17 abril 2009

De porta aberta aos visitantes

Muito se fala de turismo e de potencialidades turísticas de Paredes de Coura. Da miragem do golfe ao encanto e imponência do património construído, muitos são os atractivos do concelho para quem nos visita e, não raras vezes, para quem cá habita e não o conhece como deve ser.
Mas, um dos focos de maior atractividade de Paredes de Coura continua a ser o património natural desta terra. A começar no Corno de Bico e a terminar nas zonas ribeirinhas do Coura.
Ainda num dos últimos fins de semana me cruzei com um grupo que, ali para os lados da Pena, regressava, ao final da tarde, de uma caminhada valente que os levou até S. Silvestre e às Porreiras. Tudo gente de fora (da zona do Porto, creio eu) que resolveu passar um sábado diferente, calcorreando terreno que nos é familiar. Não os únicos e não serão os últimos, certamente. Estes também já por cá andaram e, amanhã, receberemos a visita destes caminhantes.
São turistas diferentes que não escolhem o roteiro turístico habitual. De tal forma que, não raras vezes, grupos de caminhantes vindos de fora, alguns com muitos quilómetros de viagem para cá chegar, andam pelos nossos montes e vales, à descoberta do que, muitas vezes, nós por cá ignoramos. Isto apesar das boas iniciativas que são levadas a cabo neste âmbito em Paredes de Coura e dirigidas aos courenses, com a promoção de caminhadas a diversos pontos do concelho, conforme de pode ver, a cada mês, na agenda cultural de Paredes de Coura.

1 comentário:

  1. Ainda bem q bem gente de fora fazer os trilhos de Paredes de Coura.
    Mas tem um senao,fiz já vários trilhos em Paredes de Coura e quase sempre tive dificuldades de orientacao pq as placas sinalizadoras ou despareceram ,algumas notava-se q foram queimadas pelos incêndios e tb as pinturas desapareceram debaixo do musgo q nasce.Ao ver a foto de"destes" no post,nao pude deixar de me lembrar que tb eu fiz esse caminho e exactamente nesse sitio da foto foi-me impossivel passar,pq era pleno inverno e levava muita mais água.Tentei subir mais um pouco esse regato para ver se encontrava outra passagem,e nada,remédio foi voltar atráz e seguir em direccao a S. Martinho de Coura. Isto´tudo só pra dizer q os caminhos mereciam outra atencao dos responsáveis(Câmara Municipal;Juntas de Freguesia)??

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!