08 julho 2009

Às voltinhas

Afinal, parece que para fazer uma rotunda não basta colocar um qualquer obstáculo no meio da via e um sinal a obrigar a circulação ao seu redor. Ao olharmos para várias rotundas espalhadas por todo o país não era esta a imagem com que ficávamos, e talvez por isso mesmo as Estradas de Portugal encomendaram à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra um estudo sobre o dimensionamento das rotundas. Poderá (deverá, até) ser um primeiro passo para colocar na ordem muitos dos "mamarrachos" que proliferam por esse Portugal fora.
E Paredes de Coura não é excepção. Veja-se o exemplo da foto, a rotunda que não é nem deixa de o ser. Já por várias vezes criticada, continua a criar alguns momentos de aflição a quem se depara pela primeira vez com aquela "coisa". Será que, agora, com a preocupação das Estradas de Portugal em acabar com alguns disparates que por aí se vêem, é chegada a hora de intervir naquele cruzamento?
Mas não será a única rotunda a, eventualmente, necessitar de ser reformulada ao abrigo do estudo que a Universidade de Coimbra fez. Também este exemplo, à entrada na vila para quem vem de Cunha, deverá merecer algum reparo. E o que dizer dos dois exemplares que surgiram na ligação a Vascões? Se o objectivo era enfeitar a estrada, certamente existiriam outras opções...
E se fosse só em Paredes de Coura que existissem casos destes... Mas as rotundas multiplicaram-se por todo o lado, chegando a haver cidades (como Viseu ou S. João da Madeira) que ficaram conhecidas pelo elevado número de rotundas. Mas mesmo esses municípios, como se pode ver aqui, já estão a recuar e a corrigir erros do passado, longe que vai a febre que ditou o seu surgimento.

1 comentário:

  1. Sem dúvida que essa rotunda (se assim lhe podemos chamar)junto da Igreja da vila nao é a ideal!!!!!
    Nai sei se nao a mudam por causa da árvore,ou se por outra qualquer razao!!!!mas assim realmente nao está bem.
    Já presenciei realmente algumas situacoes de gente parada a pensar que fazer....numa delas,um motociclista pára e pergunta mesmo se é por ali que tem de ir(pela placa que manda circular pela esquerda)respondendo eu que sim !!!o homem ficou desconfiado e preferiu ir abaixo e dar a volta à árvore e depois,sim voltar à direita!!!!!!!
    Vá lá pecam à tal Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra que facam tb um estudo para a nossa ......

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!