09 maio 2007

Crítica gastronómica

Mais um fim-de-semana gastronómico que passou. A iniciativa da Região de Turismo do Alto Minho trouxe bastante gente a Paredes de Coura. Mais do que em anos anteriores, atestam alguns empresários da hotelaria courense. A ajudar pode ter estado o alargado leque de actividades culturais e lúdicas que a autarquia promoveu no sábado e no domingo, nomeadamente a mostra de sabores regionais.
Mas, se o prato principal parece ter sido positivo, já o mesmo não se pode dizer de alguns acompanhamentos que, apesar de quando anunciados terem deixado água na boca, depois de experimentados parecem ter provocado alguma azia. É que, ao que parece, nem tudo correu bem no último fim-de-semana.
Comecemos, por exemplo, pela mostra de sabores da terra, iniciativa de louvar mas que, ainda assim, poderia ter tido melhor sorte. Fica, portanto, o reparo para uma próxima edição: as barracas, já se si bastante quentes, bem que podiam ter sido colocadas à sombra. No mesmo Largo Visconde de Mozelos, mas à sombra, que por ali ainda existe. É que estar fechado no forno, só se for para alourar mais os tradicionais biscoitos de milho.
Já agora, e se me é permitido, um outro reparo, ou melhor uma pergunta: de quem foi a ideia de, ao invés do palco que é habitualmente montado para receber os grupos folclóricos, instalar ali no largo uma plataforma ao nível do chão? Se o objectivo era dificultar a actuação dos ranchos, então foi conseguido. Se, por outro lado, se pretendia aumentar o calor humano em torno das actuações, também se conseguiu, porque com o espaço do Largo Visconde de Mozelos repartido pelas barracas, pela esplanada da pastelaria e pelo “palco rés-do-chão”, as pessoas acotovelaram-se mesmo em cima dos dançarinos. Mas só os da primeira fila, porque os detrás, com o palco enfiado num buraco, facilmente desistam de tentar ver o espectáculo.
A finalizar, uma menção ao passeio cultural que a autarquia levou a cabo em torno da presença de Aquilino Ribeiro por terras de Coura. Pouco concorrido, é certo, como muitas das actividades culturais que por aqui se vão fazendo, mas ainda assim interessante. Pena é que tenha começado tão tarde e tão mal preparado. Da próxima vez é melhor avisar os proprietários dos locais a visitar para não correr o risco de bater com o nariz na porta.

2 comentários:

  1. Que coisa mal organizada, mais valia fazer na rua da frente, a largura era a mesma

    ResponderEliminar
  2. Deixo aqui o testemunho para afirmar a falta de condições, sem palco, sem cadeiras... Enfim!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!