25 maio 2007

Dentro e fora

Cibernauta em Casa
Todos sabemos que, hoje em dia, praticamente qualquer pessoa tem acesso à Internet. E por acesso entenda-se a possibilidade de aceder, pois também é certo que muitas pessoas continuam a olhar para os computadores como se de animais selvagens se tratassem. Mas, e focando o assunto nos mais jovens, que é o que interessa para aqui, sabe-se que grande parte deles tem acesso a um computador ligado à WWW, seja em casa, na escola, na biblioteca ou simplesmente num cibercafé. E segurança, será que têm?
É precisamente este o tema da conferência que vai decorrer amanhã à noite no Centro Cultural de Paredes de Coura. Organizada pela Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Território Educativo de Coura, em parceria com a Câmara Municipal, este evento tem início às 21.30 horas e vai contar com a participação de Paulo Moreira, do Centro de Competência da Universidade do Minho, que vai abordar a delicada questão das vantagens/desvantagens da Internet.
É que, e agora é a minha opinião pessoal que aqui se expressa, a Internet é um pau de dois bicos. Por um lado temos todo um mundo de informação e conhecimento à distância de apenas um click. Por outro lado temos uma exposição pública que, se não for devidamente tida em consideração, pode ser aproveitada por pessoas mal intencionadas. E, no caso concreto dos mais jovens, convém não esquecer que esse "mundo de conhecimento" comporta também conteúdos que são impróprios para essas camadas etárias. Por isso o papel dos pais é fundamental no acompanhamento da actividade "online" dos filhos. Apareçam amanhã à noite que certamente vai valer a pena.

E lá fora...
Aproveitando a introdução ao tema Internet, não posso deixar de trazer aqui também um outro assunto que tem merecido atenção das entidades públicas em vários concelhos, nomeadamente nos nossos vizinhos mais próximos. É que a Internet, e a tecnologia, há muito que deixaram os limites físicos de quatro paredes, perderam fios e ganharam terreno. Cientes disso muitas câmaras municipais do nosso país já dotaram alguns espaços e equipamentos de acesso à Internet sem fios, possibilitando que qualquer pessoa com um computador portátil possa, por exemplo, estar no jardim a desfrutar de um dia de sol e a ler um jornal online, ou então a consultar o seu email no intervalo de uma qualquer conferência levada a cabo num auditório municipal.
Numa altura em que a Câmara Municipal de Paredes de Coura está a efectuar a ligação informática de todos os seus serviços espalhados pela vila, deixo aqui a sugestão de alargar esse projecto e dotar alguns espaços do concelho de rede Wi-Fi. Falo, por exemplo, da praia fluvial, do centro cultural, ou do CEIA e área envolvente. Ou ainda do próprio centro urbano. Sei que seria um investimento para poucos (tirando talvez a praia fluvial em épocas de festival) mas seria uma mais valia para quem cá vive e para quem nos visita.
E se o projecto fosse alargado às freguesias? Parece irreal, mas sei que há juntas de freguesia do concelho que foram contactadas por empresas privadas no sentido de oferecer esse serviço ao seus habitantes. O investimento inicial é que pode colocar alguns entraves à massificação do acesso à Internet, mas nesta como noutras coisas, o que custa mais é começar.

1 comentário:

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!