19 maio 2006

Turismo: é preciso mais e melhor

Antes de mais convém explicar o seguinte: quando me refiro a turismo não estou a falar apenas dos que, de fora, vêm visitar o concelho; falo também de todos quantos aqui moram e procuram uma ocupação de tempos livres diferente.
Dito isto, vamos ao que interessa que, no caso, é a dinamização do turismo em Paredes de Coura. Numa altura em que se fala na fusão de regiões de turismo ou na sua eventual extinção, penso que é o momento certo para fazer as contas do que tem sido feito em prol do turismo no concelho e do muito que poderia fazer-se. Na minha opinião, a Região de Turismo do Alto Minho, há muito liderada por Franscisco Sampaio, por quem tenho o maior respeito, não tem dado o seu melhor na promoção do concelho e das duas uma: ou muda radicalmente a sua forma de actuação ou o melhor será deixar a promoção do concelho nas mãos da própria câmara.
Alguém se lembra de outro evento dinamizado pela RTAM que não sejam os "Domingos Gastronómicos"? Não temos praia (com areia, pelo menos), não temos Feiras Novas ou Vaca das Cordas, não temos Senhora da Agonia ou Coca, mas temos as nossas potencialidades que não têm sido bem aproveitadas. Tirando os "Domingos Gastronómicos" Paredes de Coura praticamente não existe no panorama turístico. Onde fica o Corno de Bico, a praia fluvial do Taboão, as festas do concelho, os percursos pedestres e tantas outras actividades que, devidamente promovidas, podem trazer mais visitantes? É claro que depois seria necessário também preencher os "espaços" livres ao longo do calendário, para não concentrar o turismo apenas em determinado período do ano.
Resumindo, julgo que a programação cultural, lúdica e até desportiva do concelho poderia ser melhor promovida. Agora vivemos um cenário de apatia onde o exemplo máximo é o posto do turismo que, pasme-se, encerra ao domingo, certamente o dia em que mais visitantes acorrem ao concelho. Não sei se aquele serviço depende da autarquia ou da RTAM mas, apenas com uma funcionária ali destacada não se consegue fazer melhor.

Nota final - Repararam que deixei de fora, proprositadamente, o Festival de Paredes de Coura. Foi intencional. Por um lado, sou daqueles que defendo, às claras, que o Festival já extravasou as fronteiras de Paredes de Coura, muito embora duvide da eficácia da relação causa/efeito na promoção do concelho, e falo de promoção não de actividade comercial. Por outro lado, julgo que o exemplo do festival, ou melhor da sua visibilidade, poderia ser seguido para dar a outras actividades do concelho o mesmo protagonismo mediático.

1 comentário:

  1. Têm que convidar mais vezes o Sampaio para comer,se nao nada feito

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!