06 março 2009

Só falta a pancadaria!

Insultos e ameaças. Assim vai a Assembleia da República neste país. Na sessão de ontem, a fazer fé nas notícias que hoje trazem os jornais e que já ontem à noite nos entraram em casa pelos noticários televisivos, só faltou mesmo a pancadaria para que o Parlamento português se transformasse naquele circo que, de quando em quando, conhecemos dos parlamentos nipónico, coreano ou de Taiwan.
O protagonista foi José Eduardo Martins, que os courenses bem conhecem. Ainda se lembram da sua passagem pela Assembleia Municipal de Paredes de Coura, no mandato anterior? Ainda se lembram da forma quase insultuosa como se dirigia ao plenário, que motivou diversas críticas, inclusivamente de colegas de bancada? Pois bem, desta vez José Eduardo Martins não se ficou pelas ameaças de insulto e desatou mesmo a insultar outro deputado, o socialista Afonso Candal, que usava da palavra.
Insultos que deixaram outros deputados estupefactos (veja-se a cara de Diogo Feio, por exemplo) e que, certamente, não serão apanágio do que deve ser uma Assembleia da República, casa maior do poder democrático em Portugal. Mais! Aos insultos, fortes, seguiram-se ameaças. E só faltou mesmo... a pancadaria, prometida para outra altura, talvez. Só faltou também Afonso Candal, que parece não ter ouvido os insultos de José Eduardo Martins, ter respondido à altura. Se fosse comigo, sempre poderia dizer: vai tu!


Para ver aqui, aqui, e aqui.

7 comentários:

  1. COM A DEVIDA VÉNIA:

    "Palavrão!? É, basicamente, um recurso linguístico para quem, estando pressionado, não consegue argumentar. Ou seja, o menimo pode dizer o que quiser, que se sentiu ofendido (coitadinho!), que perdeu as estribeiras, mas não se livra da má imagem de: 1º- Ter enfiado o barrete; 2º Não conseguir argumentar dentro no nível a que estava a ser interpelado (se é que me entendem). Por último pede desculpas, mas não ao deputado do PS. Pior a emenda que o soneto..."

    ResponderEliminar
  2. O quê? O tal de Coura, dos tempos dos avós dos avós, insultou um deputado? Não, não acredito... tão bom rapaz, ecologicamente puro... mesmo na lingiagem de caceteiro!!!
    Quem serão os alunos dele em Coura, para os lados da assebleia?

    ResponderEliminar
  3. Bem observado!
    Neste momento só tem como seguidores (sempre me grande forma, doga-se em abono da verdade) a Zézinha e o Fernandinho Carranca!

    ResponderEliminar
  4. a comissão politica concelhia do PSD reuniu hoje e decidiu nomear este senhor como candidato á Câmara Municipal.

    ResponderEliminar
  5. Qual senhor? Credo!

    ResponderEliminar
  6. Quanto a este senhor, mal educado, Deputado, José Eduardo Martins, eleito pelo circulo de Viana do Castelo, nas listas do PSD, eu como Vianense sinto-me, insultado por ter contribuído para a eleição deste sujeito, não tem o minimo de respeito! tanto pelos portugueses, como em especial de quem o elegeu!
    Malcriadão! malcriadão!, malcriadão! Não se sabe comportar como um homem reponsável!
    Pela minha parte este sujeitinho nunca mais "verá o meu voto"!!!!...

    ResponderEliminar
  7. Alguém , ouviu a Drª Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, a condenar este tipo de atitude,feita pelo deputado José Eduardo Matins? É claro que não!...
    E se fosse outro Deputado, de um outro quadrante político? ora estava logo, a senhora em grande forma à frente das camaras de televisão, a criticar e a condenar, com aquele geito dela, a demonstrar, seriedade, perante os portugueses!
    Isto é o rídiculo dos rídiculos!
    Quem acredita neste tipo de políticos? que estão sempre a utilizar a arma da demagogia!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!