06 março 2011

Fumo? Fogo? Ou apenas uma inventona?

CIMG0065Costuma dizer-se que por detrás de um boato está sempre um cheirinho de verdade. Pessoalmente sei que nem sempre é assim, e ainda recentemente tive contacto com um rumor que, envolvendo uma situação que poderia ser grave, por se tratar de uma simples invenção ou distorção dos factos acabou por ser somente… divertido. Por isso mesmo, por essa desconfiança natural que tenho e que já me causou alguns dissabores, sou daqueles que, quando confrontando com uma qualquer notícia menos esclarecedora, procuro ir mais longe e averiguar se realmente se trata de uma verdade ou apenas do fruto da imaginação de alguém que, não tendo mais que fazer, resolve pegar em situações verídicas e, acrescentando-lhe um ponto como quem conta um conto, dá-lhe contornos diferentes e, assim sendo, irreais.

E foi com esta mentalidade de desconfiança que recebi, na semana passada, uma informação que me dava conta de algumas irregularidades na atribuição de subsídios por parte do Ministério da Agricultura a alguns courenses que supostamente não reuniriam as condições legais para os receber. Mas, se quando a primeira pessoa que me falou do assunto o ignorei por completo, quando me vejo confrontado com a mesma informação (ou boato como lhe queiram chamar) por parte de mais três pessoas que nada têm a ver umas com as outras, foi difícil não perder algum tempo de volta do assunto, muito embora a minha opinião fosse a de que tal não seria verdade. Afinal, num meio tão pequeno como Paredes de Coura, não seria difícil saber se as pessoas que fazem parte da lista de beneficiários do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas estavam ou não em condições de receber os referidos apoios.

Estava enganado! É que, ao abrigo do Pedido Único de Ajudas, encontramos toda uma diversidade de financiamentos (do apoio às culturas energéticas ao prémio por vaca em aleitamento) que, mesmo deixando de fora os apoios específicos da região autónoma da Madeira, os restantes são mais do que suficientes para gerar dúvidas sobre se as 900 pessoas e entidades de Paredes de Coura que fazem parte das listagens relativas aos pagamentos do Ministério da Agricultura nos anos de 2008, 2009 e 2010 estavam ou não em condições legais de as receber ou se,pelo contrário, haveria alguma situação em que essa atribuição foi feita de forma ilegal. Mesmo conhecendo algumas das pessoas das listas, e procurando informações sobre mais beneficiários junto de outras pessoas, tornou-se praticamente impossível saber se entre as entidades e pessoas em questão (900 reforce-se) todas estavam enquadradas pelos critérios definidos pelos referidos acordos.

Deitei, por isso, para trás das costas a análise das listagens do IFAP e fiquei-me pela conclusão, óbvia e preguiçosa, seio-o, de que não é a mim que compete fiscalizar a atribuição desses apoios do Ministério da Agricultura, cujos pedidos, ao que sei, são encaminhados por cooperativas e associações de agricultores. Não dispõe o ministério em questão de mecanismos próprios para averiguar da veracidade das candidaturas que lhe são apresentadas? Ou será que confia cegamente na palavra, escrita refira-se, das entidades que lhes fazem chegar esses pedidos de apoio? De qualquer das formas, repito, não será certamente a mim que compete zelar pelo bom funcionamento destes apoios, até porque as listagens em questão são públicas e estão ao alcance de qualquer cidadão que as queira consultar. E aí, se tiver mais sorte ou conhecimento do que eu (o que não é difícil), até pode colocar em dúvida se o sujeito A ou B reuniria as condições para receber uns milhares de euros do IFAP, seja o sujeito em questão titular de um cargo público ou o pastor ali do lugar vizinho.

152 comentários:

  1. Eu posso-lhe garantir que 95% dos beneficiários dessas listas, não garantem as condições necessárias para poderem com legitimidade receber dinheiro destes fundos. Mas todos sabemos que isto se passa em vários lados e não só neste caso. Estas pessoas deviam de ter vergonha de andar na rua, a começar pela vereadora Marinheiro...

    ResponderEliminar
  2. Como diz, e bem O Sr° Bastos,

    "Estava enganado! É que, ao abrigo do Pedido Único de Ajudas, encontramos toda uma diversidade de financiamentos (do apoio às culturas energéticas ao prémio por vaca em aleitamento)"

    Ora nao vamos meter tudo no mesmo saco!!! é que realmente os apoios vao desde a colocacao de um painel solar!!! até ao subsidio por ter uma ovelha!!!!!
    Ora se existem estes subsidios e podem ser pedidos por qualquer cidadao!!! pq nao pedir???
    Que importa que seja a Marinheiro ou o Lidinho???
    Na minha opiniao acho que isto sao mesmo mesquenhices de quem nao tem mesmo que fazer!!!!Dá mais a sensacao que querem tentar atingir alguem !!
    Adiante que isto nao nos traz nada de novo!!! o que nao quer dizer que realmente nao haja excepcoes,e haja gentinha que se aproveita da pouca fiscalizacao por quem de direito......
    Adiante...............

    ResponderEliminar
  3. Se fosse só a Senhora Vereadora! Acontece que há vários "Marinheiros" na lista tipo João Paulo do Xapas e esposa, tipo D. Elisabete Meneses... Devem alegar possuir burros à solta (o que significa que os burros somos todos nós que assistimos a esta sem vergonha)

    ResponderEliminar
  4. "Eu posso-lhe garantir que 95% dos beneficiários dessas listas, não garantem as condições necessárias para poderem com legitimidade receber dinheiro destes fundos."

    Ei pá!!!! este "Maroscas" é que conhece mesmo muita gente!!!!!!
    95% de 900 pessoas de Paredes de Coura!!!!!
    ó maroscas nao é melhor acrescentar aí mais uns nomezinhos??

    ResponderEliminar
  5. e tu és um deles, lobo.

    ResponderEliminar
  6. Corri a listinha toda!!! Nao vi lá o meu Nome!!!!!!E vi lá alguns conhecidos!!!
    Mas nao preciso de subsidios!!!
    Mas diz lá entao quem eu sou.....LOBO nao vi lá nenhum!!!
    Ficamos à espera de mais um que tb quer saber quem sou!!!Uiiiiiiii já tantos e durante tantos anos que tentam!!!!
    Maroscas....quem está lá é o teu Pai!!Mas esse teve direito !!! faz parte dos 5% !!!!

    ResponderEliminar
  7. Tb encontrei um Sr° de Nome :

    "2010 AUGUSTO VENANCIO FERNANDES PAREDES DE COURA 976,57€"

    Será o mesmo sr° que de vez enquando manda aqui uns Palpites??

    Ai se fosse no tempo de Salazar!!!!

    ResponderEliminar
  8. http://imagens.publico.pt/imagens.aspx/331763?tp=UH&db=IMAGENS

    Sabes lobo isto não deixa de ser mesquinhez... mas parece um assunto mais sério do que tu o queres parecer (a não seja que tu também tenhas ali o teu nome), ter nomes ligados ao poder em lista que poderão ter sido aldrabadas não parece um bom exemplo para o povo.
    Ah, claro neste pais o povo já está habituado a tudo, vivemos num pais de corrupto, e falar nisso agora passou a ser mesquinhez.
    Se o estado dá subsídios, então porque não aldrabar. Se posso ter um bom escalão para o meu filho porque não ter. Se posso estar de baixa para que vou trabalhar. Se posso ter um rendimento mínimo, vou foder o cabedal. Se posso dar um tacho ao meu filho num emprego público vou colocar lá uma pessoa competente. Este é o pais que vivemos...
    Tens razão Lobo, isto é mesquinhez, o que interessa é sermos uns filha da puta de corruptos e que não falte o Titol.

    ResponderEliminar
  9. " mas parece um assunto mais sério do que tu o queres parecer (a não seja que tu também tenhas ali o teu nome), ter nomes ligados ao poder em lista que poderão ter sido aldrabadas não parece um bom exemplo para o povo."

    Concerteza que sim caro anónimo!!!Mas se vir bem ...eu escrevo em resposta ao "marosca",onde ele acusa 95% das pessoas que estao na lista de naso serem dignas de andarem na rua!!! E depois aponta uma única pessoa!! que por sinal é vereadora da nossa Câmara Municipal!!! Pq razao faz isso??? Pq só aponta esta Sra.???quando muitos mais se poderiam apontar!!
    é só um ataque baixo a uma pessoa!!

    E diz muito bem quando diz"que poderão ter sido aldrabadas "!!!Mas é mesmo só poderao!!!É só uma suposicao!!!Nada mais...Provem-me que nao é assim ,e eu entao lhes darei razao....

    "Se o estado dá subsídios, então porque não aldrabar."

    Claro que é muito feio aldrabar seja o Estado ou seja quem for!!!!Mas é o Estado que tem de fazer a fiscalizacao!!! e nao um qualquer anónimo ressabiado que se lembra de dizer que fulano ou sicrano nao é digno de andar na Rua!!!!

    eu próprio para dar o exemplo pus tb lá um nome!!!! Será que é a mesma pessoa que eu tentei atingir???
    E mesmo que fosse!!! quem me diz que esse Sr° nao tem direito a esse subsidio!!!E se o recebeu!! foi pq o ESTADO lho concedeu...
    Quem somos nós para estar aqui a julgar qualquer um que está na lista!!
    Nao,nao podemos. Ou entao vamos nos acusar todos uns aos outros.....
    Pena minha nao poder pedir uns subsidozitos para ajudar ....q pena o meu nome nao aparecer!!!

    De qualquer forma tem razao quanto à forma dos Portugueses Pensarem!!!
    Mas sempre fomos assim.......é o desenrasca......

    ResponderEliminar
  10. Olha, olha...
    Agora estás armado em Lobo Sonsinho.
    Que bem!

    ResponderEliminar
  11. Caros comentadores, que eu saiba a legislação portuguesa ainda consagra a presunção de inocência. Assim sendo, todos são inocentes até prova em contrário. Não me parece, por isso, correcto, estar a atirar nomes para o ar sem provas em concreto. Se há provas é chegarem-se à frente, por favor.

    ResponderEliminar
  12. Será que os animaizinhos do farmevile também contam para o subsidio? Só pode!!!Vergonha!!!!!!

    ResponderEliminar
  13. boas noites,
    sendo uma pessoa preocupada com a ignorância relatada ultimamente por gentes que tudo o que sabem do campo, é o contacto que tem no supermercado. meus amigos, sendo eu uma pessoa que aparece na listagem ñ deixei de responder, eu recebo subsídios e nao tenho uma galinha, ela feita por funcionários do ifap, o unico que digo para o receber foi aconselhado por essa mesma gente.
    tenho direitos pré-estabelecidos como a maioria das 1000 pessoas da listagem, os urbanoides sem nada perceberem do campo mandão umas papaias sao tao infelizes. para aparecer na listagem comprei esses mesmos direitos, acredito numa coisa a gente da vila já começa a falar das vacas, a passar pelo sr pastor e respeita-lo como pessoa.

    ResponderEliminar
  14. O debate campo-vila não é para aqui chamado, até porque muitas das pessoas envolvidas residem na vila e não têm qualquer contacto com o campo.
    Gostava também de dizer, desta vez ao Bastos, que os mecanismos de fiscalização que refere já estão dentro das Associações e Cooperativas, e são estas que zelam pela legitimidade das candidaturas.

    Ps: Lobo Lobo, conheço-te bem. :)

    ResponderEliminar
  15. "Ps: Lobo Lobo, conheço-te bem. :)"

    Quem sabe!!! Mas duvido!!! Já outros o disseram tb e até hoje!!!

    ResponderEliminar
  16. "Gostava também de dizer, desta vez ao Bastos, que os mecanismos de fiscalização que refere já estão dentro das Associações e Cooperativas, e são estas que zelam pela legitimidade das candidaturas."

    E se zelam pq é que atacas uma pessoa da nossa urbe????Pq dizes que algumas pessoas nao devíam andar na Rua??? Entao as associacoes e Cooperativas tb estao envolvidas nas fraudes???
    dás o dito por nao dito???

    ResponderEliminar
  17. As Associacoes e as Cooperativas também estão envolvidas nas fraudes, como é óbvio.

    ResponderEliminar
  18. Tu que tanto sabes!!! Tu que tanto acusas!!! Dá-me provas !! Ou será que tentaste um subsidiozito e nao conseguiste!!!
    E estou à espera da minha identificacao!!!!

    ResponderEliminar
  19. Isto é o que que chama uma verdadeira negociata..

    ResponderEliminar
  20. Não sei o que viram nesta senhora para a convidarem para ser vereadora. Passado não tinha, curriculo fraquinho. Enfim mais um encomenda politica...de alguém. Tinha a vantagem de não ser da terra. Não haveria uma mulher de Paredes de Coura com mais curriculo e mais inteligente? Não percebo.

    ResponderEliminar
  21. Comentador anonimo:

    Essa senhora que atrás identificaram como vareadora da Camara Municipal,a qual consta nas referidas listas de subsidios do IFAP, devia vir a publico esclarecer o assunto em questão, dado ao lugar publico que ocupa, assim como tambe, poderá esclarecer o porquê das várias pessoas afectas á sua familia constarem nessa lista de subsidios, algumas delas com subcidios de montante considerável, não lhes sendo conhecida nenhuma actividade ligada á agricultura.

    ResponderEliminar
  22. uma vergonha
    a vereadora devia de se demitir
    aqui é uma fuga e das grandes
    para isto ter sido consentido
    claro quem vem aqui ver se estes senhores têm gado ou campos também devem meter para o bolso em troca do silencio

    ResponderEliminar
  23. Caros comentadores anónimos!! Vcs ainda nao perceberam que esta lista de subsidios ,nao só atribui subsidios agricolas ,como atribui outros !!! basta vcs quererem colocar um painel solar em vossa casa que é financiado pelo Estado e logo verao o vosso nome nessa lista!!!!Leiam o post todinho antes de comentarem!!!O Bastos é bem explicito no que escreve!!!
    Esta lista traz todos os que pediram subsidios para várias coisas !! nao só subsidios agricolas!!! Arre que sao de fraca entendedura!!!!

    ResponderEliminar
  24. Ora vejamos o nº de subsidiados aqui por perto:
    Valença 469
    Arcos 2053
    Monção 1395
    Cerveira 303
    Coura 900

    Ora a coisa só pode ser uma mega-fraude como auguram alguns entusiastas da guerrilha de algum PS/PSD-VESSADAS!
    Ou não?

    ResponderEliminar
  25. http://www.ifap.min-agricultura.pt/portal/page/portal/ifap_publico/GC_pagamentos/GC_pagAnocivil

    Por exemplo:
    2010
    ADRIMINHO ASSOCIAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO RURAL INTEGRADO DO VALE DO MINHO VALENCA 359.241,51 0,00 359.241,51

    Valença 469
    Arcos 2053
    Monção 1395
    Cerveira 303
    Coura 900

    O diz que diz é muito fácil para alimentar uma certa guerrilha de algum PS/PSD-VESSADAS!

    Analisar com rigor dá trabalho e não alimenta a boataria tão nossa!

    ResponderEliminar
  26. Na lista tanto Há nomes de pessoas do PS como do PSD!!!!!!
    Entao estao todos no mesmo saco!!!

    ResponderEliminar
  27. Ó lobo, tu definitivamente não tens emenda. Os incentivos que o estado dá para os painéis solares, são cedidos pelo Ministério da Economia. Estás tu e o Bastos errado, e convidava-te a ler melhor (se é que leste) o que é o Pedido Único de Ajudas. Porque a alínea e) (Ajuda às culturas energéticas) não significam benefícios para painéis solares, ou ventoinhas, ou mini-hídricas... Uma cultura energética quer dizer que tu podes produzir biomassa (através dos animais, não digo de ti) ou de qualquer outra fonte agrícola (cereais principalmente) e vendê-los a alguém que produza energia através dela. Mas sempre dentro do contexto agrícola que é para isso que servem estes apoios. Os painéis solares, lamento, mas não entram nesta discussão.

    ResponderEliminar
  28. ò Maroscas já sabemos que por qualquer razao estás ressabiado!!!
    Olha,toma um comprimido que isso passa!!!
    E aconselho-te a ler muito bem TODOS os subsidios dados pelos programas!!!

    ResponderEliminar
  29. Maroscas ...imagina que tens um campito!! nao te queres dar ao trabalho de andar sempre a cortar o mato ou as ervas,e que o queres manter sempre limpo...e resolves comprar 4 ovelhas para por nesse campito!! Para teres as ovelhas precisas de estar registado!!! E as ovelhas tb!!! E se quiseres subsidio por ter essas quatro ovelhas basta pedir!!!
    Tao simples receber um subsidio!!!!
    Pq tanto fumo onde nem fogo Há???

    ResponderEliminar
  30. Já li. Ainda não percebo é onde é que queres encaixar os painéis solares.

    ResponderEliminar
  31. Segundo informacoes, os paineis solares tb podem integrar os subsidios!!!Mas realmente tem q haver tb uma exploracao agricola/Ou turistica!!Por exemplo nos casos de Turismo rural!!!Aí estes subsidios comtemplam os paineis solares ou outros sistemas de producao de energia!!!

    ResponderEliminar
  32. "e tu és um deles, lobo."

    "Ps: Lobo Lobo, conheço-te bem. :)"

    Estás a ficar "Venancinho"!!! diz q sim q sabe e até agora !!!!Só léria!!!!!

    ResponderEliminar
  33. O Lobo é uma personagem engraçada. Não consigo deixar de gostar dele, tem tanto humor...ai jesus.

    ResponderEliminar
  34. Na realidade somos um país espetacular pois o mais importante é o acessório ou seja as guerras de arlecrim e manjerona, a vilanagem passa para segundo plano. A verdade pouco importa. Assim nas proximas eleições com a quase certa vitoria do PSD que precisará do CDS lá vamos ter de aguentar a compra por parte do Portas de um porta aviões para fazer escolta aos importantes submarinos.
    Enfim cada povo tem os governantes a que a sua mediocridade lhes dá direito.

    ResponderEliminar
  35. Caros Courenses, não é do meu gosto julgar seja quem for, antecipadamente na praça pública a condenação de qualquer cidadão!
    Mas sinceramente quem comete fraudes deste tipo, se realmente é o caso?
    Tem que ser punido e bem punido, porque os portugueses não podem continuar a assistir no nosso país à corrupção sem que se ponha travões nisto!...
    Ou então em vez de chamar-mos República Portuguesa ao nosso país, pomos-lhe o nome de república das bananas!!!....

    ResponderEliminar
  36. esta gente mistura alhos com bugalhos,pra falar é preciso perceber do que se fala.
    Este marocas é muito bom,gostava de saber os seus dados pessoais para fazer a minha candidatura 2011, trabalha em algum escritório????
    fiquei mesmo convencido, será só blabla,já agora sabem quanto é buraco do BPN, vocês sabem tudo

    ResponderEliminar
  37. Queres dinheiro?

    Não vás ao TOTA!

    Queres mesmo dinheiro?

    Vai à VESSADAS!

    ResponderEliminar
  38. ahahahah. ai que o lobo ficou "sentidinho"!

    ResponderEliminar
  39. Mas o LOBO ficou "sentidinho" porquê????
    Quero lá eu saber se houve fraude ou nao houve fraude!!!!!
    A única coisa que quiz foi nao acusar ninguem sem ter qualquer prova na mao!!!!
    Nao fiz como a maioria ou o Maroscas quer!!! Acusam sem ter provas!!! Só acusam por ser fulana ou sicrano o beneficiário do subsidio!!!!
    Tentam achincalhar pessoas que pertencem ao PS??? Mas muitos que aparecem na lista sao do PSD!!!!
    E continuo a dizer...se houve fraudes..Provem-nas...se provarem (o que eu nao acredito) entao vamos lá tirar as consequências dessa fraude e julgar os prevaricadores.Ora andar aqui a meter os caes à bouca e assobiar-lhes de fora!!!
    Olhem...pq nao comentam antes este nome que aparece na lista:

    HEITOR MANUEL ALVES.....

    ou este Sr°:

    AUGUSTO VENANCIO FERNANDES

    que se é quem eu penso,!! bem nos podia explicar pq recebeu um subsidio!!!já que é um comentador habitual deste blog!!!

    ResponderEliminar
  40. Mas lobo, eu apenas falei na vereadora e em ti. A vereadora porque é a única da lista que conheço com um alto cargo público, e que acho que merece explicações e em ti porque te vejo a defender este assunto com unhas e dentes. Não falei em mais ninguém, apesar de, como disse, conhecer muita gente dessa lista de quem não tenho dúvidas de que se trata de aproveitamento. O teu comportamento neste debate é que está tão paranóico que até acabaste de atirar dois nomes para a rua. Posso concluir com alguma certeza, que estás a defender os interesses da vereadora, seja porque motivo for. E se quiseres continuar a discutir mais alguma coisa comigo, agradecia que escrevesses bem "marocas" (já nem peço que escrevas bem o português). Haja alguma cordialidade, porque eu também te trato por lobo e não por burro.

    ResponderEliminar
  41. Em primeiro lugar tenho a dizer que visitei este blog recentemente apos algumas especulaçoes, e fiquei interessado... apos ter lido varios post vi-me obrigado a comentar devido ao senhor lobo ter posto o nome de uma pessoa conhecida em causa.. o nome do sr Augusto Venancio Fernandes...
    Tenho a dizer ao lobo que o Sr. Augusto é uma pessoa seria e honesta... Em segundo lugar ele nao pode ser comentador habitual do blog visto que infelizmente nem sabe mexer num computador...

    Com isto tiro uma conclusao o lobo é daqueles que tem o rabo entalado e esta a crer desviar atençoes e culpar inocentes...
    e espero que esta historia tenha um desfecho porque de corrupçao esta o pais cheio....

    Peço desculpas a todos mas fui obrigado a agir depois de ver tamanha calunia...

    ResponderEliminar
  42. "sentidinho" porquê??? oh vê lá que não sabes porquê. Parece-me que só tu é que ainda não percebeste que agarras uma defesa com unhas e dentes. porque será? e porque tendes a puxar para outros lados?
    oh meu Deus. Não vale mesmo a pena insistir. Continua que nós já percebemos.

    ResponderEliminar
  43. Não seria mais lógico explicarem os contornos das interligações da vareadora/familia/vessadas e os subsídios "vergonhosos". Onde esta o MP????????????????????????????

    ResponderEliminar
  44. uiiii....
    que familias se juntaram nesses subsídios!
    Foi assim que muitos fizeram riquezas....
    Estão a receber o que nos descontamos...sem o merecerem...
    Sandra Cunha....em 3 anos...cerca de 35 mil €...Porque será?desconfio que seja do FarmVile...
    Assim também eu vivia no estrangeiro!!!!

    ResponderEliminar
  45. Foi assim que muito fizeram riquezas...
    Compraram Carros...casas...e até ferias no algarve!
    Como devera explicar a Sandra Cunha....o facto de em 3 anos ter recebido cerca de 35mil €?
    Deve de ter sido através do FamrVile!!!
    O pior é que me sai a mim e a todos nós do bolso!

    ResponderEliminar
  46. "Mas lobo, eu apenas falei na vereadora e em ti."

    Nao,tu falas-te em 95% dessas pessoas!!!Acusas-te 95% das pessoas que constam da lista de DESONESTAS.

    "Posso concluir com alguma certeza, que estás a defender os interesses da vereadora,"

    Nao,nao estou a defender nenhuma Vereadora!! estou a defender uma simples cidadã a qual tu acusas-te sem ter qualquer prova de que a Sra. é corrupta.E nem sequer conheco essa Sra de nenhum lado,sei apenas que é casada com Um Courense e que é Vereadora da nossa Câmara Municipal(vá-se lá saber pq).

    "E se quiseres continuar a discutir mais alguma coisa comigo, agradecia que escrevesses bem "marocas" "

    quando escrevi pela 1° vez "Maroscas" foi de propósito!!Se reparares a 1° vez aspeei o Maroscas!! é que gosto mais ....
    E trato como quiser os anónimos!!!Caso seja o caso podes-me tratar da forma que quiseres!! Nao é importante para mim...

    " apos ter lido varios post vi-me obrigado a comentar devido ao senhor lobo ter posto o nome de uma pessoa conhecida em causa.. o nome do sr Augusto Venancio Fernandes...

    Caso o Sr° Augusto Venancio Fernandes ,nao seja o Venancio Fernades que já foi deputado na nossa Assembleia Municipal pelo PSD,e que agora é proprietário de uma imobiliária e que costuma ser comentador habitual deste blog,peço encarecidamente as minhas desculpas ao 1° visado.

    "o lobo é daqueles que tem o rabo entalado e esta a crer desviar atençoes e culpar inocentes...

    1° o meu rabo nem nunca esteve entalado, nem vai estar.
    e quanto ao culpar inocentes!!!parece que lê mal!!! é que desde o principio q tento defender todos os inocentes que estao a ser acusados!!!

    "Parece-me que só tu é que ainda não percebeste que agarras uma defesa com unhas e dentes. porque será? "
    Pq a maior parte de vcs está a acusar sem terem uma única prova que seja na mao!!!!Repito...provem-me um único caso!!! E depois estao a meter todos no mesmo saco!!! Ou será que 900 pessoas de Coura sao todos ladroes???

    E aos seguintes posts nao posso responder pq nao conheco a Sra em causa!!!!! Mas aí está mais uma acusacao sem qualquer prova!!!!!!
    Só pq vive nao sei aonde!!!!
    Pq tem carro!!!
    Pq passa férias no Algarve!!!!!

    Realmente fora de Coura já somos conhecidos à muito tempo pela fama de termos má língua!!!!!E é a verdade!!!!!

    ResponderEliminar
  47. 2010 SANDRA CRISTINA DA CUNHA ARAUJO PAREDES DE COURA 13.643,17 13.643,17 0,00

    ResponderEliminar
  48. Aqui está um bom exemplo:

    " Anónimo disse...
    2010 SANDRA CRISTINA DA CUNHA ARAUJO PAREDES DE COURA 13.643,17 13.643,17 0,00"

    E agora,caro anónimo prove-me que esta sra. nao teve direito a este subsidio,ou que fez trafulhice!!!
    Desde já aviso que nao conheco a sra. em causa.
    É claro que logo vao dizer que eu tb pus nomes!!!!mas sao nomes que sao demais conhecidos da maioria da populacao,e que soa a estranho terem pedido subsidios!pois é publico que lhes sobra dinheiro!!!
    O que nao quer dizer que nao tenham direito a subsidios!!!!

    ResponderEliminar
  49. Então lobo... e os paineis solares?? lol
    Mentaliza-te de que não convences ninguém.. ISTO É UMA VERGONHA!! Alguém tem de tomar medidas..

    ResponderEliminar
  50. Sem duvidas alguem com capacidade que se mexa porque isto é muito grave... Andaram os meus avós uma vida a trabalhar no campo, atrás das vacas e ovelhas para receberem por volta de 300 euros por ano. E esta gente que nunca fez nada pela agricultura 3, 4, 5 mil euros!!!
    Não se esqueçam de quem os ajudou e orientou... assim é fácil viver..

    ResponderEliminar
  51. "Então lobo... e os paineis solares??"

    E os paineis solares continuam a fazer parte dos subsidios,logo que estejam integrados num projecto agricola.

    "Mentaliza-te de que não convences ninguém.."

    Nao ando aqui para convencer niguem...apenas nao acusar sem provas.....

    " Alguém tem de tomar medidas.."

    Como cidadão(ã) que és podes tomar a iniciativa!! reúne as provas e apresenta queixa no Ministério público.Ou pede para investigarem!!!

    ResponderEliminar
  52. Lobo concordo consigo em que não de deve estar a julgar ninguém sem provas. Mas sinceramente não acha que estes valores são um pouco exagerados? E apenas vendo os nomes que você conhece?

    A rapariga que referem é a irmão do João. O montante dá cerca de 1000€/mes (14 meses) tomará a muito bom português. Ou não acha?

    ResponderEliminar
  53. Joao?? Cunha??? Do PSD???

    E daí??? quem sabe ela tem direito ao subsidio!!
    Mas claro que em algumas pessoas é estranho!!!E tomaram muitos portugueses 1000 euritos por mês!!!

    ResponderEliminar
  54. Alguem me sabe dizer o Nome completo do Sr° Venancio Fernandes?? Ex deputado da nossa Assembleia Municipal.
    Caso nao se chame tb Augusto,peço mais uma vez desculpas ao Sr° AUGUSTO VENANCIO FERNANDES.

    ResponderEliminar
  55. E alguem me diz quem sao estes???
    é que estes sao mesmo sàbios!!!!

    TERRA DE SÁBIOS - ACTIVIDADES AGRÍCOLAS, LDA PAREDES DE COURA 128.669,30

    ResponderEliminar
  56. É muito engraçado o Lobo sabe tudo quando lhe convém. Quando não lhe agrada o caminho da argumentação, apresentasse como o defensores das viúvas e dos inválidos ou então não conhece ninguém...já estou comovido. Não entendo com o maior parte das pessoas desta blog-esfera conseguem discutir ideias com um búzio.

    ResponderEliminar
  57. Eu também concordo, mas mesmo que seja com um búzio é um espaço de discussão. Parabéns Eduardo.

    ResponderEliminar
  58. O Sr. LOBO julga que ainda há o capuchinho vermelho? A sua posição é no mínimo vergonhosa. Nos paises evoluídos, Suécia, Finlandia, Noruega, quando acontece um caso identico é denunciado ANONIMAMENTE e as autoridades respectivas vão averiguar. Parece que estes paises não são latinos para bem deles e lá não há mentalidades como a sua. Bem "mentalidade" não acredito deve haver mais qualquer coisa para tanta defesa do que é repognável em qualquer parte do mundo mesmo na "lobolândia"

    ResponderEliminar
  59. Oh meus amigos, o que mais me chateia é ouvir todos os dias o Doutor Paulo Portas, dizer tanto na Assembleia da Républica, com à Comunicação Social que em Portugal não hà Agricultores, diz ele, que desapareceram!!!!!.....
    Oh Doutor Paulo Portas, por favor venha visitar Paredes de Coura, que o Senhor vai ver logo o que há de Agricultores nesta Terra!!!!...
    Aqui trabalha-se! não se brinca em serviço! Olhe Doutor Portas temos farmaceuticos-agricultores; enfermeiras-agricultoras; educadoras de infancia-agricultoras; professoras-agricultoras e mais até houve um pai da G.N.R. que alem dos empregos que eles já tem obrigou-os a serem Agricultores, isto sim, gente de trabalho!!!!!....
    Ou julga que aqui é como em Lisboa?
    Venha verificar se isto não é verdade e com toda a certeza que o Senhor Doutor Paulo Portas vai logo mudar o discurso!!!!...

    ResponderEliminar
  60. Tanta merda tanta merda porque nao fazem estas pessoas corruptas darem o dobro do dinheiro para tras tenho a certeza que aprendiam a nao serem ladrões, façam-os pagar uma multa e devolver o dinheiro que eles secalhar aprendem cabanda pah

    ResponderEliminar
  61. O Lobo estar a estudar para responder. Não. Está a combinar com os seus amigos a melhor resposta porque sinceramente os argumentos dele são identicos aos do Armando Vara.

    ResponderEliminar
  62. TOdos os portugueses hoje no dia à dia só ouvem a palavra "CRISE"!
    Mas em Paredes de Coura não é assim!
    POr exemplo, o Joãozinho diz para a esposa "oh filha estamos a precisar de uma carrinha nova! mas... e, o dinheiro?" diz a sua amada prontamente "não há crise! só temos que imaginar o que vamos colocar no impresso, daqui a uns tempos eles mandam-nos o subsidio e está tudo resolvido!"
    A crise é para aqueles que tem de pagar os impostos e não podem fugir, a crise é para aqueles que não percebem patavina de como fazer as falcatruas!
    " Oh filho! então para que é que a gente fundou a VESSADAS?" Não foi para nos governar-mos a nós e os nossos amigos? tolinho não entendes nada do negócio!"

    ResponderEliminar
  63. Vocês já terminaram a vossa licenciatura? cheira-me que não. Deixaram-na a meio, pois foi??!? então força nisso!!! Vão atrás dos vossos sonhos e não se deixem prender pelas couves ou batatas da terrinha.

    ResponderEliminar
  64. Não! sendo assim não é preciso ir atrás de sonhos!

    O que realmente é preciso é saber fundar assim umas associacões, com o argumento de apoio aos agricultores para se sacar subsidios do estado que somos todos nós que pagamos! E então vai agora a gente ter o trabalho e esforço de estudar, olhe que o senhor ainda é dos do bom tempo!
    Modernize-se amigo! hoje em dia a melhor licenciatura é a da vigarisse!.....

    ResponderEliminar
  65. Isto tudo é uma vergonha, sim porque a sandra cunha foi selecionada como a responsável pelos censos em Paredes de Coura, não acham que 1000 euros por mês mais os censos não será viver de subsidos?? (sim pk supostamente seriam pessoas desempregadas a ficar com os censos)

    Não será injusto uma pessoa jovem viver de subsidios enquanto outros fazem km e km para sair de coura ganhar algum dinheiro??


    Espero que venha uma fiscalização ver este assunto, ou melhor que alguém tenha denúnciado esta situação.

    ResponderEliminar
  66. Lá vou tentar responder mais uma vez!!!!!

    "É muito engraçado o Lobo sabe tudo quando lhe convém."

    Nao,o LOBO nao sabe tudo quando lhe convêm!!! pq a mim nao me convêm absolutamente nada!!!Nao recebo subsidios!E estou-me a cagar pra quem recebe ou deixa de receber.

    "apresentasse como o defensores das viúvas e dos inválidos ou então não conhece ninguém...já estou comovido."

    Que eu saiba nunca defendi ninguem!! O que eu ao gosto é de acusar sem ter provas...que é o que vcs fazem...

    "Eu também concordo, mas mesmo que seja com um búzio é um espaço de discussão. Parabéns Eduardo."

    Está-me a dar os Parabens a mim ou ao Bastos???É que se for a mim enganou-se no nome!!! É que nao me chamo Eduardo!!!

    "O Sr. LOBO julga que ainda há o capuchinho vermelho?"

    Há pois há!!!! Nao sabia??? Há e vai continuar a haver enquanto houver e existir a história do Lobo Mau!!!


    "A sua posição é no mínimo vergonhosa."

    Vergonhosa é a Vossa posicao!!! Acusam sem provas!!! Eu só defendo
    que enquanto nao se provar alguma coisa sao todos inocentes!!! O que é que isto tem de Vergonhoso????

    "O Lobo estar a estudar para responder."

    O LOBO nao precisa de estudar para responder!!!Só que nao tenho o tempo todo que gostava para responder a todos!!!

    "Está a combinar com os seus amigos a melhor resposta "

    O LOBO tem muitos amigos...mas nao precisa deles para ter a sua própria opiniao..

    Continuo a nao ter uma única prova de que fizeram falcatruas!!!
    Mas que a meada começa a desfazer-se!!! Lá isso comeca!!!
    Vamos lá entao ver como isto vai acabar!!!!
    Mais uma vez digo que se houve falcatruas por parte de quem quer que seja,que sejam julgados pelo crime...e que paguem e sejam envergonhados na praça pública.
    É esta a minha posiçao....Mais nada.

    ResponderEliminar
  67. uma vergonha sem exemplo e o pior é que alguns ainda se gabam do feito, como se eles é que fossem os verdadeiros artistas!!! Foi só assinar um papelinho e receber o dinheirinho! VERGONHOSO

    ResponderEliminar
  68. Mais triste e aínda mais vergonhoso é que o pastor ali do lugar vizinho viu a porta fechada e os sujeitos titulares de lugares públicos tiveram portas e janelas escancaradas!!!

    ResponderEliminar
  69. Para o bom nome de Paredes de Coura é absolutamente necessário correr com os oportunistas que só servem para denegrir o nome desta terra. Fora com os oportunistas. RUA!!!!!RUA!!!!!!RUA!!!!!

    ResponderEliminar
  70. " Fora com os oportunistas. RUA!!!!!RUA!!!!!!RUA!!!!"

    APOIADO..... Sejam eles de que cor sejam!!!!

    ResponderEliminar
  71. a moral não tem cor!!!

    ResponderEliminar
  72. Lobo decide-te, ou atacas ou defendes.. Primeiro defendes a vereadora com unhas e dentes, depois vem acusar o Venâncio, o Heitor, a TERRA DE SÁBIOS, decide-te homem, ou também tens o rabo a arder??
    Cambada de aldabrões!! Haja respeito!!

    ResponderEliminar
  73. Mau demais para ser verdade..mas vamos aguardar e nao fazer juizos errados de forma leviana,sem prova de fraude seja de quem for.

    ResponderEliminar
  74. O Lobo é uma daquelas moscas chatas que andam à volta, só a fazer ruido.

    ResponderEliminar
  75. "Lobo decide-te, ou atacas ou defendes."

    Onde me viu a atacar ou defender???? Leia lá melhor faz favor!!!A única coisa que defendo é que 1° arranjem provas concretas...mais nada.
    Depois se falo em nomes!! só falo!! mas nao acusei ninguem de ser trafulha!!!

    E o meu rabinho nunca vai arder!!!!! Sabe pq??? Pq o LOBO nao se mete em alhadas!!!

    "Mau demais para ser verdade..mas vamos aguardar e nao fazer juizos errados de forma leviana,sem prova de fraude seja de quem for."

    Isto é que está certissimo!!! é isto que tb defendo...nao vamos meter todos no mesmo saco, como o tal que diz que 95% sao trafulhas!!!!

    "O Lobo é uma daquelas moscas chatas que andam à volta"......da merda.....

    ResponderEliminar
  76. Não me venham com moralismos "Ai tal, não vamos julgar sem provas", o tanas!! Onde se viu familias inteiras, todos gente dos VIP, e todos a mamar do bom?? É tudo farinha do mesmo saco...e podre!! E é bom que sejam desmascarados, para terem vergonha na cara e sairem á rua com um saco enfiado na tromba!!

    ResponderEliminar
  77. Senhores da Direcção da Associação VESSADAS, acontece o seguinte:

    Tenho um problema e como estamos nesta crise que parece não mais acabar, pedia o favor de me informarem, o que tenho que fazer para receber o subsidio de um porquinho, porque vou só precisar de um presunto e vou ter que lhe por uma perna de pau, como disse atrás tenho que poupar e por isso só vou tirando as carnes conforme as necessidades! Obrigadinhos pela sempre vossa simpatia!.....

    ResponderEliminar
  78. Tudo isto que se está a passar em Paredes de Coura é revoltante!
    Quer dizer o país com a chamadas medidas de austeridade devido à crise que se abateu em todo o mundo, temos que fazer sacrificíos, tira-se o abono de família congelasse salários, faz-se trinta por uma linha!...
    E os chicos espertos continuam a fazer as suas falcatruas e ninguem lhes pega!

    Onde anda o ministério público?

    Onde anda a polícia judiciária?

    Resumindo onde está a fiscalização disto tudo?

    Já é preciso ser mesmo um país desavergonhado, sem o minimo de respeito pelos portugueses!!!!!...

    ResponderEliminar
  79. Lobo, és a maior anedota que eu já vi... inacreditável mesmo. dizes e desdizes com uma velocidade impressionante! hihi! aconselhava-te a concorrer aos talentos da sic. ou da vessadas.

    ResponderEliminar
  80. E o nosso Arlindo, por anda?
    Não estará cá em Paredes de Coura?
    Eu estou convencido que foi para fora de Portugal! AÍ estou! estou! porque como todos sabemos, com ele não há brincadeiras já tinha dado um murro em cima da mesa por causa de tudo isto que se está a passar com os subsidios da agricultura!
    Porque este homem é um lutador contra a corrupção sem qualquer duvida! Bem! mas agora tambem não vamos entrar no exagero, porque diga-se em abono da verdade, o Arlindo tambem não vai fazer a regra sem pelo menos uma excepçãozita, quando toca na familia era o que faltava ele não vir defender o contrário!!!!....
    É assim mesmo Arlindo! Assim é que se veem os verdadeiros homens!!!...

    ResponderEliminar
  81. Lobo.
    Hoje estas mais calado. Porquê?. Tu julgas que não sei mas eu sei. Estas longe. Eu sei. Não produzes eu sei. És um...eu sei. Fico por aqui. Se precisares eu digo-te o resto. D.D.D.D.D.

    ResponderEliminar
  82. Não se preocupem que mais tarde ou mais cedo a Sr.ª Veradora arranjará uma história bem contada.

    ResponderEliminar
  83. "Lobo.
    Hoje estas mais calado. Porquê?. Tu julgas que não sei mas eu sei. Estas longe. Eu sei. Não produzes eu sei. És um...eu sei. Fico por aqui. Se precisares eu digo-te o resto. D.D.D.D.D."

    Nao posso estar todo o dia aqui a aturar-vos!!!!
    Ficamos à espera do resto DANI!!!!
    E olha que pensas que sabes ...mas nao sabes tudo!!!

    ResponderEliminar
  84. Alguem sabe dizer se já se está a fazer algo para esclarecer este assunto?!
    Vergonhoso e condenavel a ser verdade.....há gente que na realidade necessita destes apoios e não tem acesso a eles!

    ResponderEliminar
  85. A Vessadas informa que està a dar subsidios para a Caça aos Lobos.As incrições encontram-se abertas.Por cada pele entregue na nossa assoçiação paga-se o subsidio a dobrar.

    ResponderEliminar
  86. ehehhe... eu do lobo até já tenho é pena... pobre coitado, ainda n percebeu que no final da história é sempre apanhado ehehehhe

    ResponderEliminar
  87. " no final da história é sempre apanhado ehehehhe"

    já houve muitas histórias!!! já muitos tentaram apanhar-me!!!!
    Até hoje!!!Nenhum conseguiu!!!
    Até já estou cansado de nao ser apanhado!!!Qualquer dia entrego-me e recebo eu o subsidio!!
    rsrsrsrrsrsrsrsrsrrsr

    ResponderEliminar
  88. vamos ver quem fala na próxima assembleia!!!

    ResponderEliminar
  89. Para a pessoa que pergunta se algo já foi feito para esclarecer a situação, posso dizer-lhe que o Ministério Público já tem conhecimento do caso.

    ResponderEliminar
  90. Vá lá lobo, conta lá ao pessoal quanto foi que recebeste??

    ResponderEliminar
  91. "Nunca as multas a Portugal por causa destes subsídios foram tão altas. Desde que, em 1999, a Comissão Europeia apertou os controlos, a “correcção” (nome técnico destas multas) mais elevada com que Portugal arcou foi de €21 milhões. Agora, em pouco meses, chega um processo de €45 milhões (dos quais €40 milhões são relativos às ajudas directas) e outro de €131 milhões (€121 milhões das ajudas directas e outros €10 milhões de outras irregularidades).
    Se somarmos outras duas multas que já estão anunciadas para os próximos meses – de €3,9 milhões e de €700 mil -, vemos que Portugal será penalizado este ano em quase €136 milhões relacionados com subsídios à agricultura. Como termo de comparação, note-se que, entre 1999 e o final do ano passado, as multas acumuladas de Portugal nesta área somavam €131 milhões.
    O pior é que das razões que justificam estas multas persistiram ao longo dos anos de 2009 e 2010, os próximos a serem analisados por uma Comissão Europeia (CE) que deve aterrar em Lisboa nas próximas semanas. Se se verificar que as irregularidades se mantiveram, os castigos serão mais pesados, podendo chegar a €300 milhões.
    O cenário mais grave é a suspensão das ajudas directas. O Expresso apurou junto da Comissão que este cenário não está excluído e pode ser activado a qualquer momento pelos serviços da Direcção-Geral de Agricultura." in Expresso

    E quem vai pagar tudo isto???? TODOS NÓS!!!
    Ainda bem que Coura contribuiu para estes valores!!!
    Quer dizer, uma parcela de gente conhecida e muito séria!!! Mas só quando não se estão a rir!!!

    ResponderEliminar
  92. E na próxima Assembleia??? Será que alguém falará? Ou continuar-se-á nesta teia de encobrimento? Veremos agora a seriedade e quem é quem!!!

    ResponderEliminar
  93. O Lobo até pode ter recebido pois mesmo muito longe as falcatruas não são limitadas em kilometros.
    Lobo começa a trabalhar que já é tempo.

    ResponderEliminar
  94. Caros conterranêos Courenses, estou em condições de lhes adiantar que o Ministério Público já está a trabalhar com a Polícia Judiciária, (Crime de fraude ao Estado) para que que tudo seja esclarecido tanto pela parte dos que usufruiram dos subsidios que não lhes era devido, como também por toda setaff da Associação VESSADAS.

    ResponderEliminar
  95. meu deus ao k coura chegou, os bons pastores/agricultores receberam menos k os cargos de chefia conselhia que nem numa enchada sabem pegar... tamos realmente na republica das bananas mas de qualquer forma parabens ao Sr Eduardo Bastos pelas boas noticias que nos traz a publico...

    Ser courense neste tempo é vergonhoso... agora entendo o porque de muitos fujirem daqui a sete pés.......

    ResponderEliminar
  96. "Vá lá lobo, conta lá ao pessoal quanto foi que recebeste??"

    Infelizmente nao pedi nenhum subsidio!!! Por isso recebi 0 €uros

    "O Lobo até pode ter recebido"

    Ora tu que sabes tanto!! diz lá o meu nome da listinha!!!


    "Lobo começa a trabalhar que já é tempo."

    Os LOBOS nao trabalham!!!!Vadiam....

    ResponderEliminar
  97. Só os Lobos e alguns dos 900 agricultores da listagem....

    ResponderEliminar
  98. Chegado de Lisboa hoje, um meu colega contou-me a vergonha que se estava a passar em Parede de Coura e aconselhou-me vir à net a este blog para ver melhor e assim o fiz.
    Realmente se isto é verdade nós gentes de Paredes de Coura temos todos que repudiar este tipo de atitude, os Courenses verdadeiros não merecem isto! è uma gente hospitaleira e de bom caracter!

    ResponderEliminar
  99. Eu sou de Paredes de Coura mas ao acabar o meu curso superior tive que emigrar procurando uma vida melhor mas DIGNA,pois nao tinha pais ricos nem tao pouco eram "agricultores". So eram e sao pessoas humildes,trabalhadoras, que sempre lutaram por dar dignamente o melhor aos seus filhos e que andam e andaram sempre de cabeca bem erguida por essa vila!Sinto-me tambem honrada pelos bons exemplos que me deram e a eles agradeco ser quem sou!
    Porem conheco a maior parte das pessoas em questao desde os meus tempos de escola e ultimamente das minhas ferias de verao e so me resta repetir um dito que ja meus ancestrais usavam: "No melhor cano, cai a maior nodoa"!
    So pedia como cidada portuguesa que sou , plena de direitos e deveres, que todo este caso seja averiguado e se atribuam responsabilidades a quem por direito!

    P.s" Neste verao os bombos das festas ja nao serao os mesmos:0"

    Caracoleta

    ResponderEliminar
  100. Caracoleta diz lá a verdade mas é......tu nao tiras-te nenhum curso superior!!!!!Tiras-te foi um curso na EPRAMI!!!!

    ResponderEliminar
  101. Lobo estas muito calado. É fim de semana e a lida da casa esta a ser controlada. Segunda feira já tens muito tempo para isto. Desafias eu vou-te dizendo quem és. Duvidas???

    ResponderEliminar
  102. "Desafias eu vou-te dizendo quem és. Duvidas???"

    E muito!!!! mas continua que estou a gostar....

    ResponderEliminar
  103. Oh Dani mas tu achas mesmo que eu tenho medo de ser descoberto???

    Ó filhinho ainda nao nasceu quem mete medo ao LOBO....
    Se sabes quem sou ,sabes bem que medo é coisa que nunca tive!!!!!

    ResponderEliminar
  104. Felizmente o Lobo esta muito longe poia comer tanto espinafre seria um perigo para todo o Portugal.
    Vai trabalhar que é coisa que não sabes.

    ResponderEliminar
  105. Então Dani, dizes quem é o Lobo, ou vais continuar a fugir à questão?

    ResponderEliminar
  106. Aqui vai uma dica.
    O Lobo não esta em Portugal.
    Mas o mais importante é a vigarice da aspirante a "Presidenta".

    ResponderEliminar
  107. Eu gosto é desta:

    "Adiante que isto nao nos traz nada de novo!!! o que nao quer dizer que realmente nao haja excepcoes,e haja gentinha que se aproveita da pouca fiscalizacao por quem de direito......
    Adiante..............."
    de Lobo

    Adiante??????????? HEHEHEHE!!!

    ResponderEliminar
  108. Como eu adoro estes confrontos virtuais :000000

    Por favor deixem-me so corrigir a citacao transcrita em cima :" No melhor pano cai a maior nodoa".

    So espero que no fim disto tudo se encontre a verdade e que os culpados sejam encontrados e punidos!

    Quanto ao meu curso foi num estabelecimento um tanto ou quanto parecido com a EPRAMI ;)

    Espero novos desenvolvimentos :0000

    Caracoleta

    ResponderEliminar
  109. "Aqui vai uma dica.
    O Lobo não esta em Portugal."

    Nao...está no Planeta Terra!!!!!

    ResponderEliminar
  110. "Adiante??????????? HEHEHEHE!!!"


    ""adiante | adv.
    1ª pess. sing. pres. conj. de adiantar
    3ª pess. sing. imp. de adiantar
    3ª pess. sing. pres. conj. de adiantar



    adiante
    (a- + diante)

    adv.1. Na frente, em primeiro lugar.
    2. Depois, mais longe.
    3. No futuro.


    adiantar - Conjugar
    (adiante + -ar)

    v. tr.1. Estender para diante. = avançar
    2. Executar ou fazer andar mais depressa. = acelerar, apressar ≠ atrasar, retardar
    3. Ir levando a termo. = avançar
    4. Fazer progredir. ≠ atrasar
    5. Antecipar.
    v. intr.6. Progredir; melhorar.
    7. Ir muito depressa.
    v. pron.8. Tomar a dianteira.
    9. Atrever-se.
    10. Ser malcriado.


    in:http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

    ResponderEliminar
  111. Infelizmente, o país que temos lá nos vai abrilhantando com estas noticias diariamente.
    Sem querer julgar ninguém, nem alimentar falsos moralismos que nada contribuem para o esclarecimento do assunto em questão, não poderia de deixar aqui a minha indignação, perante um cenário que tanto me envergonha …sendo português e neste caso, courense.
    É óbvio que se há alegadamente fralde, falsidade de dados, culpados, corruptos… favores etc… os mesmos têm que ser julgados!
    Estou cansado de ver pessoas responsáveis por um ou por outro cargo publico, que perante um desfalque, corrupção ou outra actividade menos digna, a solução seja “sair”, “abandonar” esse cargo e…pronto…fica o problema resolvido.
    Pois basta!!! Se existe de facto motivos para serem julgados, pois que sejam!
    Não basta abandonar as actividades que representam e…”sair com os bolsos cheios”!
    Em Portugal as pessoas que praticam actos ilícitos tem que ser julgadas pelos seus actos!.
    Não sei se o que se vem reportando neste Blog é verdade, legitimo e/ou verídico.
    Contudo, perante uma gravidade dos factos, cabe ás instancias próprias fazer verdadeira justiça!
    O país está pobre e não se pode dar ao luxo de assistir a casos desta natureza … e ficar calado.
    Pelo menos o direito à indignação… ninguém nos pode tirar!
    Estou curiosa e ficarei atenta se os Jornais da terra, irão escrever ou não sobre o assunto.
    Estarei atenta se, “Do Penedo das vistas vimos” ou então, “Está Mal” virão a público através de um direito que os assiste, a abordar o assunto.
    Estou curiosa, porque a ser verdade, este assunto afecta várias classes partidárias (Entenda-se...várias cores politicas) que há muitos anos espelham o nosso concelho.
    A ver vamos!

    ResponderEliminar
  112. Concordo em pleno e sublinho tudo o que está escrito pelo Anónimo que refere na sua descrição a questão dos Jornais da Terra abordar ou não o tema.

    Vamos estar atentos para as próximas edições.

    Nota: Para o "LOBO" e afins:
    Não banalizem um assunto gravíssimo como este. Pensem no Portugal que temos e no que teremos se assim continuarmos

    ResponderEliminar
  113. Caro Lobo, agradeço mais uma vez a sua habitual referência à minha pessoa, agradeço os elogios, mas com toda a sinceridade, eu acho que não sou merecedor, eu que era um ilustre desconhecido em Paredes de Coura, começo já habitualmente a ser solicitado, toda a gente quer saber a minha opinião, e tudo isto graças ao esforço que o Lobo tem feito para que as pessoas me conheçam e não se esqueçam de mim.

    Agradeço sinceramente o seu esforço, e ficaria muito grato que não me obrigasse tantas vezes a agradecer-lhe, tenho tantas coisas importantes com que me preocupar, que acredite é para mim uma maçada ter de o fazer, porque não gosto de ficar em falta com ninguém.

    Sobre o assunto dos subsídios, admiro a sua versatilidade, defende com todas as suas garras pessoas que podem estar a ser injustiçadas, mas aproveita para lançar suspeição sobre outras .

    Desde a primeira vez que respondeu a um comentário meu, que defini o seu perfil, e a melhor forma de o definir é como alguém um dia escreveu” você só existe para exercer terrorismo politico a favor do PS”, a mim não me preocupa, porque estou vacinado contra todo o tipo de anonimatos, de insinuações e difamações, mas lamento que pessoas humildes e com uma dignidade indiscutível sejam envolvidas em comentários de energumes sem escrúpulos que se escondem por detrás da capa do anonimato.

    ResponderEliminar
  114. A diferença entre as sociedades, é medida também pelo respeito que cada um tem para com o seu próximo.

    Zelar pela justa distribuição da riqueza do pais e dos dinheiros dos contribuintes é obrigação de todos e não apenas do chamado sistema. Só não o faz aquele que é cúmplice de sistemas organizados defraudes e trafico de influências.

    Recorrer aos apoios existentes é um direito que a todos assiste, desde que cumpridas as regras definidas para tal. mas em primeiro lugar, estes existem com o objectivo de apoiar quem mais precisa, e quem recorrendo aos mesmos, contribua para a criação de riqueza. Utilizar todo o tipo de malabarismos para beneficio próprio dos fundos existentes, é considerado fraude e deve ser severamente punido.

    O simples facto de o nome de uma pessoa constar de determinada lista de subsídios auferidos, não permite a quem quer que seja , e sobre que pretexto for, deduzir qualquer juízo de valores.

    No mesmo sentido, também é legitimo que cada um e perante o conhecimento que tem de determinados factos, possa questionar a legitimidade do usufruto desses subsídios.

    Ninguém que esteja de consciência tranquila na formalização, deve estar preocupado, mas, aqueles que ocupam determinados cargos, nomeadamente de nomeação politica, devem ser mais comedidos na utilização de determinados benefícios.

    Felizmente que o mundo da comunicação, torna hoje todos os processos mais transparentes e do conhecimento de um numero cada vez maior de pessoas, funcionando esta facilidade como forma de fiscalização pelos actos menos correctos, denunciando mais facilmente quem os pratica.

    No caso concreto da listagem disponível sobre o concelho de Coura, seria importante uma reflexão sobre o numero de beneficiários e dos montantes recebidos, para que se possa aferir do interesse geral da manutenção dos mesmos, uma vez que se desconhece o resultado desse investimento.

    A distribuição indiscriminada de subsídios, baseada apenas em provas declarativas, deve ser objecto de um maior controle e averiguação, sobre pena de lançar suspeita sobre a actividade das cooperativas e associações prejudicando todos.

    O dinheiro distribuído quer em subsídios, quer em cursos de formação, teve origem nos descontos efectuados pelos contribuintes, que prescindiram obrigatoriamente de uma parte do seu salário, para que outros necessitados pudessem usufruir.

    São conhecidos em muitos locais, pessoas que detém no seu currículo vários cursos de formação, e no entanto continuam desempregados e a viverem de rendimentos de inserção social.

    Também são conhecidas situações em que possuem os animais única e exclusivamente pelo subsidio, deixando-os ao total abandono e até maltratando.

    Um buraco no chão com dois plásticos por cima, não é um estabulo digno para um animal que ainda por cima proporciona ao seu dono um rendimento do estado.

    Muitas destas situações merecem a nossa reflexão e a denuncia, para que cada vez mais tenhamos uma justa distribuição.

    Também é comum ouvir falar daqueles que por consciência não se sentem no direito, mas que são constantemente assediados para o fazerem, seria igualmente interessante reflectir sobre quem poderá beneficiar desta situação.

    ResponderEliminar
  115. "Caro Lobo, agradeço mais uma vez a sua habitual referência à minha pessoa, agradeço os elogios, "

    Numca o elogiei!!! deve estar enganado!!! Mas já sabemos que nao sabe ler!!!

    " eu que era um ilustre desconhecido em Paredes de Coura,"

    Desconhecido e Courense adiado!!!!

    "e ficaria muito grato que não me obrigasse tantas vezes a agradecer-lhe,"

    Nao precisa agradecer!!!

    "defende com todas as suas garras pessoas que podem estar a ser injustiçadas, mas aproveita para lançar suspeição sobre outras ."

    É o que mais vejo aqui!!!

    "você só existe para exercer terrorismo politico a favor do PS”,

    Já uma vez lhe pedi para me mostrar onde!!!

    "porque estou vacinado contra todo o tipo de anonimatos,"

    Ai sim!!! entao nao era vc que sabia quem eu era!!!Nao foi vc que levantou o boato de que me ia tirar a reforminha?? que eu era para ali dos lados do Codessal??Que tinha amigos na Assembleia em Lisboa que me iam tratar da saúdinha???Oh Venancinho!! vá lá dar banho ao cachorro...

    E entao!! Nao respondeu à minha pergunta se tb se chama AUGUSTO???

    Chama-se Augusto Venancio Fernandes ou nao???? Recebeu ou nao um subsidio???

    ResponderEliminar
  116. Só não sai no NC se o Sr Eduardo Bastos, não quiser.
    Porque faz parte da Direcção da Azevinho.
    Já era tempo de escrever lá umas noticias e colocar o Tinoco nos eixos...porque ele só escreve e publica o que lhe convem.
    Use o seu poder Sr Eduardo.
    Bem haja

    ResponderEliminar
  117. Lobo, fui aquele anónimo que falou no "adiante", é CLARO que está bem escrito... a piada está em dizeres adiante adiante, num assunto grave como este. Ó lobo lobo, tu não acertas uma rapaz, HEHEHE! e até espetou aquela treta toda do dicionário... meu deus...

    ResponderEliminar
  118. Não seria mais lógico explicarem os contornos das interligações da vareadora/familia/vessadas e os subsídios "vergonhosos". Onde esta o MP????????????????????????????


    Bem penso que a Srª vereadora não terá qualquer ligação as Vessadas,e isto mais parece um ataque pessoal a Vereadora do que aos subsidios que foram mal atribuidos.
    O trabalho que ela faz e muito bem feito nada têm a ver com isto dos subsidios. E se ela foi escolhida para ser Vereadora é porque tinha mérito para isso. Não condenem as pessoas sem as conhecerem...
    E esta Srª é mais de Coura do que muitos Courenses.
    Pelo menos vota cá mora cá e investe cá.

    ResponderEliminar
  119. Parece que toda a gente gosta de dizer mal, mas será que alguêm têm coragem de agir dar a cara e apresentar realmente uma denuncia?!!!
    Será mesmo que o MP e a Pj já estão a investigar?!!!
    Duvido muito... Mas pode ser... E se houver culpados e ilegalidades que paguem pelo que fizeram, e sejam julgados e condenados.
    Mas na minha opinião isto vai dar em águas de bacalhau.
    Esperamos pelos próximos episódios...

    ResponderEliminar
  120. Caro anónimo das 20.29, caso não saiba a administração da Azevinho pauta-se por não fazer qualquer interferência no conteúdo do jornal Notícias de Coura, função que compete à direcção do jornal, que tem toda a liberdade para definir a política editorial que quer seguir. De qualquer das formas, posso desde já assegurar-lhe que este assunto será certamente abordado na próxima edição do Notícias de Coura.

    ResponderEliminar
  121. Para mim, corruptos são os caramelos que andam 2,3,4 anos a receber subsidio de desemprego e uma pessoa pergunta: Então pá já arranjaste emprego? e respondem assim: Eu?! Tás maluco...já me chamaram não sei quantas vezes, mas se for trabalhar ainda ganho menos do que em casa...
    Isto é o que realmente me revolta!
    Quanto ao resto, sei que voces ainda vão ter muitas surpresas porque sei de fonte segura que a maior parte das pessoas de que por aqui se fala tem tudo legal e até já foram fiscalizados por o IFAP com um visto!
    É que ter um cavalo no corno de bico que provoca acidentes constantes e pode vir a provocar mortes na estrada, é seguido (para quem o paga) de um alto seguro que justifica para além da compra do potro, tal subsidio.
    Acreditem que quem ainda se vai tramar nisto tudo são os subsidiários de animais da quinta que como recebem pouco, pois são animais que dão rendimento aos donos, desde que nascem (leite, lã, carne) até que são vendidos ou são comidos, os seus donos de vez em quando "esquecem-se" de dar baixa de um ou outro animal que morreu, ou foi vendido ou comido!

    ResponderEliminar
  122. Caro anonimo acima, é repugnante a sua descrição. Ao ponto de obrigar-me a escrever algumas palavras. É devido a pessoas com a sua ignoråncia que permitem acontecer coisas graves desta natureza. Se a sua tentiva foi desviar as atenções...foi muito mal elaborado. Gostaria de agradecer ao Sérgio Bastos a coragem de trazer à discussão este assunto. Pois permite tornar transparente e publico um assunto grave que de outra forma passava ao lado do publico em geral. Para finalizar, sendo verdade, apelo para o julgamento dos individuos e grupos que usufruiram desta alegada fraude. Mas não esqueçam a alegada associação e seus responsáveis e a forma leviana e irresponsável do M.A em confiar exagerados valores sem averiguar e fiscalizar estes assuntos. É isto o grande mal do país em que vivemos!

    ResponderEliminar
  123. Peço desculpa ao Sr Eduardo Bastos por ter escrito Sérgio Bastos. Fica a correção e o meu pedido de desculpas.

    ResponderEliminar
  124. Toda as pessoas que participam neste roubo ao dinheiro, que é de todos, devem, no futuro, ser impedidos de administrar ou lidar com dinheiros públicos. Relativamente a quem já ocupa esses cargos, deve o Sr Presidente demiti-la, já que, a Sra em causa, seguramente que não tomará a iniciativa. É também uma forma de o nosso presidente poder voltar a andar na rua de cara levantada.

    ResponderEliminar
  125. Olhem, deixem-se mas é de conversas!
    Já toda a gente sabe que aqui em Coura só se rouba, é tudo uma cambada de falcatruas, e depois não querem que o pessoal se vá embora!!
    Mas não se chateiem porque nao vale a pena o esforço!

    ResponderEliminar
  126. Mas o pior de tudo é que já estamos a ser comidos por alguns que vêm de fora.

    ResponderEliminar
  127. Tenho um palpite que os subsídios foram para cavalos, e como não se sabe deles"escafederam-se" e emigraram para Espanha. Só faltava esta para a charada estar completa.

    ResponderEliminar
  128. ao q ja ouvi... e o pouco q li, este lobo deve ser muito fino, ou não.

    ou tem o nome la e anda a fugir, ou queria subsidio e não conseguiu. pois parece q na área do corno de bico os cavalos ja chegam a cima dos pinheiros com a falta de espaço.

    não será q esse individuo tão fino q ele é, não tera por lá alguns cavalos tambem?

    eheh...

    ResponderEliminar
  129. e já agora porquê no carnaval aparecerem cartazes a dizer "subsidio para a erva"???!!!! Seria para alguém em especial???

    ResponderEliminar
  130. " este lobo deve ser muito fino,"

    Pelo menos tento !!!!!!!!

    "ou tem o nome la e anda a fugir, ou queria subsidio e não conseguiu."

    Lamento desaponta-lo...nem uma coisa nem outra infelizmente!!!!!

    "não tera por lá alguns cavalos tambem?"

    Nao tenho...mas se tivesse nao precisava de os por no Corno de Bico!!

    ResponderEliminar
  131. Portugal dos pequenitos15 março, 2011 02:25

    130 comentários...
    E porquê? Porque há nomes. E quando há nomes podem-se apontar dedos.

    Posso ser enrabado todos os dias. Papo todos os dias o que os meus donos querem que eu pape sem dizer um "ai". Mas se o meu vizinho se apodera de 5 escudos cai o Carmo e a Trindade.

    Triste espectáculo.

    Não vi as listas... não me vou dar a esse trabalho. Segundo o que me apercebi estão em causa uns milhares de €.
    E 130 comentários...

    Algum de vocês pede o recibo quando vai tomar café? Não? Então durmam de consciência tranquila, porque apesar de serem iguais o vosso nome não aparece em nenhuma lista...

    Já agora, sabiam que o governo baixou o IVA do golf para os 6%?

    Pois... não há praticantes de golf em Coura. Ou, se os há não aparecem numa lista.

    Não estou a tentar defender quem recebeu os subsídios indevidamente, se é que os recebeu e aparentemente sim. O que é triste é que quando o Inimigo Público noticiava que as empresas produtoras de "Jeeps" protestavam contra os cortes dos subsídios na agricultura em Portugal o pessoal ria-se. Agora que descobriram uma lista - A LISTA - parece que desabou o mundo.

    A lista fez os Courenses sérios, mas que não pedem o recibo quando vão tomar café, ver a luz. Afinal o mundo é injusto porque uma pessoa que eu conheço vem na lista.

    130 comentários...

    Somos manipulados por quem manda (quem manda a sério, não aqueles bonecos que nos deixam pôr na Assembleia para nos dar a ilusão de que temos opção de escolha). Quem manda quer marionetas com um cérebro suficientemente competente para pôr as "máquinas a funcionar e organizar a papelada". Não mais do que isso. Não querem gente que PENSE. E conseguem. Arrecadam e arrecadam. Preocupante? Não, preocupante é que o meu vizinho vem na lista e eu, cidadão exemplar tenho que protestar contra o meu vizinho, ainda que me esqueça de pedir o recibo no café...

    130 comentários...

    A ilusão de lobos e lobinhos... eu é que sei da lista e eu sei mais da lista que tu e não, eu ainda sei mais da lista que vós todos... Continuem... é assim que eles vos querem. Com a ilusão de que estão atentos aos problemas reais e que são pessoas capazes de mudar o país ou o mundo para melhor. Sentem-se confortavelmente nos “mangalhos”, encaixem-nos bem até vos tocarem no céu da boca para quando vos aparecerem com estes supositórios dizerem - “Não, no meu cuzinho não metes essa merda”.

    ResponderEliminar
  132. Não consigo compreender como alguém "Portugal dos pequenitos" para exprimir os seus pontos, independente de ter uma análise valida em alguns pontos, precisa de enveredar por caminhos não pouco dignificantes da sua pessoa. "Pobres mas limpos" e "A educação não se vende em supermercados". É isto o estar de alguns na vida, quanto mais, mais.

    ResponderEliminar
  133. Caro "Portugal dos pequeninos" é lamentável a sua comparação. É lamentàvel a confusão que o caro/a difunde através da sua descrição a não ser que objectivo seja mesmo esse...confundir o povo e desvia-lo do problema principal. Se não viu a Lista, devia do o ter feito antes de escrever tanta barbaridade. Tem a noção dos altos valores em causa? Fique sabendo quem dá esses valores espera resultados. Como serão dados esses resultados sem que a maior parte ou pelos menos alguns deles não tenha forma de o fazer? Sim porque os resulrados do Farmville, pelos vistos só servem para a candidatura aos subsiduos através de aparentes associações. Sabe quem acaba por pagar as multas inerentes a estes processos? TODOS OS CONTRIBUINTES. E estamos a falar de milhões não de miseros cafès, como tanto se preocupa em escrever.

    ResponderEliminar
  134. "portugal dos pequenitos" faz parte da lista por isso nao vai ver

    ResponderEliminar
  135. E os montes queimados pá?, ninguém fala nisto?
    Afinal ñ seria caso do pessoal do fungágá da bicharada pedir tbm este apoio, apoio ao lesado pelo Incendiário!
    É vergonhoso, é lamentável e triste, ano após ano sempre o mesmo cenário, digam-me com q intuito se queimam todos os anos os montes se ñ este, o da criação abusiva ( pq os bichos ñ conhecem os limites das propriedades) e insustentável, à espera do referidíssimo subsídio fácil?
    E já q tanto se fala em números, alguém aqui faz ideia da despesa anual gasta no combate aos incêndios, entre homens e meios imagino q a conta seja linda de se ver, sem referir as perdas humanas claro está.
    Pq o incendiário pode ser um qquer criadorzeco disfarçado deixo este comentário só para reflexão.

    ResponderEliminar
  136. Uma história antiga:

    "Entre os Romanos, o pagamento indevido era uma espécie de enriquecimento ilícito, onde o lesado podia contar com a ajuda de um processo chamado de "condictiones" para reaver o que pagou erroneamente. As "condictiones" eram usadas em dois casos: 1) por aqueles que pagavam supondo dever, e , portanto, tinham o direito de repetir o que pagaram; 2) aqueles que pagavam por causa inexistente ou em razão de evento futuro, que não se consumou. No primeiro caso ocorria a "condictio indebiti", e na segunda hipótese a "condictio ob rem". Outras formas de "condictiones" eram conhecidas pelos Romanos, entretanto, não tinham como pressuposto a existência de um pagamento indevido.

    Entre as "condictiones", existem as "condictio sine causa" que os Romanos, usavam nos casos em que as partes, num mesmo negócio, tiveram o propósito de realizar atos distintos, ocorre que um pensou estar efetuando um empréstimo, e o outro, quando recebeu o suposto empréstimo pensou tratar-se de uma doação. Havia ainda a "condictione causa data non secuta", onde a repetição de coisa dada em função de causa futura, mas que não se realizava."

    E agora será preciso ir a Roma para se ser Romano?
    Talvez seja melhor mesmo ser de Coura onde tudo é possivel!!!

    ResponderEliminar
  137. vou lançar mais um pau para a fogueira, ouvi dizer que ja andaram camioes espanhois a descarregar cavalos no monte, será verdade?....

    ResponderEliminar
  138. Justiçai! Justiçai!!|16 março, 2011 21:39

    Atenção!! Caríssimos!! Há alguns anónimos que vão em defesa de terceiros referindo nomes!! É uma estratégia eficaz para tentar limpar os seus próprios pecados!! o anónimo defensor é ele mesmo!! Toda a gente em Paredes de Coura já sabe quem são os artistas!! Vejam lá se referem alguns(poucos infelizmente) que receberam valores avultados em subsídios e não falam sobre eles!! Porque já sabem que alguns é com suor e lágrimas que obtêm os subsídios, trabalham de sol a sol, e produzem!! Os resultados estão à vista!! Agora aqueles que nem sequer serviram os bons patrões que tinham, como poderiam servir o estado?? Eu respondo! nunca!! e o vício continua.... A questão aqui é na maioria dos casos burla/Mega fraude ao estado português e à U.E.- Questiono ainda porquê garranos? Resposta: é o método mais fácil de enganar tudo e todos. Enquanto não forem todos chipados(os equideos), conforme proposta já avançada à DGV, este cancro continuará! e não apenas em Paredes de Coura. Vejam alguns concelhos limítrofes e por esse Portugal fora!!
    Afinal a preocupação com a extinção dos garranos foi a forma mais inteligente de usurpar o estado português. Dão 180 Euros de subsídio por um garrano e retiraram o abono aos nossos filhos vergonhosamente!!O país dos valores invertidos, a favor dos corruptos, que esses deverão concordar com essas medidas visto serem compensados, em detrimento daqueles não corruptos! que tem filhos! Espero que se investigue até às ultimas instâncias, que a teia deve transbordar até ao atlântico.

    ResponderEliminar
  139. factos: (estranhos)
    http://www.infoempresas.com.pt/Empresa_TERRA-SABIOS-ACTIVIDADES-AGRICOLAS.html
    em 2007 rendeu...
    http://farmsubsidy.org/PT/recipient/PT517166/terra-de-sabios-actividades-agricolas-lda/
    subsidios de 2008+2009 185.366€€€
    2008 - 43.732,00 + 61.682,00
    2009 - 32.634,00 + 47.319,00
    http://www.gesventure.pt/vcit2007/curriculum/cv_rmuralha.pdf
    CV de:
    REINALDO ANTÓNIO LEITÃO DE ARAÚJO MURALHA
    - Sócio Gerente – Terra de Sábios, Lda., desde 2007 (de entre muitas outras sociedades)

    ResponderEliminar
  140. e estes também são subsidiados???
    http://www.noticiasdecoura.com/index.php?pag=noticia_detalhes&recordID=4556

    ResponderEliminar
  141. Se calhar sao!!! Pena é nao dizerem no Jornal a quem pertencem!!!

    ResponderEliminar
  142. Longe vão os tempos, que quem ia para a politica tinha por base valores dignos de fazer algo melhor pela comunidade, hoje em dia nem políticos com inteligência se encontra o que temos é o saque de interesses pessoais o enriquecimento fácil e a qualquer custo, atropelar tudo e todos para se chegar mais acima, mesmo que isso signifique manchar a vida dos que ao longo dos últimos anos deram do seu sangue, da sua vida e saúde, para fazer mais por Coura. Quem têm culpa? Isso não interessa devemos é reflectir e não colocar tudo na mesma medida, escolher as maças podres e aproveitar as que vão escapando.
    Serve o que aconteceu agora em Coura para todos se lembrarem que hoje em dia mais cedo ou mais tarde tudo se sabe. Lindo será ver se no final se vai ter dignidade para largar o cargo para alguém mais digno, no entanto há que guardar reserva para ver quem será esse alguém? Mas que interessa ao longo dos anos todos soubemos de algo, ou desconfiamos, ou ouvimos falar, e o que fizemos?
    Lavagem da imagem em Jornais, será que ainda pode convencer o Povo que é inocente. Sempre se falou que algo estava mal, existia dinheiro fêmea para uns e macho para outros, mas afinal não era fêmea, simplesmente encontraram algo mais fácil do que assaltar um Banco ou a Mercearia da esquina.
    O que dizer a todos aqueles que dignificam os subsidios que recebem com os calos das mãos,sacrificio de horas de trabalho arduo que envelhecem rostos, com pele queimada pelo sol, aqueles que continuam a permitir que o Minho continue a lembrar outros tempos. Agradecer é pouco, os subsidios apesar de existirem foram desviados, a imagem que sai do Conselho é estilo pais de terceiro Mundo, corrupção, ignorância, malabarismo, e algumas ligações de ambos os lados das trincheiras que mais cheira a traição, planeada com objectivos de enrequecimento fácil á custa dos agricultores, estes sim dignos de auxilio para o pessado trabalho de talhar a terra e desenhar a paisagem com deslumbres de cores e movimentos de animais livres no seu pasto. O que se consegue ver neste conselho actualmente não consigo descreber, justiça demora mas quando vier vai ser doce, coberta com chocolate e com rasgos de um delicioso e crocante momento de satisfação pessoal e colectiva, pois apesar de tudo a arrogância continua, mas até quando.........

    ResponderEliminar
  143. fuck offffff

    http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1807125

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/exclusivo-cm/subsidios-agrarios-estao-sob-suspeita--221958647?nPagina=4#comentarios

    http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/economia/subsidios-a-animais-que-nao-existem

    ResponderEliminar
  144. ó sr. LOBO pertencem a quem trata e toma devida conta deles (cavalos, garranos dos que têm direito a subsidiozinho)...

    ResponderEliminar
  145. "ó sr. LOBO pertencem a quem trata e toma devida conta deles (cavalos, garranos dos que têm direito a subsidiozinho)..."

    Nao é o que diz no Jornal de Noticias!!! nas noticias sobre Rubiaes!!

    ResponderEliminar
  146. aproximadamente 10% da população(9223 em 2009) recebe subsídios nesta modalidade? Mas que eu saiba lamentávelmente apenas meia dúzia de agricultores é que produzem efectivamente, mais 40% sobrevivem com suor, com 2 ou 3 cabeças de gado e o restante, metade afinal sentados nas secretárias ou a verem a Meo, sugam os subsídios, com dez vezes mais garranos declarados do que existem e ainda se alimentam das sementeiras dos primeiros 50%.
    Que vergonha!! Acabem com a magia do roubo de subsídios, usando os garranos como subterfúgio. O pressuposto da extinção dos garranos foi a melhor descoberta para burlar a União Europeia.

    E os Presidentes de Junta que passaram declarações de Baldios??
    Terão que ser acatadas responsabilidades! Porque sabem que não há garranos nalguns casos!
    Porquê?? Caça ao voto, politicamente correcto?
    Não! é Muito grave!
    O problema é que não é só em Paredes de Coura. Paredes de Coura é apenas a ponta do fio da meada.
    A suspeição está lançada no próprio IFAP, ao anular o acesso às listas dos pagamentos esta Sexta-feira.

    O fermento está lançado para a massa levedar!!
    Vamos aguardar a saída da broa,quem sabe? bem cozida ou desfeita!!

    ResponderEliminar
  147. O Ifap deixou de publicar as listas dos sortudos com que intenção! Por favor haja transparência nos casos,responsabilize-se quem está a prevaricar,mas deixem publicar tudo o que se relacione com estes assuntos que nos prejudica a todos que pagam os seus impostos.Não acredito nisso,mãos á obra,uma sugestão acabem de vez com estes subsídios por certo terminará a fraude.

    ResponderEliminar
  148. O Ifap deixou de publicar as listas dos sortudos com que intenção! Por favor haja transparência nos casos,responsabilize-se quem está a prevaricar,mas deixem publicar tudo o que se relacione com estes assuntos que nos prejudica a todos que pagam os seus impostos.Não acredito nisso,mãos á obra,uma sugestão acabem de vez com estes subsídios por certo terminará a fraude.

    ResponderEliminar
  149. Corruptosnamira23 março, 2011 01:50

    O problema como sabem, é que em muitos casos o jornalismo é de péssima qualidade, quando referem que "Diz o JN". Quem conhece bem este caso sabe e talvéz a propria jornalista, também que foi rápidamente conclusiva!????
    Mas o maior problema! isto no caso de alguns jornalista! fazem jornalismo de show-off e falta-lhes o jornalismo de investigação, com tecnicidade e conhecer os modus operandis.
    Contudo continuo a afirmar que existem alguns(poucos) de excelente qualidade ao nível da pesquisa/investigação. Não é por acaso que alguns "SUSPEITOS", regozijaram de alegria com a notícia do JN e comentaram na praça pública que a jornalista foi bem levada e o assunto está encerrado!! que o JN foi uma lufada de ar fresco!! UFFFF!! UFFF!
    Que a salvação deles foi o JN.
    Mas não se esqueçam que o JN não é o Ministério Público/PJ ou outrem.
    Durmam bem para já os potênciais corruptos porque vão precisar!!
    Porque no futuro os suores nocturnos poderão ser bastante incomodativos!!

    Já agora as listas foram apagadas pelo IFAP, contudo é só irem aos Diários da República de 2007/08/09-DRE 2ª. Série -nº. 228 de 24/11/08Listagem 304/2008.
    DRE 2ª. Série nº. 42 de 2/03/09, Listagem 77/09.
    DRE 2ª. Série nº. 194 de 7/10/09, listagem nº. 295.
    Isto a nível nacional.
    Felizmente as listagens de Paredes de Coura já estão amplamente impressas e divulgadas, portanto de pouco vale o IFAP tê-las retirado.

    ResponderEliminar
  150. Li e sinto que realmente está muita coisa mal em Paredes de Coura. O dinheiro dos subsidios deveria ser só atribuido a quem dele precisa. E com este problema dos subsidios, veio a baila o facto de a Sra Vereadora não ser de Coura e possuir pouco curriculo. E há quem diga que foi uma encomenda politica.E se em Coura não havia pessoas com melhores capacidades. Mas pelo menos a Vareadora mora e investe o dinheiro em Coura. Coisa que a maior parte dos Técnicos Superiores que a nossa Câmara têm no quadro não o faz. É tudo importado de fora, que só cá vêm buscar o nosso dinheirinho, e esses sim, não deixam cá nada. E aí sim há que perguntar, se em Coura não há gente mais competente no desemprego capaz de desenvolver melhor o trabalho que essas pessoas de fora vêm desenvolver.
    Ainda no outro dia fui fazer uma Visita ao Museu e deparei-me com mais uma nova cara, que nunca vi em Coura, e que como Guia nada sabe das nossas culturas e tradições, nada percebe daquilo que estava a explicar, ou a fazer. Via-se que estava mesmo as aranhas. Que caiu ali de para quedas.
    Mas isto ninguêm questiona. Vêm as pessoas de fora ficar com os lugares que pertencem aos da terra. E os da terra têm que se sujeitar a ir para outras bandas se se quiserem safar.
    Só somos bons na altura das eleições. Sim porque não são os de fora que vão votar no Presidente. São os da terra.
    E depois temos o Presidente a dizer que Coura está a ficar desertado. Pois tem que estar senhor Presidente. Se o Senhor não dá a minima hipotese aos que são nossos, eles são obrigados a fugir e a ir investir o dinheiro que poderia ficar cá noutros lugares, onde são melhores acolhidos.
    Mas pelos vistos aos olhos de quem manda não temos gente competente em Coura para assumir estes lugares, acabando só por se importar pessoas que nada sabem e que nada conhecem da Cultura do nosso povo, sem emanarem qualquer tipo de simpatia, por quem cá vive, e por quem cá vota e por quem cá investe.
    Pensem nisto e contem quantos técnicos superiores temos na Autarquia que sejam da terra.

    ResponderEliminar
  151. wooow wooow! LOBITO on fire!
    há quem dige muita coisa... mas se é a verdade ou nao... nao há ninguem que saiba dizer algo sobre esse assunto!
    O RAFEIRO tá para aí ar efilar mas nao se mostra... é a MIAUFA... tem CAGUFO o Lobito...

    ResponderEliminar
  152. Realmente há pouquissimos Técnicos Superiores a trabalhar dentro da nossa Autarquia. E eu até cheguei a concorrer a um desses Concursos para Técnico Superior de Psicologia, mas meteram uma tipa de Ponte de Lima, porque era sobrinha de um Vareador qualquer de Ponte de Lima, que não a conseguiu colocar na Câmara dele e pediu o favor ao nosso Presidente. E uma mão lava a outra está claro.
    E depois ainda dizem que com os testes psicotécnicos que se acabaram as cunhas...
    É lindooooooooo isto... É uma maneira bonita de enganar as pessoas. Porque quando abre os concursos já se sabe quem entra. E nunca as pessoas são colocadas pelas competências que têm, mas sim pelo factor cunha, ou por quem dá o melhor cabrito, ou o maior presunto.
    Isto sim é que devia acabar. E começarem a dar hipotese, a quem têm capacidades.
    Que acabam sempre por ficar prejudicados, porque não têm cunhas e o Presidente não parece mesmo confiar nos Técnicos que têm no desemprego em Coura.
    Porque caso contrário, empregaria mais gente de Coura na Câmara que ele Administra.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!