15 julho 2009

Nós também temos um... previsto

Com quase 500 mil euros de investimento, a Câmara Municipal de Ponte de Lima vai criar um parque radical na vila e dar aos jovens do concelho um espaço para a prática de actividades desportivas e radicais. Ao mesmo tempo investe na recuperação e valorização do espaço urbano. Ao ler a notícia, lembrei-me que Paredes de Coura também tem um equipamento do género... previsto.
Há anos que se fala, ou falava porque ultimamente o assunto caíu no esquecimento, na construção de um parque radical no antigo recinto da feira, numa obra de maior envergadura que previa também o surgimento de uma zona verde para lazer. Inclusivamente chegou a falar-se num café com esplanada ali junto à rotunda no final do túnel, mas o que se vê, ali naquela zona, são os restos do aterro feito aquando da construção do pontão que liga à Volta da Quinta, que transformaram a zona numa espécie de serra em miniatura, com os seus montes e vales. Provavelmente o projecto do parque radical e de lazer, o tal que também previa alguns melhoramentos na área verde junto ao Centro Cultural, está parado algures à espera de financiamento. Ou então, e talvez seja este o destino mais provável, foi colocado de parte pela autarquia.
E já que o assunto são parques, ainda ontem, em conversa com uma amiga, falávamos sobre os parques infantis existentes no concelho, mais concretamente sobre o que existe na vila, no topo da Rua Conselheiro Miguel Dantas. Dizia-me ela que, quando comparado com outros parques que conhecia, era rídículo porque estava inserido num pequeno recanto verde e que lhe faltava mais espaço. Acabei por lhe dar razão, admitindo que existiriam em Paredes de Coura outros espaços mais amplos para receber aquele equipamento. Talvez não tão centrais, nem com tanta sombra, mas mais amplos, mais capazes para acolher outras actividades que não apenas as limitadas pelos equipamentos do parque infantil, o que, provavelmente, não foi tido em conta quando projectaram a sua implantação no espaço actual.
Mas em relação aos parques infantis do concelho, a conversa foi mais além e versou também as questões de segurança relacionadas com este equipamento. E chegamos à conclusão que, à luz da legislação actualmente em vigor, nenhum parque infantil de Paredes de Coura respeita as normas de segurança. Em época de férias escolares, em que alguns destes espaços são a ocupação diária de muitas crianças, não seria de corrigir esta situação?

4 comentários:

  1. "nenhum parque infantil de Paredes de Coura respeita as normas de segurança."

    Isso é grave!!!!!!!!!Pensei que havia regras impostas????
    Qem ficaliza????

    ResponderEliminar
  2. Penso que passou, recentemente, para as competências da ASAE.
    E que, inclusivé, a legistação foi alterada.

    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1265244
    (por exemplo)

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  3. Há, na minha opinião, espaço para um parque infantil na zona da Praia Fluvial do Taboão.
    Sem querer entrar na discusão se Paredes de Coura ganha ou não com o Festival, há um ponto assente, as vantagens não chegam a todos.
    Ficaria bem à organização, que recebe uma verba da Câmara Municial, dar algo à comunidade.
    E por que não um parque infantil na Praia do Taboão?

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  4. E como ainda nao parti.....
    tb podiam por um novo equipamento(prancha,escadas,etc..)pq o que lá existe está absoleto......

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!