18 maio 2009

E assim nasce uma lixeira...

E de repente, de um dia para o outro, nasce uma lixeira!... E surge a contradição na zona industrial de Formariz. 
De um lado as fábricas e oficinas ali instaladas que, por imposição legal e ambiental, têm de respeitar uma série de normativos no que respeita ao tratamento de resíduos. Do outro lado a atitude, ilegal, de alguém que se lembrou de ali despejar resíduos resultantes do desmantelamento de umas quaisquer estufas, incluindo plásticos, telas e recicipentes de produtos químicos.
Numa altura em que, cada vez mais, se procura consciencializar as empresas, e os cidadãos de uma forma geral, para a protecção ambiental, é de lamentar que haja ainda quem, fazendo ouvidos de mercador a todas as campanhas ambientais que nos entram pela cada dentro, resolva ignorar o ambiente que nos rodeia. Pior, que o resolva prejudicar, depositando a céu aberto e sem qualquer precaução, um monte de artigos poluentes, que deveriam ter encontrado o seu fim de vida num aterro sanitário.
Mas, no cenário da fotografia, as autoridades ambientais também não ficam bem. Nem o SEPNA nem os serviços camarários resolveram, até ao momento, esta questão. E, um mês depois de terem largado este lixo em Formariz, o monte de resíduos continua a embelezar a zona industrial.

9 comentários:

  1. Nao deve haver assim tantas estufas em Paredes de Coura!!!!!!!!Por isso,concerteza era fácil descobrir quem ultimamente renovou as estufas aí?????E assim obriga-lo
    a pagar a respectiva multa .....e a retirada do lixo....

    PS.continua morto e apagado este blog!!!!!!Onde andam os pêpêdês q tanto falavam????e os comentadores habituais????Sr. Bastos fez muito mal mesmo.....mas vc é q sabe sempre tudo!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Pois é caro Lobo, parece que os comentadores habituais não alinharam na história do registo para fazer comentários. Mas sobre isso, sinceramente, não lhe posso dizer que esteja admirado, porque era algo que já esperava. Tendo em conta os insultos gratuitos que caíam na caixa de comentários do Mais pelo Minho, era mais que certo que, quando obrigados a ter um mínimo de trabalho para comentar, muitos dos autores desses comentários insultuosos o iriam deixar de fazer.
    Se acha que o blogue perdeu com isso, está no seu direito. Eu, pela minha parte, continuo a fazê-lo com o mesmo prazer que me levou a criá-lo há mais de três anos.

    ResponderEliminar
  3. E tem toda a razao Sr.Barros,só q quando me refiro a q o blog perdeu,tento dizer q era mais interessante quando havia discussao...
    e quanto aos comentários insultuosos ,o Sr. sempre podia moderar os mesmos e nao deixar passar aqueles q achava insultuosos...quem nao gosta-se, que faca o seu próprio blog...
    De qualquer maneira,tem feito um bom trabalho...parabens por isso e q continue por muitos anos e bons.

    ResponderEliminar
  4. Mas houve comentadores q se registaram como o Sr.Venancio,Brasileira ...etc... e estes gostam é de meter veneno,mas comentar assuntos q nada têm a ver com a politica e sao tao ou mais importantes que os partidos?????NADA...............
    Que lhes interessa o lixo?nao é à porta deles....
    que lhes interessa os pocos de água?têm água canalizada pública..
    que lhes interessa q destruam os espantalhos?nao ajudaram a construí-los.....
    E assim vai Paredes de Coura.....

    ResponderEliminar
  5. Todos seriamos levados a pensar, que isto não era possivel nos dias de hoje. O caso concreto desmente completamente esta teoria, não se trata apenas de uma questão de educação ou de cidadania, de responsabilidade social, de preocupação com os outros, com o ambiente e com a sustentabilidade. Trata-se também de uma questão de legislação, de penalização aos prevaricadores, o apelo e a educação não são suficientes, é necessário fazer todos os esforços, para denunciar, mas acima de tudo encontrar os responsavéis, e aplicar coimas pecuniárias ou outras exemplares, para desencentivar actos identicos.
    A minha preocupação, é que as medidas não são tomadas a nivel central, nem tem sido tomadas a nivel local, pese embora os gastos significativos com todo o tipo de comissões criadas para a protecção ambiental, que consomem a maoria dos recursos disponivéis. Também aqui existem responsavéis visivéis e conhecidos, que são aqueles que tem ocupado os lugares com poder de decisão.

    ResponderEliminar
  6. Lá vem ele com o paleio do costume...........só sabe atacar ....mais nada.
    Ainda bem q este Sr. numca vai estar no poleiro.

    ResponderEliminar
  7. Devem pensar os caros bastos e lobo que toda a gente tem a vida deles para vir para aqui diariamente comentar a perder tempo com pessoas sem o minimo dos minimos de tudo. Depois, dado o nivel de censura que este espaço vinha tendo, tornava-se inutil fazer comentários que nunca viriam a aparecer. O nível de discussao caiu consideravelmente (ou totalmente) e eu gosto pouco de falar para as paredes. Arranjem uma vida.

    Caro eduardo, não é uma questão de trabalho homem, é uma questao de nao o saberem fazer. Que diferença lhe fazia a si que as pessoas se registassem ou nao? podem ser anonimos na mesma. Só que a si não lhe dá jeito que passem certos e determinados comentarios não é verdade.

    ResponderEliminar
  8. quem te julgas tu ó brasileirinha??? quem és tu para dizeres:"perder tempo com pessoas sem o minimo dos minimos de tudo."
    Deves ser muito inteligente????deves ter um rei na barriga!!!!Arrogancia tens que chegue!!!!!!!!
    nimguem te pediu para vir para aqui comentar...podes desaparecer de vez q nao fazes cá falta nemhuma.....

    ResponderEliminar
  9. LOBO disse...
    Entao Sr. Bastos,em que ficámos ?já somos Três a queixarmo-nos que o Sr. nao deixa passar certos comentários.Diga lá quais lhe interessam mais....dizer mal do PS ou do PSD ?

    07 Maio, 2009 23:41

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!