17 abril 2007

Tiro nos dois pés

Das duas uma: ou a Câmara de Paredes de Coura toma decisões estruturais em cima do joelho, sem as estudar ou medir as suas consequências ou então é muito permeável a pressões. De que outra maneira se pode explicar o autêntico tiro no pé, melhor dizendo nos dois pés, que Pereira Júnior acaba de dar, ao voltar atrás na questão do estacionamento pago nas ruas da vila.
Muitos dos courenses que circulam pela vila ainda não repararam, mas metade dos lugares de estacionamento que em Janeiro a Câmara decidiu taxar, voltaram a ser de utilização gratuita. Os sinais de parque pago foram retirados de algumas zonas, nomeadamente de um dos lados do Largo 5 de Outubro (ainda por cima do que tem mais lugares de estacionamento), de um dos lados da Rua Dr. Afonso Viana e de parte da Rua Frei António de Jesus, por detrás da igreja matriz, entre outros locais. O que me leva a dizer que afinal O Coura tinha razão quando dizia que a máquina cobradora daquela zona tinha sido retirada por esse motivo e não por, como noticiava o Notícias de Coura, estar a ser alvo de reparação. Mas isso é outro assunto.
O que interessa aqui é que, apenas três meses após ter tomado uma decisão polémica no sentido de regular o estacionamento nas ruas da vila, a Câmara de Paredes de Coura volta atrás. E, pergunto eu, porque é que esta alteração, ou melhor o cenário que dela resulta, não foi pensado logo de início, antes dos parcómetros começaram a funcionar? Será que ninguém nos Paços do Concelho se deu ao trabalho de analisar os prós e contras daquela medida, de estudar o movimento diário de automobilistas em Paredes de Coura, de se debruçar sobre os hábitos de estacionamento que os courenses tinham até então?
Será que a decisão de taxar o estacionamento à superfície surgiu do nada? Será que foi alguém que acordou um dia e se lembrou: olha, hoje vou colocar parcómetros na vila? É que não se pode pensar doutra maneira. Primeiro instalam-se os parcómetros, gera-se a confusão e depois reduzem-se as zonas abrangidas e pronto, já está!
Se não foi assim, o que já é muito mau, então só nos resta enveredar pela outra opção, a da vulnerabilidade da Câmara em relação às pressões do exterior. É que bastou meia dúzia de comerciantes terem levantado a voz a contestar os parcómetros e pronto, a autarquia baixa a cabeça e vá de desfazer o que tinha feito três meses antes.
O que nos deixa a impressão de que, de agora em diante, sempre que o Executivo liderado por Pereira Júnior tomar uma qualquer decisão que vá contra a vontade de um ou dois courenses, basta ir fazer barulho para a Câmara, exigir uma reunião com o presidente e pronto, dias depois, lá vemos a decisão revogada. Estou mesmo a ver os feirantes todos a contestar o aumento das taxas dos lugares da feira e a exigir a sua redução, ou então um grupo de courenses que, farto das contas da água, reúne com o presidente do município e exige que, de agora em diante, não se pague água nos dias de semana. Dá para tudo esta política de abertura da Câmara?
No meio disto tudo, Pereira Júnior ainda veio mostrar que está cada vez mais desiludido com a fraca utilização dos parques subterrâneos e vá de baixar a avença mensal para quem os utiliza no período diurno, que passa de 15 para 10 euros. Uma medida positiva para os nossos bolsos, mas que também poderia ter surgido em Janeiro. Eventualmente teria calado muitos dos críticos dos parcómetros, mas, assim como assim, se foram as críticas que acabaram com eles…

11 comentários:

  1. normal

    Ao que parece, o "trabalho" que Sócrates fez para a cadeira de "Inglês Técnico" e que remeteu via fax ao "professor" Luís Arouca, acompanhado de um seu cartão da secretaria de estado, tem data posterior à do certificado que comprova a licenciatura do primeiro-ministro. Em resposta a esta notícia, o gabinete do primeiro-ministro permitiu-se prestar o seguinte esclarecimento:

    "compete às universidades determinarem a data de licenciatura dos seus alunos, a qual depende do preenchimento dos registos de classificação atribuídos pelos professores".

    Entrámos, pois, no domínio do sobrenatural. Senão vejamos:

    - Sócrates acha normal que a data da sua "licenciatura" reporte a um domingo;

    - Sócrates acha normal que o mesmo professor lhe tenha dado 4 cadeiras num único ano (de um total de 5);

    - Sócrates acha normal que esse mesmo professor tenha sido posteriormente por si nomeado para cargos públicos;

    - Sócrates acha normal que esse mesmo professor seja suspeito da prática de diversos crimes, o que terá inclusivamente levado à sua constituição como arguido em processos-crime;

    - Sócrates acha normal que existam diversos registos na Assembleia da República, alegadamente assinados pelo próprio com a mesma data, com informações contraditória acerca das suas habilitações;

    - Sócrates acha normal o uso do título de engenheiro no seu currículo, mesmo sabendo que não era possuidor do mesmo;

    - Sócrates acha normal ter tomado posse na qualidade de engenheiro, tendo jurado cumprir as funções para as quais havia sido eleito, sabendo que não era engenheiro.

    Perante todos estes factos, claramente indiciadores de que terá havido favorecimento pessoal, continua o Procurador da República a assobiar para o ar como se nada fosse com ele. Perante todos estes factos, reveladores de uma crise política profunda, continua o Presidente da República a fingir que não é nada com ele.

    A verdade é que a credibilidade de Sócrates foi posta em causa, o que se constata pelos milhares de mails com piadas, caricaturas e cartoons acerca da sua pseudo licenciatura, pelas dezenas de notícias diárias sobre o tema, pelo tempo que os blogues lhe têm dedicado e, fundamentalmente, pela ausência de explicações credíveis dadas pelo próprio. A ver vamos se com Sócrates não volta a afundar-se o país.

    31 da armada

    ResponderEliminar
  2. Pela primeira vez na vida concordo contigo rapaz.

    Abraço

    AQUILININHO

    ResponderEliminar
  3. Nada surpreendente esta decisão. Permita-me que lembre uma outra explicação, adiantada por alguns: se o objectivo dos parcómetros era amealhar algum para o bolso da câmara o ridiculo da ideia supera em muito este "tiro aos dois pés" de Pereira Júnior. Não é verdade que a câmara se vergue perante a reclamação de algum courense, mas é verdade que o executivo se está a afundar cada vez mais e a levar junto o conselho, o que só por si é explicação para muita coisa.

    ResponderEliminar
  4. Concordo em absoluto ctg Eduardo.
    Mas não fico nada admirada. Como já comentei ctg, o que se passa em Paredes de Coura, e neste caso em particular, na Câmara Municipal de P. de Coura é um espelho do que se passa neste nosso Portugal

    SandraB

    ResponderEliminar
  5. Já sabes a última?
    - Não. Conta...
    - O Governo vai lançar uma nova medida no âmbito do Simplex. Chama-se "Diploma na Hora".
    - Eh pá, isso interessa-me. Sempre quis ter o canudo mas chateia-me à brava ter que queimar as pestanas...
    - Pois para a obtenção de um diploma, a partir de agora, bastará indicar sob compromisso as habilitações do candidato e a nota final pretendida. Existem ainda outras modalidades acessórias: "Equivalências na Hora" e "Mestrado na Hora". E funciona tudo a qualquer dia da semana. Mesmo ao domingo!
    - Ainda bem que me informas, pá. Vou já tratar disso. Faço questão de ter um mestrado em Física Quântica.
    - E eu quero um em Engenharia Atómica. 'Bora lá. Eu não te disse há dois anos que era porreiro votar no PS?

    ResponderEliminar
  6. Pereira Júnior é um homem de pulso fraco. É a sua traição.

    ResponderEliminar
  7. Quaestio praevia (ou questão parva…): Será que foi uma medida?

    Não deixa de ser curioso registar estas reacções. Se a medida foi um erro prefiro a correcção à inflexibilidade ou autismo.

    A insatisfação que vejo manifestarem diz apenas respeito ao facto de serem defensores acérrimos dos parcómetros... se é por isso, então, aguentem.

    Nunca consegui perceber a dificuldade em admitir os erros. No fundo acho que é tradição e quando alguém faz diferente é porque não tem pulso, é uma personalidade sem crédito político. De facto, se ter crédito político é ser assim, pessoalmente, preferiria não ter.

    Já que estamos com a mão na massa, e se realmente a Câmara de paredes de Coura está a dar borlas, eu proponho a distribuição de preservativos com o logo da Câmara em alternativa á baixa dos preços da água. Temos que estabelecer prioridades.

    Quanto aos feirantes, não se preocupem com eles… ouvi dizer que a ASAE vem cá para a próxima feira. Eram para vir na anterior mas perderam-se à saída da A3 e foram parar a TUI.

    Por último, não sei se tiveram oportunidade de ler "O Coura". O Sr. director refere que a notícia da retirada dos parcómetros era a mentira do 1 de Abril... Bem, Sr. EB, acho que tropeçou no nariz do Pinóquio e o “NC” não mentiu… mas…

    afinal quem mentiu, porra?

    ResponderEliminar
  8. Não sejas tão duro com o povo. Eles só querem dizer mal. Custa-lhes um bocadinho pensar. Até o Eduardo meteu os pés pelas mãos. Deve ter sido a alegria de poder publicitar esta "bomba".

    Também tu... com estas coisa de blogs e preservativos. A perder tempo quando podias estar a fazer outro herdeiro.

    ResponderEliminar
  9. Tiro nos dois pés parte II: eles elegeram mesmo o portas!!!!

    ResponderEliminar
  10. Bonito post de quem, há vários meses atrás dizia que era completamente a favor dos parcómetros. Digamos que o titulo esta bem feito. Dois tiros no pé. Câmara Municipal e EB.

    ResponderEliminar
  11. O que está em causa no post não são os parcómetros, com os quais continuo a concordar. O que está em causa é a decisão de os mandar colocar e posteriormente mandar retirar, dando a impressão que não se sabe muito bem o que se anda a fazer.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!