26 maio 2011

Promessas “Duracell”

foilheto ps legislativas 2011Há promessas que devem ser alimentadas pelas famosas pilhas do coelhinho. É que duram, e duram, e duram…

Como já referi várias vezes a minha ligação a Paredes de Coura remonta a meados da década de 90. Na altura, para chegar a Paredes de Coura vindo do Porto, de auto-estrada só até… Braga. Daí para cima só pelas “nacionais”. Mas daí para a frente o caminho foi ficando mais curto, com a continuação da A3, primeiro até Ponte de Lima e depois com a sua conclusão até Valença.

Curiosamente, o meu primeiro trabalho no Minho foi o acompanhamento noticioso do final dos trabalhos desta auto-estrada, em vésperas da Expo 98, tida como entrada preferencial para muitos visitantes espanhóis. E já nessa altura, quando questionados os responsáveis governamentais e autárquicos sobre o desvio que se verificava no traçado de Ponte de Lima para cima, se falava numa variante para lugar o nó de Sapardos à A3.

Hoje, volvidos 13 anos sobre a conclusão da auto-estrada, com governos socialistas e social-democratas pelo meio, a variante de ligação a Paredes de Coura é coisa que ainda não existe. O que existe são promessas, muitas, e reivindicações, outras tantas, independentemente da cor política de quem está no Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações. E a última promessa aí está, a abrir a lista de compromissos que a candidatura do PS por Viana do Castelo apresenta na corrida às próximas legislativas (clicar na imagem para aumentar). Mas não é caso único e há mais partidos que incluem esta ligação no rol de reivindicações para o Alto Minho.

Numa altura em que já existe novo estudo de traçado, mas em que as condições económicas do país mandam nem sequer pensar numa obra destas, será que as promessas são para acreditar? Ou serão apenas para enfeitar folhetos e discursos? Nós ficamos à espera para saber!

18 comentários:

  1. A quantos Kilómetros estamos da Auto-Estrada,a contar mesmo do centro da vila????
    Será que precisamos mesmo de uma ligacao??? Na minha opiniao ..NAO.
    Um arranjinho na estrada que temos ,tudo bem, aí precisavamos. Mais do que isso??Nao vejo pq...
    Ou ainda pensam que é isso que vai trazer desenvolvimento a Paredes de Coura?????Puro engano......

    ResponderEliminar
  2. Só vem a Coura quem tem mesmo que vir. Tb não vejo a necessidade de ligação (ainda por cima a pagantes)
    Arranjem as nacionais, que até são agradáveis pela paisagem.

    ResponderEliminar
  3. Alcatrão já temos o nosso pais cheio. Protejam as paisagens e deixem-se de tontices como este governo se prepara para fazer no Tua. Só falta o cimento. A natureza será o ouro do futuro.

    ResponderEliminar
  4. Eu sou vejo uma coisa o PS que esteve no governo nunca se preocupou com Paredes de Coura e nesse tempo até havia dinheiro. Não entendo neste tempo de crise onde arranjaram dinheiro para fazer a obra. Isto chama-se politica = a mentira. Meus Senhores tenham decencia.

    ResponderEliminar
  5. Entendamos o contexto do desabafo do Eduardo: a questão levantada é a sucessiva mentira da promessa desta obra (quem diria, políticos a mentir?!?) e não a necessidade que temos da mesma!

    ResponderEliminar
  6. A questão levantada não é a necessidade da ligação mas a eterna promessa de a fazer...

    Não faz falta nenhuma, é certo. Mas pelo menos era fácil deixarem de mentir e dizer simplesmente que "não faz falta"!

    ResponderEliminar
  7. Ligação sim ou não? Por mim continuo a defender que sim. Imaginemos que todos pensávamos da mesma forma, e que a A3 terminava em Braga???? Seria um descanso .. alegam alguns, mas um pesadelo diriam muitos mais.

    E se a A1 ainda se mantivesse em Vila Franca? E se a A2 não tivesse sido feita? E se o IP5 não tivesse sido melhorado,, tenham juízo….

    Vivemos no mundo em que vivemos para o bem e para o mal, graças à velocidade com que nos deslocamos.

    Se o traçado deve ser o que esta proposto, para mim parece-me discutível.

    Sobre a inclusão desta promessa em determinados programas, sem comentários, não existem palavras para descrever esta ousadia. Só possível porque cheira a fim de ciclo.

    Quanto aos custos, seria infimamente menos chocante do que o dinheiro gasto em parques subterrâneos em Paredes de Coura, mesmo que o dinheiro disponibilizado não pudesse ser aplicado em mais nenhum projecto.. é uma questão de visão…

    É difícil ver para cá da “Travanca”………

    ResponderEliminar
  8. "De acordo com Vítor Bento, outro dos factores que contribuiu para a crise económica foram os investimentos efectuados em Portugal ao longo dos últimos anos. "É uma ilusão muito grande neste país que investir em obras é o que faz crescer o país e todo o investimento que foi feito foi mal feito", defendeu. "Eu não ponho em causa se as obras foram úteis ou não, a única coisa que eu ponho em causa é que não geraram capacidade produtiva, não geraram potencial para gerar riqueza", explicou.

    Vitor Bento, economista e membro do Conselho de Estado.

    in:http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1862528

    ResponderEliminar
  9. E pq nao fazem uma estradinha em condicoes para o Venancinho ir e vir todos os dias para o trabalhinho!!!!!
    É que isto de andar a subir e descer a Travanca já foi!!!!

    ResponderEliminar
  10. Caro Venânci,
    sempre tem a solução pedras finas, não está em bom estado, mas sempre dá para fazer uma ou outra paragem.
    è ruim é certo, mas é um consolo.

    ResponderEliminar
  11. "Maio, 2011 21:01

    LOBO disse...
    "De acordo com Vítor Bento, outro dos factores que contribuiu para a crise económica foram os investimentos efectuados em Portugal ao longo dos últimos anos. "É uma ilusão muito grande neste país que investir em obras é o que faz crescer o país e todo o investimento que foi feito foi mal feito", defendeu".

    p.ex: os parques de estacionamento em Paredes de Coura, são altamente rentavéis!!!!!!....

    ResponderEliminar
  12. Lobo disse
    "E pq nao fazem uma estradinha em condicoes para o Venancinho ir e vir todos os dias para o trabalhinho!!!!!"

    Não preciso melhor, do que aquela estradinha que tenho, 0,10€ por dia, toda planinha.. é um mimo, mas é do lado de cá da Travanca!!!!!

    ResponderEliminar
  13. "Anónimo disse...
    Caro Venânci,
    sempre tem a solução pedras finas, não está em bom estado, mas sempre dá para fazer uma ou outra paragem.
    è ruim é certo, mas é um consolo"

    Não posso precisar o estado,,, nem o consolo,, o caro anónimo lá sabe!!!!!também não digo, desta água não beberei!!!!!

    ResponderEliminar
  14. Ó Venancinho diga-me lá onde viu alguma vez eu a defender os Parques????
    Ou a dizer que é um investimento lucrativo????
    Sabe bem que defendo algumas obras!! mas nao todas!!!

    "Não preciso melhor, do que aquela estradinha que tenho, 0,10€ por dia, toda planinha.. é um mimo, mas é do lado de cá da Travanca!!!!!"

    Pois deixe-se andar por lá !! porque por aqui vc nao faz falta nemhuma....nao sentimos a sua falta......

    ResponderEliminar
  15. Se o Venancinho acompanha-se o Blog ia por exemplo ter lido este meu Post!!!(por causa de obras).
    Nao tente deitar areia para os olhos do povinho.... vc nao tem estaleca......


    No Post:Pagar? Só daqui a nove meses!

    "
    Agora pode ter a certeza que vou defender (com unhas e dentes)todas as obras que acho que sao boas para Coura. Uma delas foi concerteza o CEIA.
    As Portas do Corno de Bico vao ser outra obra que defendo,embora nao concorde com a sua localizacao!!! Pois acho que o terreno da chamada Bouca da Veiga era muito mais propicio,embora este terreno seja particular.
    Já o mesmo nao posso dizer de outras obras que foram feitas.......

    25 Maio, 2011 18:47

    ResponderEliminar
  16. Sr Venâncio...
    Quando falo da estrada das Pedras Finas, refiro-me à água que por lá transborda, fina, cristalina, boa e à paisagem que por aí se pode apreciar.... onde está o sr com a cabeça..... Maroto....
    Lobo:
    "se acompanha-se o blog...."
    antes "se acompanhasse o blog"
    Quanto ao CEIA - Boa obra, mostra de que fibra somos feitos em aproveitar o que a natureza nos deu e melhorá-la.
    Quanto à chamada porta do Corno de Bico, de facto a solução seria de aproveitar a Bouça da Veiga (que se encontra em estado "degradável", (quem viu e quem vê os campos do Puto) seria um modo de alargar a Vila.
    A solução que se encontrou para as Portas do Corno de Bico, (embora seja a solução Central que de toda a maneira acabará por ser benéfica, se tivermos em conta o centralismo na Vila, aproveitando a passagem de transeuntes),seja ótima, não fica de todo o modo à mostra de quem por cá passa, será necessária toda uma informação detalhada e bem estudada, para que não fique de todo escondida.
    Todos sabem que o nosso Concelho tem que aproveitar a situação "NATUREZA" e tudo o que se fizer/aproveitar/explorar e incentivar nesse sentido é muito bem vindo

    ResponderEliminar
  17. "se acompanha-se o blog...."
    antes "se acompanhasse o blog"

    Tem toda ba razão caro anónimo.... obrigado.

    ResponderEliminar
  18. Ora essa
    não tem que agradecer
    sejamos uns pelos outros ou então façamos por tal

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!