26 maio 2011

Legislativas 2011 – José A. Marinho Gomes - MPT

jose marinh gomes - mpt1 – Como surge a sua integração na lista de candidatos a deputados pelo círculo de Viana do Castelo?

Aceitar ser candidato a Deputado pelo MPT – Partido da Terra – que não tem os meios financeiros necessários para efectuar uma campanha de igual para igual com os grandes partidos do poder (o orçamento para o Círculo Eleitoral de Viana do Castelo que cada um deles tem deverá ser superior ao que existe a nível nacional para o MPT), nem o apoio de grupos económicos, é uma ousadia.

Mas a candidatura do MPT é também necessária para pôr fim ao sistema político fechado e de privilégios, corrupto e apodrecido em que vivemos, para lutar contra o facto de só serem eleitos os candidatos dos partidos do poder que são os verdadeiros responsáveis pela situação em que estamos.

É sobretudo indispensável a candidatura do MPT para dar voz aos que não têm voz, para chamar a atenção para as leis e políticas injustas, para fazer o que é preciso, sem medo e com rectidão.

 

2 – Quais os principais problemas que encontra no país e no distrito de Viana do Castelo em particular?

Com a situação do desemprego em Portugal, e em particular em Viana do Castelo (só no mês de Abril há 11060 inscritos no Instituto de Emprego do nosso distrito), a agravar-se continuamente, as previsões para o futuro não são as mais animadoras.

Em Portugal e no nosso distrito há, em pleno século XXI, mulheres com salários em média, mais baixos do que os salários dos homens - daí a necessidade de existir uma verdadeira equidade salarial.

Também porque os actuais responsáveis políticos do Alto Minho nada ou muito pouco fizeram para impedir a cobrança de portagens, levada a cabo pelo governo PS, com o apoio do PSD (o alegado princípio da igualdade como se fossemos, de facto, todos iguais…) restará aos cidadãos escolher outros representantes e, se necessário for, o recurso à desobediência civil.

São preocupações do MPT a terra e o mar que são bens comuns, que devem ser preservados por todos, perpetuando-se o seu equilíbrio com o Homem. Por isso torna-se necessário sensibilizar e mobilizar a sociedade para a sua importância, promover a economia sustentável do meio rural e do mar que, por culpa dos nossos governantes e más infames políticas adoptadas, se vem degradando.

Apesar do tom negativo de todos os discursos, os candidatos do MPT acreditam que é possível a Portugal, e ao Alto Minho, em particular, inverter as coisas e caminhar para um futuro melhor. Mas para isso é preciso dizer a verdade, ser honesto, e estar realmente empenhado em levar em frente as medidas indispensáveis para equilibrar as contas públicas e fomentar o crescimento económico sem penalizar sempre os mesmos e sem beneficiar apenas meia dúzia.

3 – Na sequência da resposta anterior, quais as propostas que pretende ver aplicadas para combater esses problemas? Quais as soluções possíveis?

1º A SUSPENSÃO IMEDIATA DO PAGAMENTO DAS SCUT’S, para todos os residentes e empresas sediadas no distrito de Viana do Castelo. Consideramos que esta proposta é uma medida não só justa, uma vez que as estradas alternativas “de facto” não existem, como necessária para o desenvolvimento económico do Alto Minho. Na defesa intransigente da nossa TERRA e da nossa GENTE, com a determinação que lhe é característica, o Partido da Terra – MPT, manifesta-se solidário com as populações locais afectadas por esta medida “punitiva” do Governo Socialista - com o apoio do Partido Social Democrata - e reafirma a sua determinação em tudo fazer para obstar à desertificação do país interior e ao estrangulamento económico do tecido empresarial das regiões do país interior.

2º O PROLONGAMENTO A28 / IC1 ATÉ VALENÇA e a mais do que merecida LIGAÇÃO DA A3 a PAREDES DE COURA, que tem vindo a ser prometida pelos nossos governantes e sucessivamente adiada, e o PROLONGAMENTO DO IC28 ATÉ À FRONTEIRA DA MADALENA, Lindoso, Ponte da Barca.

3º A RECTIFICAÇÃO DO TRAÇADO MONÇÃO/ARCOS/PONTE DA BARCA/BRAGA.

4º A CONSTRUÇÃO DOS ACESSOS RODO-FERROVIÁRIOS AO PORTO DE VIANA DO CASTELO.

5º MODERNIZAÇÃO DA LINHA DO MINHO, com a REINTRODUÇÃO DO COMBOIO INTERCIDADES e a SUPRESSÃO DE TODAS AS PASSAGENS DE NÍVEL EXISTENTES - uma viagem Porto-Viana demora cerca de 2 horas e Porto-Vigo cerca de 4 horas. Estas medidas têm carácter URGENTE e são muito mais importantes para as populações locais do que a construção de um TGV.

6.º Impulsionar uma política de “exportação” de produtos culturais, eventos desportivos e áreas de negócio de base náutica, de modo a preservar a nossa herança e vocação marítima, aproveitando para dinamizar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo que, em interligação com as universidades, devem apostar em PRODUTOS NOVOS  e implementar um modelo de negócio a partir das suas ideias e conhecimentos.

 

4 – Que apelo/mensagem quer deixar aos eleitores do distrito?

O Partido da Terra assume-se antes de mais como um partido ecologista, tendo por base o humanismo e a solidariedade. Defendemos a igualdade de condições e de dignidade para todos os alto-minhotos e assumimos como alicerce da nossa acção política a defesa da Terra e o Eco-desenvolvimento como um novo modelo de desenvolvimento sustentável, participado pelas comunidades naturais e pelos cidadãos.

Por isso temos uma mensagem de esperança para o futuro que não se avizinha nada fácil. Assim, propomos uma reforma política, que conduza ao aprofundamento da democracia, pois os políticos, na sua grande maioria, acomodaram-se às estruturas existentes, pelo que é chegada a hora de reafirmar que a Política é a única arma que os portugueses dispõem para mudar as coisas e que abdicar dela significa sujeitar-se aos que beneficiam e engrandecem com a nossa apatia.

Nunca como hoje a eleição de um deputado do MPT para a Assembleia da República é, não só necessária, como possível. E a pergunta que se deve fazer aos eleitores é esta: quem prefere eleger? o Nº 1 do MPT ou os 5ºs e 6.ºs deputados do PS ou do PSD?

1 comentário:

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!