29 janeiro 2007

Abram água

Um incêndio ocorrido na manhã de ontem em Cascais, de que resultaram duas mortes, transformou-se numa guerra de argumentos entre bombeiros, autarquia e populares. Estes últimos acusam os bombeiros de demorarem muito tempo, mas os "soldados da paz", por seu lado, dizem que as bocas de incêndio existentes na urbanização não eram compatíveis com o seu equipamento. E a empresa responsável pelas bocas de incêndio não perdeu tempo a dizer que tal não era verdade.
Independentemente de tudo isto, de quem tem ou não razão, podemos aproveitar para retirar daqui alguma lição. É que, em Paredes de Coura também temos bocas de incêndio, umas mais antigas, outras mais modernas, especialmente depois da requalificação do centro da vila. Mas, será que funcionam?
Sinceramente nunca vi ninguém, autarquia ou bombeiros, a testar este tipo de equipamentos, especialmente na vila onde podem fazer toda a diferença. E olhem que já tivemos alguns casos em que foi preciso utilizar as bocas de incêndio e, ou estas não existiam onde deveriam existir, ou então não estavam funcionais. Melhor do que esgrimir argumentos depois da tragédia seria precaver qualquer incidente e ir dando uma vista de olhos às bocas de incêndio do concelho a ver se estão operacionais.

1 comentário:

  1. Vi à muitos anos os Bombeiros a lavarem as ruas para as festas do concelho,nao sei se com o auto-tanque se com as bocas de incêndio,mas é de realmente prevenir.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!