09 maio 2006

Concentração - outra vez

Depois da concentração das escolas primárias do concelho, a Câmara de Paredes de Coura prepara já o próximo passo: a concentração dos jardins de infância. Ao que tudo indica, desta vez, contudo, o modelo passa pela construção não de um pólo único, mas de três pólos, um localizado na vila, um na zona sul do concelho e outra na zona norte.
Mesmo em fase embrionária (será), o tema não tem sido consensual no interior da maioria socialista da autarquia, havendo mesmo quem questione se as localizações escolhidas serão as melhores. Para já fala-se num pólo que ficará localizado no eixo Romarigães/Agualonga/Rubiães e outro na área de Bico/Parada/Cristelo, muito embora tenha apurado na Câmara que estas localizações ainda estão a ser alvo de estudo, até porque há presidentes de junta que não concordam com esta possível área de intervenção.
Certo parece ser o pólo da vila, que deverá aproveitar as estruturas criadas na nova escola básica integrada. Aquando da sua inauguração ficou em funcionamento uma sala de jardim de infância mas, recorde-se, o espaço tem capacidade para duas salas deste tipo.
Desconhecido é também o prazo para esta medida entrar em vigor, muito embora se admita que tal aconteça, no máximo, dentro de dois anos lectivos. Ou seja, faltam pouco mais de dois anos para esta que ideia seja realidade. Um cenário que faz lembrar a concentração das escolas primárias, em que quando a situação foi comunicada aos pais foi já dada a conhecer como um dado adquirido.
Não estaria na hora de começar a falar com os pais sobre este assunto. Explicar o porquê desta situação e como funcionariam as coisas, nomeadamente o transporte e os horários, seria de todo aconselhável. Ou será que a má experiência do primeiro ano da escola básica integrada não fez disparar sinais de alerta? E é preciso saber quem irá pagar os novos edifícios, para que não aconteça o mesmo que com a nova escola que só depois de concluída e estar em funcionamento recebeu algum apoio do Governo.
Já agora fica aqui novo inquérito. Concorda ou não com a concentração dos jardins de infância do concelho?

1 comentário:

  1. Foram os pais que apresentaram um abaixo assinado contra a concentração do ensino básico, e.... ????

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!