25 junho 2007

O local certo

O cartaz da festa do próximo fim de semana e da do fim de semana seguinte. A convocatória para mais uma assembleia geral do Courense. Os saldos da loja ali da esquina. O que é que têm em comum todos estas coisas? O facto de estarem espalhadas por várias paredes da vila, dando-lhe assim um aspecto mais cosmopolita (e também mais sujo). Não deixa de ser engraçado, contudo, verificar que, mesmo sem nada que o diga, os locais para a colocação de todo o tipo de cartazes e informações várias, são praticamente assumidos por quem os cola e também por quem os lê. São o local habitual para divulgar o que quer que seja.
Veja-se, por exemplo, aquela parede ali junto ao restaurante Furão. Lá podemos encontrar todo o tipo de informações mais ou menos relevantes. Até editais camarários ali temos de vez em quando, como que a atestar que realmente aquele é o melhor local para colocar qualquer tipo de informação. O mesmo se passa com diversas portas e janelas de edifícios ao longo da rua Conselho Miguel Dantas, que normalmente não servem para mais nada do que para... colar cartazes.
Mas quem cola os cartazes está atento a novas localizações e por isso nem mesmo a paragem de autocarros junto à entrada do parque de estacionamento subterrâneo do Largo 5 de Outubro escapa à força da divulgação cultural, comercial ou seja lá o que for. E o que pretendia ser um equipamento urbano moderno e funcional (será?) acaba por transformar-se em mais uma parede para colar catazes.
Dito isto eu pergunto: será que não ficaria melhor, em termos estéticos, funcionais e outros que tais, a Junta de Freguesia de Paredes de Coura investir em meia dúzia de "mupies" e colocá-los à disposição das entidades organizadores para a colocação de cartazes? Ou, melhor ainda e tendo em conta que este cenário não é exclusivo da vila, o ideal seria a Câmara Municipal fazer o mesmo em todas as freguesias do concelho, criando espaços que tanto poderiam servir as várias comissões de festas e associações culturais, como os próprios serviços camarários, que tinham desta forma um meio de divulgação em cada freguesia. Fica a ideia.

1 comentário:

  1. Pessoal pedia que todos ajudassem o blog do Rui Pedro (www.centopeias.blogs.sapo.pt) que os homens são courenses e precisam de visitas.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!