14 janeiro 2009

Coura de outros tempos (3)

Depois de ter falado aqui e aqui sobre o valioso património da história courense que anda por aí à solta e a que não era dado o devido valor, eis que, afinal, a Câmara de Paredes de Coura mostra que está atenta, e dá conta de alguns projectos editoriais onde se destaca uma publicação sobre postais antigos do concelho. São coincidências felizes...
De acordo com a notícia publicada na última edição do Notícias de Coura, que se reproduz acima, a técnica do arquivo municipal estará a ultimar um trabalho que pretende dar a conhecer as diferenças entre as imagens reproduzidas em postais antigos sobre concelho e os mesmos locais e espaços na actualidade. Uma iniciativa que se louva e que irá dar uso a um património cujo valor não é, muitas vezes, tido em conta por quem de direito. Os postais, tais como as muitas fotografias antigas que existem sobre o concelho ao longo do século passado e mesmo do século XIX, constituem um retrato valioso do que foi Paredes de Coura noutros tempos.
E por falar noutros tempos, de salientar também a inciativa que vai ser levada a cabo na próxima sexta-feira, a partir das 18 horas, no Arquivo Municipal. Aproveitando a exposição "Facetas da identidade courense" que está patente ao público naquele espaço, a autarquia vai dinamizar uma conversa sobre a mesma, dando a conhecer o projecto de recenseamento dos acervos documentais que estão à guarda das juntas de freguesia e, ao mesmo tempo, procurando reconstituir vivências comunitárias do passado. A não perder.

10 comentários:

  1. És lido... e pelos vistos pelas altas esferas,continua.

    ResponderEliminar
  2. Deixe-me adivinhar, roubaram-lhe a ideia. Aliás a ideia não, o pensamento, que o Eduardo não deve precisar de se dar ao trabalho de ter ideias.

    ResponderEliminar
  3. Não tem emenda. Quem é que nos garante a nós que não foste tu que já sabias disto e vieste para cá deitar os foguetes? É que isto de mandar postas de pescada tem muito que se lhe diga.

    ResponderEliminar
  4. Eduardo não ligues, esta gentinha é sempre assim.

    ResponderEliminar
  5. Modéstia não é o seu forte, com certeza. Acho hilariante como é que as pessoas em Coura pegam por ninharias assim. Abram horizontes.

    ResponderEliminar
  6. É pelas pequenas coisas que se forma o todo.

    ResponderEliminar
  7. Não discordo anónimo. Apenas me referia à mesquinhez que é, na minha humilde opinião, vir para aqui reclamar direitos.

    ResponderEliminar
  8. Eduardo, não sei como tem pachorra para tantas baboseiras...

    ResponderEliminar
  9. Muito gosto eu de ler os blogues de Coura e muito gosto eu desta terra, e não é só do festival..
    continuem a falar d etudo, bom e mau.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Tem razão, é assim mesmo. Cambada de invejosos. Isto é tudo uma comedoria!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!