08 abril 2009

As notícias dos candidatos

O Notícias de Coura de ontem conseguiu a proeza de juntar numa mesma edição o anunciado candidato do PSD à Câmara de Paredes de Coura, José Augusto Caldas, e o anunciado candidato a candidato independente, Venâncio Fernandes.
Este último escreve pelo próprio punho, dando conta da sua insatisfação face ao actual panorama político concelhio e apelando à renovação de todo o aparelho autárquico, que não só o presidente da Câmara. Pedido ousado, a que se junta uma confirmação, a de que não será mais candidato pelo PSD (pelo menos assim o afirmava o título do artigo). E ainda o anúncio, mais que conhecido nesta altura aqui por este blogue, de que, face a todo o cenário que traçou sobre a política autárquica de Paredes de Coura, está disponível para encabeçar uma lista independente, assim o permita a burocracia da legislação eleitoral. É caso para dizer que, se a vontade é assim tanta, está na hora de vir para a rua trabalhar, porque as assinaturas não caem do céu.
Meia dúzia de páginas adiante e eis que surge o candidato do PSD. José Augusto Caldas numa entrevista onde dá a conhecer os motivos, válidos, que o levaram a assumir este desafio e a certeza de que será vencedor em Outubro. O actual vereador lembra algumas das conquistas social-democratas na Câmara e explica que morar fora do concelho não será um obstáculo, nem na fase de campanha, nem depois das eleições.
Mas a entrevista de José Augusto Caldas deixou muito por revelar, o que, a seis meses das eleições se compreende parcialmente. Por um lado, ficamos sem saber quem acompanha o cabeça de lista na corrida à Câmara, situação que poderá condicionar o voto de muitos indecisos. Por outro lado, a entrevista de ontem não mostra sequer um projecto do candidato a presidente para o concelho. Quer-me parecer que o candidato do PSD não quer "entregar o ouro ao bandido" e revelar o seu programa antes de conhecida a oposição, que ainda não anunciou quem irá concorrer às próximas autárquicas. O que não o preocupa, já que está convencido que Pereira Júnior vai voltar às urnas para deixar o mandato a meio. A ver vamos.

19 comentários:

  1. Tanto quanto eu sei interpretar, o senhor Venâncio não deu certezas se é ou não candidato.

    ResponderEliminar
  2. O Zé Augusto nao tem ouro,nem prata para entregar ao bandido;terá sim lata enferrujada ,que de pouco vai servir.Quanto ao candidato Independente,acho bem alguem que se chegue à frente sem qualquer conotacao com algum partido,sempre pode ganhar os votos dos descontentes e os que estao na dúvida de votar sempre no mesmo.
    É ainda de pensar se nao será um voto com futuro???Forca Venancio.

    Lobo

    ResponderEliminar
  3. SE calhar o Zé nao diz quem o acompanha,pq nao tem quem !!!!!!!!!
    Talvez a Paula?????? em 2°; pq dos outros nao estou a ver quem queira ir no 2° lugar......todos queriam ser candidatos a 1°

    Lobo

    ResponderEliminar
  4. O aparelho socialista em desespero meus amigos, vejam lá! Todos são bons no PS, todos são maus no PSD!

    ResponderEliminar
  5. Brasileira da docelândia09 abril, 2009 04:01

    Anónimo anterior onde é que está isso escrito? Em relação ao Venâncio concordo com o primeiro comentário, enquanto não houver anúncio oficial.... E confesso que daquilo que tenho visto aqui pelo blog do senhor, e peço desculpa, as suas ideias não me parecem mais que populismo.

    ResponderEliminar
  6. Quem disse que no PS eram todos bons?????????

    LOBO

    ResponderEliminar
  7. Bom trabalho do Noticias de Coura e para quem acha que é o jornal do PS até esteve muito ao jeito do PSD desta vez. Só é pena o Zé não falar mais porque depois ainda acham que ele não terá nada para dizer (coitadito do home)

    ResponderEliminar
  8. Os cães ladram e a caravana passa!

    ResponderEliminar
  9. A POLÍTICA TB VIVE DE MUITO VOLUNTARISMO. É O QUE MTO TRANSPARECE DA REFERIDA ENTREVISTA!
    MAS P/A QUEM PRETENDE O QUE QUER, TB DEIXA PERCEBER MUITA INGENUIDADE. O Q É MUITO PENA. O PODER INSTALADO MERECIA UM TORPEDO MAIS CONSISTENTE!

    ResponderEliminar
  10. Há muita gente que se esquece que o PS ganhou as últimas eleições por apenas 400 votos. Com grandes atropelos à democracia inclusive, e prestando "favores" com os meios que nos pertencem a todos, por isso mesmo, tenho dito que estes uivos são de desespero.
    Nunca um lobo uiva sozinho, só em grupo, portanto os comentários devem ter uma origem comum.

    ResponderEliminar
  11. Tás enganado anónimo das 16.35...O uivo que ouves é de um lobo solítário....
    quanto aos atropelos à democracia????nao vi nada.
    Os favores com os meios de todos nós????nao vejo onde.
    e ganhar por um voto ou perder por um voto???????????igual ao litro....

    LOBO

    ResponderEliminar
  12. sou leitor deste blogue,e desde já dou os parabens ao Sr Eduardo Bastos.É a 1º vez que manifesto aqui a minha opinião.Gostaria realmente que todos os courenses tivessem oportunidades profissionais o que na realidade so tem 2 ou 3 familias não esquecendo que uma dessas familias é pereira Júnior.Parabens josé Augusto e a todos os candidatos. o importante aqui é vencer mas o isso não for possivel (Já são muito os tachos)é muito importante para Paredes de Coura que o Pereira perca a maioria e isto só é possivel com outros candidatos. Força Jose Casldas e Venancio Fernandes.
    PS -Só tenho pena que a maior parte dos comentarios sejam descavidos, e sem interesse para os courenses, á pessoas a usarem este meio para ofenderem outras sem ter que dar a cara.
    Xana

    ResponderEliminar
  13. ó cara xaninha nao sabes o q dizes!!!!!!!!entao só 2 ou 3 familias têm oportunidades profissionais???entao nao vês tanta gente a trabalhar!!!!!!!!E achas que os familiares do Pereira júnior lá por serem familiares nao têm direito a ter um emprego?????
    Vê-se logo que andas distraída e nao sabes o q dizes.....é melhor ficar calada....

    LOBO

    ResponderEliminar
  14. Cara Xana, não subscrevo inteiramente o seu comentário, embora sinta que é um sentimento generalizado da maioria dos Courenses.
    A questão não reside no facto de ser ou não familiar, a questão reside na falta de transparência na ocupação de lugares, na falta de igualdade de oportunidades, na omissão de determinados dados na publicitação, quando estes já são conhecidos pelos mais próximos. Isto não é exclusivo do Concelho de Coura, nem exclusivo do PS, acontece em vários Concelhos, com presidentes de outras cores, aqui sentimos mais, porque conhecemos casos concretos. São as contrapartidas necessárias, de quem se sente comprometido, de quem já pediu, de quem comprou o emprego para um filho ou familiar.
    Existem muitos casos de que até são as pessoas certas nos lugares, mas mesmo esses são objecto destas dúvidas, não pela sua capacidade, mas pelo formalismo, como ocuparam os lugares. Atenção, a responsabilidade, não é exclusiva do Sr Presidente, muita gente tenta sacudir a água do capote. Leia as actas da AM e ou da Câmara e terá a resposta às suas dúvidas, alguém questinou alguma vez a ocupação de algum lugar ?.
    Para aqueles que acham que tudo é igual, gostaria de dizer de uma forma simples, qualquer um tem o direito de fazer do seu dinheiro ou do seu património o que quiser, agora quando falamos do que é de todos nós, muito cuidado, porque como diz o povo hà que pagar as vacas ao dono. é obrigação de quem aceita ocupar um lugar de eleição politica, ter um cuidado especial com estas questões, razão porque entendo que a permanência em determinados lugares por periodos demasiado longos, só se pode justificar por questões de interesse particular, e não de interesses colectivos.
    Venâncio

    ResponderEliminar
  15. Brasileira da docelândia15 abril, 2009 23:57

    É absolutamente indiferente que o Pereira Júnior ganha ou perca a maioria, isto porque a oposição não tem capacidade para estabelecer o equilibrio que a não existência da maioria absoluta poderia dar.

    ResponderEliminar
  16. Com todo o respeito, não entendi o comentário das 23:57, é indiferente? a oposição não tem capacidade? este comentário é baseado objectivamente em quê? pode esclarecer?

    ResponderEliminar
  17. Brasileira da docelândia16 abril, 2009 23:32

    É baseado objectivamente na escassez de propostas da oposição em assuntos que interessam (sublinho em assuntos que interessam, não estou a falar de parquímetros e outros que tais), na ausência de conteúdo de interesse nas escassas propostas que apresenta, na falta de plano, de estratégia e de ideias, na dispersão do grupo eleito, nas intrigas intra-partidárias.

    ResponderEliminar
  18. Estão todos preocupados, quem o Zé Augusto vai levar na sua lista!
    Não se preocupem! Ele tem muita gente para o acompanhar no elenco!
    Tem a irmã, a Paula, que é muito dinâmica, e inteligente! depois tem o pai,o Zé Caldas, homem de negócios, aqui pode ser aproveitado para fazer uns bons negócios para a Câmara e para ele, se ainda fizer falta tem a mãe,senhora reformada, o que tem muito tempo! pode ficar com o pelouro dos auxiliares da Câmara, para dar ordens, porque nesta parte ela é muito experiente! Portanto, não se preocupem! é uma família muito grande, e vocês vão ver que Paredes de Coura, ainda vai passar a uma Monarquia! Caros Courenses ainda vão ver que o D. Duarte vai ficar todo feliz! finalmente vai haver uma monarquia no território português!

    ResponderEliminar
  19. «porque como diz o povo hà que pagar as vacas»
    Este Venâncio quer ser candidato sem saber escrever correctamente. Só dá calinadas o coitado.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!