30 maio 2006

A estrada


Já começaram os trabalhos para a construção da variante que vai ligar Mantelães à vila, junto ao centro de saúde. Uma estrada que vai encurtar o percurso actual em… 500 metros! Leu bem, 500 metros!
Como se pode ver na imagem, o percurso actual, a amarelo, tem cerca de um quilómetro, enquanto que a nova estrada, assinalada a verde (já agora as minhas desculpas pela imprecisão do traço) vai ter aproximadamente 500 metros. Poupa-se tempo? Algum, é certo, mas não o suficiente. Aumenta-se a segurança? Acredito que sim porque aquelas curvas são um bocado traiçoeiras. Poupa-se dinheiro? Pois… está-se mesmo a ver.
Sinceramente não penso que a construção daquela nova estrada fosse uma prioridade para Paredes de Coura. É claro que tem as suas vantagens: possivelmente dará origem a uma mais frente de construção praticamente no centro da vila e tem todo o potencial para se transformar na principal entrada desta, desaguando no jardim que a Câmara quer fazer junto ao Centro Cultural.
Mas também terá as suas desvantagens, nomeadamente afastar ainda mais quem nos visita da praia fluvial do Taboão ou converter-se numa pista para aceleras, à semelhança do que acontece com o túnel e a avenida Cónego Chouzal.
Se me disserem que existe financiamento para tal obra, acredito. Mas também lhes digo que seria preferível não gastar a pequena parte que caberá à câmara naquela obra e canalizá-la para outras coisas. Para a sinalização turística, por exemplo.

5 comentários:

  1. EB esqueceste-te doutra vantagem, é que assim o pessoal do festival fica com mais espaço para utilizar. Fecham a estrada antiga e é tudo deles.

    ResponderEliminar
  2. Andas no campo e não vês as couves pá. Então não tens visto mais sinalização?

    ResponderEliminar
  3. EB ainda bem que não és engenheiro, porque com esse teu traço para a coisa, isto ia tudo abaixo!

    ResponderEliminar
  4. Este pessoal do festival domina esta merda toda. Eles só fazem disparates introduziram a droga no concelho, estragam o relvado da praia, não deixam os vizinhos dormir, a Câmara paga-lhes o festival. E depois ainda há pessoas que pensam que o festival é muito importante. Ó Eduardo porque proteges esses merdosos que trouxeram tanta desgraça para coura. Razão tem o maluquinho de resende que, no seu jornal, passa a vida a chamar-lhes ladrões.

    ResponderEliminar
  5. Já em 1979 no primeiro "Festival de música rock" fumei alguns charros.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!