30 março 2009

Concelho com desporto, concelho vivo

O último fim de semana passei-o por terras de Valença. Envolvido (quase engolido!) num torneio de basquetebol que juntou naquele concelho equipas de vários pontos do país e também da Galiza num total de participantes que, contas minhas, deverá ter rondado as 300 crianças e jovens até aos 12 anos.
Três dias de actividades em que, além da prática desportiva em si, as crianças participaram em momentos lúdicos e recreativos, sempre com o objectivo de promover o convívio entre os participantes, oriundos de clubes e realidades tão diferentes. O torneio só hoje termina mas, independentemente dos resultados alcançados, no caso concreto pelo Basket Clube de Coura, o importante foi o convívio entre todos os atletas. Uma iniciativa onde deu para ficar a perceber o papel importante que os clubes têm, através dos seus atletas, dirigentes e mesmo dos pais dos atletas, no sentido de dinamizar actividades que, de outra forma, ficaram no papel, à espera do apoio e do envolvimento das entidades oficiais.
Não se julgue, contudo, que este tipo de iniciativas só acontece lá por fora. Em Paredes de Coura, nos próximos dias 10 e 11 de Abril, vamos ter algo parecido, desta feita dedicado às camadas jovens do futebol. Organizado pelo Sporting Clube Courense, o Torneio Internacional da Páscoa, já na sua segunda edição, promete reunir cerca de 600 jogadores de 20 equipas, com idades compreendidas entre os 8 e os 15 anos.
Um evento que, pelo que sei, se realiza com muito esforço do clube e dos seus dirigentes, que não se têm cansado no sentido de obter as melhores condições para receber tão distintos visitantes. E também dos familiares dos jogadores que, como é hábito neste tipo de iniciativas onde se apela ao voluntariado, não vão certamente deixar de oferecer o seu melhor à organização.
Desconheço, tanto no caso de Paredes de Coura como no de Valença, se as respectivas autarquias se envolveram também na organização, apoiando a realização dos torneios. Creio, contudo, que são eventos que merecerem o apoio de qualquer câmara, não só por serem criadoras de toda uma dinâmica que enriquece o concelho, mas também porque são o exemplo mais visível de que o concelho está vivo e tem futuro.

12 comentários:

  1. Caro sr Eduardo Bastos.
    Desde já o agradecimento pela divulgação do evento.
    De facto o esforço está a ser grande e cansativo, mas certos estamos, a muito poucas pessoas que estamos empenhadas na organização do torneio, que o resultado final tudo compensará, sobretudo para as cerca de 100 crianças do clube que tem aqui a oportunidade de conhecer outras de realidades tão diferentes e desportivamente defrontar emblemas de renome que em tempos não muito distantes nem sonhavam.
    A Autarquia de Paredes de Coura de facto apoia a realização do evento, não em termos financeiros, pois esse apoio é dado como a qualquer outra associação do concelho, mas neste caso concreto em logistica, como seja a disponibilidade de transportes, barreiras, barracas de apoio e respectivo pessoal.
    De salientar ainda o apoio indespensavel dos bombeiros, da associação de pais e de algumas (poucas) empresas locais ou da região, para fazer face a tão grande investimento em termos financeiros por parte do clube, lembramos que as inscrições são gratuitas e que o S.C.Courense providencia no seu campo de jogos o almoço a todos os participantes, bem como lembranças e medalhas de participação.
    Ao contrario de que era habitual nota-se uma cada vez maior participação dos pais nas actividades desportivas dos seus filho, embora ainda de forma muito timida, facto a que não será alheia a falta de uma cultura desportiva na infancia, coisa que contra as opiniões até há bem pouco tempo vigentes, temos vindo a tentar combater, nõa só o S.C.C., mas tambem outras colectividades, tentando deixar para trás a ideia de que jogar num clube era um favor, e pensar agora que é um previlégio ter num concelho tão pequeno tantas instituições onde o podem fazer.
    Só uma pequena correcção, está confirmada a presença de 20 clubes diferentes, e em termos desportivos apelo à presença massiva dos courenses logo no dia 10 pela manhã às 10h, onde a nossa equipa mais jovem, a equipa de Pré-escolas defronta uma equipa das A. Sporting Clube de Portugal.


    VIVA O COURENSE

    António Gonçalves
    Vice-presidente, formação

    ResponderEliminar
  2. Bom dia

    Já foi corrigido. Obrigado pelo reparo.
    Os meus parabéns pelo vosso empenho e dedicação.

    Cumprimentos

    Eduardo Bastos

    ResponderEliminar
  3. SAo sempre iniciativas de louvar ,e as autarquias devem apoiar sempre.
    Parabens a S.C.Courense por esta iniciativa.

    LOBO

    ResponderEliminar
  4. Ó pá, o homen de Cunha ainda não veio associar-se?!...

    ResponderEliminar
  5. Pois é senhor bastos...
    Acho que não ofendi ninguem, apenas digo no comentário que o senhor não quer publicar aquilo que muita gente pensa do Presidento do Courense...
    Mas enfim...

    ResponderEliminar
  6. ai sim ai sim ????o q dizem ,o q dizem do presidente?
    Numca ouvi nada!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. O presidente é o Carioca?
    Pensei que fosse o Carlos da Miquelina ou o rapaz de Lamamá.
    Estranho...

    ResponderEliminar
  8. EI...PSSSST!!!
    Já alguem avisou o presidente do kourense que ia haver isto?
    Olhem que tem que ir entregar taças com o Tone Júnior e Cª....

    Adepto observador

    ResponderEliminar
  9. Uma boa iniciativa sem duvida...não sei é se será um pouco avançada demais para a tacanhês da nossa santa terrinha...
    Ora bem...600 crianças!!! De certo que trazem acompanhantes...isso significa movimento, almoços, lanches...
    Isto tudo para quê, o comercio local apoia...e em que medida?
    E a autarquia apoia...apenas apoio logistico e a contribuição anual como é referido em cima pelo dirigente do clube?
    Pareceu-me modesto da parte dele e que não queria tocar em ninguem...não sei.
    Quanto ao resto, tenho reparado nos comentários...realmente o presidente não é visto a acompanhar a formação, pelo menos das poucas vezes que tenho oportunidade de acompanhar ee isto sem ter qualquer tipo de inetresse pois não tenho lá familiares, mas sim por gosto de ver a juventude do concelho, vejo lá sempre as mesmas (poucas) pessoas a trabalhar...
    Espero bem que agora não haja aproveitamento da iniciativa, quer politico e pessoal (aqui estou a falar em vaidade da parte de algumas pessoas) e darem os louros a quem trabalha em tão grande empreitada que deve ser organizar este evento.
    Bem haja e muito boa sorte para as pessoas da formação do S.C.Courense, pois vcs merecem.


    A 6ª Coluna

    ResponderEliminar
  10. Brasileira da docelândia06 abril, 2009 21:21

    Venho por este meio reclamar uma justificação para a censura utilizada num comentário que fiz a este post, isto se este não for também para o caixote. Não sei que mal tinha. Desígnios superiores, acho.

    ResponderEliminar
  11. Que disse a Basileira que disse?
    Diga, diga...
    Aí o lapís azul....

    Adepto observador...

    ResponderEliminar
  12. Brasileira da docelândia10 abril, 2009 04:19

    Oh adepto observador, olhe que a deixa também era para si. Bamos la ber bamos...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!