28 novembro 2006

1 café e 1 livro


A ideia é da Fundação Calouste Gulbenkian, a sugestão de João Cunha, vereador do PSD na Câmara de Paredes de Coura que, numa das últimas reuniões daquele órgão autárquico, deu a conhecer o projecto Bibliocafé. Uma iniciativa que leva os livros até estabelecimentos de hotelaria que, desde modo, quais bibliotecas, oferecem aos seus clientes a possibilidade de ler um livro, ali ou em casa.
Uma boa ideia, refira-se, que tem feito escola noutros concelhos do país, nomeadamente na zona Oeste onde tem tido grande desenvolvimento. Inclusivamente, nos últimos dias, entrou em funcionamento naquela zona, mais propriamente na Batalha, um sistema automático de aluguer de livros em tudo semelhante ao que já temos em Paredes de Coura para alugar filmes. Simples, prático e rápido.
Como é óbvio, o objectivo principal do Bibliocafé é fomentar o o gosto pela leitura e, tal como diz o velho o ditado, se as pessoas não vão ter com os livros, vêm os livros ter com os potenciais leitores. Deste modo, tendo os livros mesmo ali à mão de semear, pode ser mais fácil deitar a mão a uma pedacinho de cultura, seja ela em formato de romance ou mais virado para a investigação histórica. O que interessa é ler.
Por mim, a sugestão de João Cunha, vem em boa altura, porque todas as ocasiões são boas para aumentar o nosso nível cultural. Vamos ver se tem pernas para andar ou se, por falta de parceiros ou desinteresse, fica pelo caminho.

4 comentários:

  1. a ideia é boa, falta agora ensinar a maralha a ler, pois o "tuga" é alérgico a leituras, tirando o cabeçalho do jornal A Bola e os rótulos das garrafas, para ver a mixórdia que emborca...

    ResponderEliminar
  2. Boa,João andas a ler Noam Chomsky e não dizes nada a ninguém. É assim mesmo tú é que devias ser o homem do leme e não o Zé Augusto. Boa meu, ganda ideia. Era bom que as capas não fossem muito duras porque senão aparecem mordicadas. Sabes, é que algumas são ideais para fazer filtros. Boa! Com que então Noam Chomsky!

    ResponderEliminar
  3. Pois, pois eu gostava era de saber se o João Cunha já leu algum livro.tenho a certeza que não!

    ResponderEliminar
  4. Duas ideias: para os paulus só forem de capa dura e mesmo assim numa altura de fome podem ser fumados. Nas tavernas era melhor plástificámos se não arriscam-se a ter rodelas de vinho.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!