05 outubro 2006

A proposta do pão

Mesmo sem ter conseguido tempo de debate na última Assembleia, a proposta de Arlindo Alves continua a estar na ordem do dia. O Coura lá traz a proposta que o não chegou a ser. E que proposta! Defende o representante comunista que, dada a incapacidade financeira da escola básica integrada de Paredes de Coura para assegurar o lanche gratuito aos alunos, aliada à ausência de qualquer apoio da Câmara Municipal, seria de todo adequado os elementos da Assembleia Municipal abdicarem das suas senhas de presença em favor da escola. Nem mais!
A escola, como já aqui foi referido, gasta cerca de 1500 euros por mês com o pão que fornece aos cerca de 350 alunos, e pediu este ano lectivo, pela primeira vez, que os pais pagassem esse pão, com cinco euros mensais. Valor que, entende o deputado do PCP, pode levar a que muitas das crianças fiquem sem o pão ao lanche, por incapacidade financeira dos pais.
Ora, se todos os deputados municipais abdicassem dos 57,26 EUR que recebem por cada sessão da AM, tendo em conta que aquele órgão tem 42 elementos e que o presidente e os dois secretários recebem um pouco mais, atingimos um total de cerca de 2500 EUR por sessão. O suficiente para pagar o lanche dos alunos durante quase dois meses. Acresce que a AM reúne pelo menos seis vezes no ano (cinco sessões ordinárias e a sessão solene do 25 de Abril) o que, em cada ano civil, representa um total que ronda os 15 mil euros necessários para assegurar o lanche das crianças durante todo o ano lectivo.
Pessoalmente até gostaria de ver como decorreria a discussão em torno desta proposta na AM. Tenho cá a impressão de que haveria muita gente a não concordar com ela e a acusá-la de ser puramente demagógica. Gostava de ver, realmente, o que aconteceria. Na discussão, claro! Porque é certo e sabido que, vinda do PCP e tendo como base implícita a crítica à falta de acção por parte da Câmara, ela seria chumbada pela maioria. Espero bem que Arlindo Alves não desista dela e a leve à próxima reunião, lá para Dezembro. Ainda vai a tempo.
Já agora, só mais uma sugestão. Porque não utilizar uma proposta do género para outros sectores de actividade do concelho? Para pagar os empréstimos à banca, para financiar novas obras… para tudo, porque não?

4 comentários:

  1. A luta continua camarada Arlindo Alves...

    ResponderEliminar
  2. Bastos tu pagas! a não ser que tb queiras lanche gratuito para quando tiveres filhos na escola. Ou não ganhas para isso?!

    ResponderEliminar
  3. Ó palerma se isto não é demagogia, então o que é ? És mesmo palerma. O Arlindo é que é estupido e merdoso utilizar o lugar que tem para mostrar que está muito triste pelos pais pagarem o lanche... Se a câmara devia pagar o lanche até acho isso o que deveria acontecer. Apresentar o arlindo como defensor dos «pobrezinhos» até dá vontade de rir.

    ResponderEliminar
  4. Realmente é de lamentar defender tanto o Arlindo Alves, coitadinho ta com peninha das crianças... Não pagou ele a quem deviam durante o seu mandato na Junta de Freguesia. Por favor!!!! Tenham dó e vergonha!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!