamos, porque nestas coisas muitas vezes quando nos apanhamos com o dinheiro na mão, temos tendência a aplicá-lo noutras coisas que não as previstas.
À venda, por concurso público, vão estar dois apartamentos (70 e 75 mil euros cada) nos conhecidos prédios amarelos da Rua José Gomes Moreira, um outro apartamento no Edifício Palácio por 100 mil euros e ainda três lotes na Urbanização da Quinta da Casa Grande, cuja área se desconhece mas que serão vendidos, cada um, pelo preço base de 120 mil euros.
Em todo este processo, que como se realçou acima é de apoiar, levantam-se, contudo, duas questões. Primeiro, a questão da avaliação das propriedades em causa, nada consonante com as avaliações que vamos vendo das casas que a autarquia tem vendido nos bairros da Rua dos Bombeiros, Rua 25 de Abril e Rua Combatentes da Travanca. É certo que se tratam de imóveis mais antigos e eventualmente mais desvalorizados (e daí talvez não se tivermos em conta os dois apartamentos dos prédios amarelos), mas não serão também a área e o local de implantação aspectos a ter em conta? Ou será a autarquia a aproveitar o boom do mercado imobiliário no concelho?
Em segundo lugar temos o destino a dar aos imóveis. Ao que julgo saber pelo menos um dos apartamentos está ocupado e provavelmente os inquilinos terão de procurar nova casa, mas o que me preocupa mais é o que poderá ser feito, e vai com certeza ser feito, nos lotes da Urbanização da Quinta da Casa Grande. Tendo em conta exemplos mais ou menos recentes na vila, fica a dúvida no ar.

2 comentários:

  1. Na quinta da Casa Grande vão construir mais uns quantos blocos de apartamentos. Mas alguém tem dúvidas disso. Só mesmo tu Bastos.

    ResponderEliminar
  2. Alguem informou a ACRDPC que ia ser EXPULSA do apartamento? Que não lhes interessa a cultura digam, que ficamos so a ter espectaculos no CCPC para meia duzia de intelectuais do PI e do PAULUS

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!