21 junho 2006

Caminhos difíceis

Tal como acontece todos os anos por esta altura é frequente ver bastantes pessoas a caminhar estrada fora rumo a S. Bento da Porta Aberta, local de culto e devoção muito apreciado pelas gentes courenses. Alguns vão em grupos organizados, outros em agrupamentos mais improvisados, outros ainda sozinhos, quem sabe em retiro espiritual. Nos últimso dias tenho passado por muitos destes peregrinos e tenho visto a dificuldade com que fazem o seu caminho, não tanto pela distância, mais pelas condições em que se encontram as bermas da estrada nacional que liga a vila a S. Bento.
Já alguém reparou na altura do mato nas bermas? Em algumas zonas chega a passar o metro de altura e a entrar pela estrada, dificultando até a circulação automóvel. Onde andam as Estradas de Portugal? Há duas semanas andou por Paredes de Coura uma equipa deste organismo mas em vez de tratarem de limpar as bermas andaram a remendar os pequenos buracos que vão surgindo na estrada. Remendos que, dois dias depois, já tinham desaparecido.
Sei que esta não é uma tarefa da responsabilidade da Câmara, mas penso que seria de todo necessário alertar a entidade responsável para esta situação. É que há áreas onde a sinalização vertical já nem se vê.
Já agora, e aproveitando o interesse cada vez maior que as caminhadas têm despertado no concelho, primeiro com os Barriguinhas e agora com os percursos pedestres dos Celtas do Minho, porque não dinamizar, ainda que com carácter sazonal, os passeios/peregrinações a S. Bento. Não é pedir muito, só direito a bermas limpas, maior vigilância por parte da GNR ao longo do percurso (já tivemos más experiências) e, quem sabe, algum apoio espiritual, e não só, à chegada.

3 comentários:

  1. Maior vigilância por parte da GNR?
    Grupos esporádicos de "peregrinos" ou pelingrinos escoltados pelos parcos recursos da GNR de Coura?
    De retiro espiritual necessita o autor do blog.

    ResponderEliminar
  2. Costumo fazer algumas caminhadas até São Bento e realmente tenho notado muito descuido com a limpeza da estrada. Em Linhares temos mesmo que ir pelo meio da estrada. E era preciso mais iluminação pública. Já em relação aos passeios organizados não concordo porque acho que cada um deve poder fazer a caminhada quando bem entender.

    ResponderEliminar
  3. OH BASTOS E TU JÁ VISTE A ESTRADA DE INFESTA. TAMBÉM PARECE UMA SELVA.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!