09 março 2009

O sol quando nasce...

Numa altura em que as energias renováveis estão na ordem do dia, e em que até o próprio Governo preparou um pacote de incentivos ao aproveitamento da energia solar, a atitude da Junta de Freguesia de Deão, em Viana do Castelo, surge como um exemplo que pode ser seguido por outras entidades: a utilização do sol para a produção de energia eléctrica e sua posterior venda à EDP apresenta-se como uma oportunidade que pode representar alguns euros nos cofres cada vez mais vazios das autarquias locais.
No caso concreto, a Junta de Deão instalou três conjuntos de painéis solares fotovoltáicos, num investimento de cerca de cem mil euros, que vão produzir energia que a EDP compra, a preço garantido. De uma assentada só, garantem os responsáveis daquela junta de freguesia, ganham duas vezes. Ganham com a venda da energia produzida e com o que poupam por não ter pagar aquela que habitualmente gastavam.
Ora, ao ler a notícia da iniciativa pioneira (julgo eu) de Deão, que inclusivamente instalou painéis solares no cemitério local, não pude deixar de pensar que, por cá, também se podia fazer alguma coisa do género. Aproveitar os espaços públicos para dinamizar um investimento como este e obter, desta forma, uma fonte de financiamento alternativa, cujo resultado poderia ser canalizado para diversas aplicações. Aliás, se até os privados reconhecem que, mesmo a nível unifamiliar, esta é uma oportunidade que, se bem pensada, não deverá ser desperdiçada, porque não alargar este cenário às entidades públicas.
Imagine-se, por exemplo, o telhado da Escola do 1º Ciclo com uma série de painéis fotovoltaicos a produzirem energia? Ou ainda o telhado do pavilhão municipal e das piscinas com painéis solares térmicos, que produzissem água quente que cobriria, se não a totalidade, pelo menos parte das necessidades daqueles equipamentos públicos? Num concelho que se tenta pautar pelos valores ecológicos e ambientais, não seria de apostar neste tipo de energias renováveis, agora que já cá temos também o parque eólico a fazer-nos companhia? Será sonhar muito alto? Até pode ser, mas não se costuma dizer que o sol quando nasce é para todos. Há que tentar aproveitá-lo ao máximo!

3 comentários:

  1. Painéis solares térmicos? Existe tal coisa?

    ResponderEliminar
  2. http://energiasrenováveis.com/energia-solar/paineis-solares-termicos/

    ResponderEliminar
  3. e já agora...
    http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=28&sid=7ee20c18e49e327415945e220e56a0e6

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!