24 abril 2009

Novos tempos, novos meios

Que ninguém tenha dúvidas: as próximas eleições, sejam elas europeias, legislativas ou autárquicas, vão agitar a blogosfera nacional. Aliás, na sequência do que se tem passado nos últimos anos, em que a Internet, de uma forma geral, e os blogues, de forma mais particular, se têm assumido como importantes veículos de transmissão de informação, especialmente quando se trata de questões políticas. Veja-se a recente investida do secretário-geral do PS na Internet, tentando imitar à escala nacional o que fez Barack Obama na sua campanha rumo à Casa Branca. Ou repare-se onde o cabeça de lista do Partido Socialista às eleições europeias costuma expressar as suas opiniões. São apenas dois exemplos. 
Mas há mais. Há casos de blogues que acompanharam, em directo e com emissão online contínua, congressos de partidos políticos nacionais, e não estamos a falar de partidos de pequenas dimensões, tendo recebido o mesmo tratamento que os habituais profissionais da comunicação social. As únicas diferenças prendem-se, provalvemente, com o cunho mais opinitativo que podem ter dado à coisa e, obviamente, com o facto de estarem a trabalhar apenas por gosto, sem nenhum jonal, rádio ou televisão por trás a pagar-lhes o salário e as despesas. Já para não falar dos políticos que viram as suas vidas agitadas por causa de notícias veiculadas, em primeira mão, pelos blogues.
Mas os políticos já ganharam consciência do peso da blogosfera. E nem é preciso rumar a Lisboa para ver isso, aqui perto temos dois exemplos. Em Braga, Ricardo Rio, candidato derrotado na última corrida à Câmara local, eleito vereador, e de novo candidato pela coligação Juntos por Braga em 2009, mantém desde 2007 um blogue aberto à intervenção de todos e, inclusivamente, recolhe ali impressões dos munícipes, que transmite nas reuniões do executivo camarário. 
Mais perto ainda, em Caminha, Júlia Paula, a social-democrata que preside aos destinos do concelho, também não desdenha os novos meios tecnológicos colocados ao dispor da política, da comunicação de uma forma geral. Vai daí é vê-la a anunciar a sua recandidatura à Câmara Municipal de Caminha no Youtube. É colocar a Internet ao serviço da política, ao serviço dos cidadãos.

2 comentários:

  1. Também por Ponte de Lima isso é uma realidade Filipe Viana 2009já aqui por Paredes de Coura nada... São os políticos que temos.

    ResponderEliminar
  2. Esta gaja não é a arma-confusão??

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!