29 junho 2007

Nós também queremos

A Câmara de Caminha reclama mais segurança para o concelho. Tudo por causa do aumento do número de ocorrências criminais nas últimas semanas, incluindo um assalto a uma ourivesaria e o roubo de uma moeda de cobre do museu municipal (onde estava a segurança da exposição?). E nós, que somos vizinhos e que também tivemos a nossa dose de casos de polícia nas últimas duas semanas? É claro que nós também queremos mais segurança.
Mais rondas da GNR, de dia ou de noite. Mais agentes. E que não fiquem no posto, que andem pelas ruas, a pé ou de carro (ou até a cavalo como sugeriu uma amiga) e com menos rotina nos percursos seguidos. Sei que Paredes de Coura é um concelho normalmente calmo, isso mesmo atestam os números da GNR relativos aos últimos anos, e que esta força policial tem referenciados vários “suspeitos do costume” para os ter sempre debaixo de olho. Mas também ouço rumores de que o concelho pode perder o posto permanente da GNR e ficar apenas com um piquete de reserva. São rumores, de onde vêm não sei, quem os lançou desconheço, se têm alguma validade ignoro, mas que existem, os rumores, lá isso existem.
E quando vemos situações como a da passada segunda-feira, com o assalto a uma ourivesaria no centro da vila, ficamos a pensar. Se com um posto da GNR na vila (com poucos efectivos, é certo), acontece isto, o que será se estivermos reduzidos a uma patrulha? Eu não sei. Perguntem, se calhar, a quem teve de enfrentar o cano de uma arma apontado a si, enquanto via um bando de malfeitores e deitar mão ao que lhes não pertencia. Seria diferente? Talvez não, mas que a sensação de segurança também conta, isso ninguém o pode negar.
Já agora, fica uma questão. Será que se os famosos mecos metálicos, que limitam o trânsito naquela rua, estivessem erguidos como é suposto acontecer fora dos períodos de cargas e descargas, teria acontecido da mesma maneira?

10 comentários:

  1. A influência da força policial no nosso concelho é de zero. Tudo bem que situações como o assalto à ourivesaria acontecem, mas num concelho com dimensão tão pequena, deveriam ser relativamente fáceis de controlar. Não é o que acontece. A GNR limita-se a perseguir os "motards" e "racers" do costume e o resto é suplemento.

    ResponderEliminar
  2. O que me preocupa e faz pensar é: numa semana há um assalto a um edificio publico e na semana seguinte, um assalta a uma orivesaria, na rua principal de Coura, em plena luz do dia.
    Que imagem passa? Assaltantes venham a Coura que podem assaltar à vontade.
    Senhores GNR há que sair do quartel ou lá onde costumam estar fechados. Andar pela vila (andar a pé dizem os medicos faz mto bem á saúde). Mostrar que há uma autoridade e que se faz respeitar em Coura.
    SB

    ResponderEliminar
  3. Se fosse, para multar cafés, só por ultrapassarem o limite de horário imposto pelos regulamentos, seguramente a nossa GNR diria "estamos cá". Deixo aqui uma pergunta inocente; Não será mais seguro manter as pessoas num espaço público,dando ares a quem passa,de "estar vivos", do que pelo contrário, passar a imagem de impunidade e de tranquilidade do "vazio", convidando assim, por facilitismo, ao furto e ao vandalismo?
    É tão fácil multar quem trabalha.....

    ResponderEliminar
  4. Quem trabalha por vezes, e não falo dos cafés tradicionais, não deixa dormir os habitantes. Não faltarão ao centro de Coura, mais barzitos do tipo Paulus e Pub? se calhar sim. Concordo a opinião de que temos falta de praças da Guarda, e que esses se limitam a multar, por vezes multar mal, senão veja-se que há viaturas permanentemente em cima de passeios e nada fazem. O estacionamento para ir ao multibanco do Totta é uma vergonha, não á parques ali á beira? o pior é que a GNR nada faz, já para não falar na rotunda da farmácia de baixo.Enfim, penso que terá de existir mais pressão do poder local, esse anda a falhar.

    ResponderEliminar
  5. Correcção ao post anterior:
    Onde diz: o estacionamento para ir..., não á parques ali á beira?
    deveria ser: Não há parques ali à beira?
    Verbo haver.
    Não se zangue anómino. Sorria!
    SB

    ResponderEliminar
  6. Outra vez para o anónimo. Não deveria ter de haver pressão do poder local. A GNR devia era fazer a sua função. É para isso que lá estão. Sabem o que fazer, façam.
    Podemos estar um Coura uma tarde inteira sem ser um xô guarda...
    SB

    ResponderEliminar
  7. Ao anônimo anterior, correcção:

    Podemos estar um Coura uma tarde inteira sem ver um xô guarda...

    ResponderEliminar
  8. Porque razao os mecos não estão levantados? porque os puzeram? tirem-nos então. è cada engenheiro aí em coura...

    ResponderEliminar
  9. Sim os engenheiros cá de coura são cá uns profissionais... Desde que o tacho esteja garantido e a simpatia dos superiores conquistada vale tudo. E ainda não sabem de nada... É triste!

    ResponderEliminar
  10. Sr. anonimo, não sou anonimo sou SB
    Desculpe tem razão.
    Uma tarde inteira sem ver um Xô Guarda.

    O certo é que ser ou ver...
    Não deve haver xôs guardas em Coura

    SB

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!