08 abril 2008

Ambiente bucólico

A praia fluvial do Taboão é, sem sombra de dúvida, um dos pontos fulcrais no que ao turismo de Paredes de Coura diz respeito. É também, julgo eu, um dos locais mais apreciados pelos courenses. Eu, por exemplo, sou daqueles que, num final de tarde solarengo, depois de um dia de trabalho, gosta de retemperar energias com um passeio à beira rio, respirando no meio daquela mancha ainda mais verde de Paredes de Coura.
Por outro lado, já não aprecio tanto o bulício que toma conta daquele espaço ao fim-de-semana, especialmente se o tempo convidar a passeios em família ou em excursão. Sobre este assunto, aliás, já por aqui deixei a minha opinião que consiste, basicamente, em criar condições para acolher, numa zona que não o núcleo central da praia fluvial, os muitos grupos de turistas que ali acorrem nessas alturas. O ideal, tendo até em conta o acesso rodoviário que foi feito do outro lado do rio, era criar daquele lado as infra-estruturas necessárias para melhor receber quem nos visita de farnel debaixo do braço, nomeadamente mesas e cadeiras e uma zona de apoio com água corrente. Ao que parece, segundo li na imprensa local, o assunto já foi analisado pela autarquia, que equaciona a instalação deste tipo de equipamentos algures naquele espaço.
Outro aspecto que, na minha opinião, deveria ser tido em linha de conta, prende-se com a falta de civismo de algumas das pessoas que frequentam a praia fluvial, nomeadamente aquelas que, fazendo letra morta das proibições que por lá existem, teimam em levar animais para aquela zona. Eu sei que há animais e há animais e que não sou eu quem vai atirar a primeira pedra, mas há que pensar em duas coisas: higiene e segurança. Ainda um dia destes assisti a uma “luta” entre dois cães em que valeu a determinação do dono de um deles para evitar maus resultados. Bem sei que há donos e donos, mas os animais não têm culpa se os donos não têm o bom senso de respeitar os direitos dos outros.
Pior acontece quando, como se pode ver na foto, ao invés de um cão, nos deparamos, em plena praia fluvial, mesmo junto aos balneários, com… um rebanho de ovelhas, a pastar descansadamente na superfície ajardinada que todos nós, courenses, pagamos à Câmara para tratar. Sei que é o ambiente bucólico de Paredes de Coura que traz cá muitos turistas, mas isto não será um exagero?

1 comentário:

  1. Este comentário não tem nada haver com a praia do taboão, local que eu também adoro, mas sim com o facto de que Coura cada vez está a ficar mais deserta, precisamos que alguém faça algo urgentemente. Vejam e sigam o exemplo dos Arcos de Valdevez uma vila que era muito pior de que Coura e está a desenvolver-se que é uma coisa maluca, vejam neste link.
    http://dn.sapo.pt/2008/04/09/economia/espanhois_investem_arcos_valdevez.html

    Coura só precisava no mínimo de 3 fábricas assim para dar movimento, por isso acho que está na altura de se porem a mexer, a quem compete puxar estes investimentos para Coura como fazem os outros concelhos

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!