29 abril 2011

A mesma água… mas mais cara

depósito água venadeNo próximo mês não se admire se a sua factura da água vier mais recheada. Razão: a Câmara de Paredes de Coura vai aumentar as tarifas da água e do saneamento. Mais 50% por cento no caso da água, mais 300% (sim, trezentos) no caso do saneamento.
A justificação da autarquia, pela mão do próprio presidente, já começou a chegar aos consumidores, num desdobrável onde António Pereira Júnior justifica o aumento com a obrigatoriedade de, ao abrigo da Lei de Finanças Locais, os preços cobrados pela prestação destes serviços não poderem ser inferiores aos custos suportados pela autarquia. Até aqui, nada contra: lei é lei, mesmo quando não se concorda há que cumprir. O problema surge quando o cenário que agora se apresenta, com o argumento de em 2010 a conta de exploração do serviço de águas e saneamento ter apresentado um resultado negativo de mais de 362 mil euros, já ser previsível há muito.
Ainda no final de 2007, quando se discutia a concessão da rede de distribuição, já eram dados como garantidos aumentos astronómicos nos valores a cobrar aos consumidores, muito embora na altura se dissesse que esta operação iria trazer grandes poupanças à autarquia courense, nunca se falando em défice na conta de exploração. O assunto voltou a estar na ordem do dia em meados do ano passado, por ocasião da incorporação das Águas do Minho e Lima na maior e mais abrangente Águas do Noroeste, tendo na altura os municípios da CIM Minho-Lima equacionado até a hipótese de criarem uma nova empresa, de cariz intermunicipal, que se substituísse à Águas do Noroeste, possibilitando a prática de preços mais baixos.
A nova empresa, contudo, não chegou a avançar. O mesmo não se pode dizer dos aumentos, mercê do corte da comparticipação da autarquia no custo final da água e do saneamento. Recorde-se que, na água, por exemplo, a autarquia financiava até agora metade do custo do m3, pagando o consumidor apenas a outra metade. Agora, com resultados negativos e crise à porta, o fardo cai para o lado do mais fraco: o utente, que não se pode queixar de não ter sido avisado pelo próprio presidente da Câmara, ainda na última entrevista que deu ao Notícias de Coura, em Janeiro deste ano.

8 comentários:

  1. A Câmara Municipal deixa de subsidiar a água!!!!!!! Será que tb vai deixar de subsidiar o Festival de Música???
    é que o subsidio do festival dava para pagar muito metro cúbico de água!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Lamentálvelmente, o nosso Município,vendeu à empresa" Águas de Portuga" e sua rede de alta,quando Coura já tinha distribuião deste preciosos líquido em quase todo o concelho com redes recentes.
    A C.M. para acudir a outros investimentos de discutível interesse,lá foi vender aquilo que a natureza nos ofereceu!... Assim aconteceu com as Eólicas, ainda estas não estavam em funcionamento já a C.M. vendeu a sua posição que seria uma fonte de rendimento para sempre.
    Agora,ainda pretendem criar empresa pública/Municipal ou Inter/, para assim conseguirem mais uns empregos para os reformados que por imposição da lei vão deixar os seus postos de presidentes de Câmara!!!,Por favor,deixem-se de ser despesistas, contentem-se com a vossa churuda aposentação,não estão a ver como está o país??? Ouviram ontem o Secretário de Estado da Adm.Local,José Junqueiro, ao ter informado que parte das Câmaras deste país a curto prazo não tem dinheiro para pagar aos seus funcionários e credores,querem melhor!!! Não brinquem com o zé povinho que nada têm a ver com este descalbro das contas públicas e débito ao exterior.
    Vamos ter que pagar a factura!...

    ResponderEliminar
  3. Vamos ver o que a Câmara Municipal vai cortar na despesa,Festival,feira da mostra,festas do concelho,passagem de ano,pessoal, aí Pereira Júnior que gestão danosa e situação difícil em que vais deixar o Município.Estava bom de ver!...
    Como disses-te nu última sessão da Assembeia Municipal os empreiteiros abandonam as obras por falta de pagamento por parte da Câmara, UMA VERGONHA,faz só as obras que a Câmara possa pagar,deixa-te de folclores, o tempo é de dificuldades e não facilidades.

    ResponderEliminar
  4. Sr José Cunha, como correspondente do pasquim do regime porque é que não escreve isso lá?

    ResponderEliminar
  5. Para desilusão do anónimo,quero o informar que não sou correspondente do jornal Notícias de Coura e muito menos de "Pasquim", sou na verdade,modesto colaborador no referido jornal como noutros,tenho a liberdade de escrever aquilo que com responsabilidade,sinto e me vai na alma,toda a vida assim foi, quando não interessar a minha colaboração basta que o digam, o que felizmente não é o mesmo jornal que ajudei a fundar e ainda sou sócio da firma,aí sim, o ~"patrão" apenas e só deixava passar toda a colaboração que lhe conviesse,alguém tem dúvida???
    Daí, há anos, bati com a porta, e com toda a razão, o resultado do "quero,posso e mando" está á vista. O mesmo aconteceu com o amigo Tinoco que , e, foi o meu sustituto no lugar de Chefe de Redacção.
    Não podemos nem devemos meter tudo no mesmo saco por vezes felizmente a farinha pode ser de melhor qualidade

    ResponderEliminar
  6. A Câmara Municipal, vai forçosamente, ter de cortar despesas já que tanto dinheiro gastou inultilmente,tais como parques(2),edifício Ceia em Vascões,Túneis,e as portas do Corno de Bico, onde se esperava gastar mais de 2 milhões de euros,esta e o Ceia, cerca de 5 milhões de euros, ou seja 1 milhão de contos!!! Que TGV s.Tanta irresponsabilidade junta,estes desmandos da maioria socialista de Coura, o seu responsável, já que os outros assinam de cruz,deviam ser criminalizados judicialmente por desbaratarem os nossos dinheiros.
    Admissão de pessoal a rodos, vereadores a tempo inteiro,acessores,secretárias, compra de viaturas de certo porta( jippes de topo de gama?)subsídios a qualquer bicho careta,associações,passeios,corridas, prémios,pagamento de viagens de autocarro,passeio dos idosos !!! e companhia,não interessa sa s
    ão ricos ou pobres, vai tudo na "manada"festas,passagem da ano com bolo rei e bebidas a jorrarem nos passeios,fogo como que feiras novas ou festas da Ag0nia se tratasse,feira mostra,festas do concelho etc etc.
    subsídios atribuídos de forma indiscriminada. E agora, Pereira Júnior,ainda há dias, dizias que não seria necessário cortar nestas despesas,onde vai cortar?Mais taxas,aumentos das existentes com no saneamento cerca de 300%,água 30%, e o mais que virá!

    ResponderEliminar
  7. Esta observação é muito bem feita: o assessor era o primeiro a ir à vida. Os vereadores esses fazem falta, isto é se trabalharem bem. Agora esta treta de acessores e gabinetes isso não presta para nada.

    ResponderEliminar
  8. Os Vereadores fazem muita falta. São tão intelegentes que até foi preciso ir busca-los fora de Coura. Está provado em Coura não há gente intelegente. Ainda não repararam no trabalho deles?

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!