18 fevereiro 2008

Pobres de espírito

Paredes de Coura é tido como um concelho que se estende por muito além das fronteiras do próprio concelho, mercê da diáspora que levou muitos courenses a procurar melhores condições de vida noutras paragens. Pessoas que, apesar de estarem longe nunca esqueceram a terra que os deu ao mundo. De tal modo que alguns se preocupam mais em divulgar os valores de Paredes de Coura do que muitos dos courenses que aqui residem.
É o caso de Jofre de Lima Monteiro Alves, courense natural de Padornelo que as vicissitudes da vida levaram para fora de Coura há cerca de 40 anos. Mas, e se vos disser que mesmo fora de Paredes de Coura, foi através dele, das informações por ele veiculadas, que muito aprendi sobre este concelho? Verdade! São as maravilhas do mundo moderno, da internet, que Jofre Monteiro Alves soube aproveitar, dominando a blogosfera com os seus blogues sobre Paredes de Coura.
Em tempos, num outro blogue sobre este concelho (já desaparecido), Jofre Monteiro Alves chegou mesmo a ser apelidado de “o homem dos blogues”. E é mesmo. Com uma paciência e uma dedicação invejáveis manteve, durante largos anos, vários blogues sobre um único tema: Paredes de Coura. Dir-se-ia mesmo que, embora a residir em Lisboa, nunca saiu da sua terra Natal. Foi no Coura Magazine – Foto que vi algumas fotografias da Paredes de Coura de outros tempos (num trabalho que Eduardo Daniel Cerqueira tem sabido continuar). Foi através do Coura Magazine – História que conheci grande parte do passado deste concelho, desta região. Em resumo, Jofre Monteiro Alves fez da internet, da sua blogosfera, um portal informativo, didáctico, recreativo sobre Paredes de Coura. Aberto a todos, dinamizado por uma pessoa que se preocupa em não deixar esquecer este concelho.
E que agradecimento teve? Da parte de quem o consulta, lote onde orgulhosamente me incluo, vários comentários de incentivo. Um obrigado aqui, um muito bem acolá. Apenas e só, mas ainda assim agradecimentos sentidos. Pelo contrário, tenho a ideia que, da parte dos poderes instituídos, aqueles que teriam todo o interesse, senão mesmo a iniciativa, em divulgar Paredes de Coura, nem uma palavra de agradecimento terá recebido. Pior, temo que ao invés de apoiarem o bom trabalho que vinha desenvolvendo, tiveram a preocupação de o ignorar, pior, de o descredibilizar.
Jofre de Lima Monteiro Alves fechou, na passada semana, as portas dos seus blogues sobre Paredes de Coura. Com uma honrosa excepção, o blogue Padornelo, cujos laços afectivos o impelem a continuar e onde dá conta da sua decisão. Os restantes estão suspensos ad eternum, mercê da falta de sensibilidade de algumas pessoas. Ficamos mais pobres, todos nós, que os consultávamos. Outros permanecerão pobres, pobres de espírito, por não perceberem que havia quem fizesse mais por Coura que eles próprios.

2 comentários:

  1. Mas afinal alguém pode dizer-me o que se passou? O Sr. Alves tem alguma doença que não permite que se canse?

    ResponderEliminar
  2. "Falta de sensibilidade de algumas pessoas"? A quem se deve o feito?

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!