01 março 2007

Por falar em estacionamento...

Desde que os parcómetros entraram em funcionamento, parece que todos em Paredes de Coura começaram a ter mais preocupação com o estacionamento. Que o diga Joaquim Felgueiras Lopes, presidente da Junta de Freguesia da vila que aproveitou a última reunião da Assembleia Municipal para questionar o presidente da Câmara sobre algumas situações anómalas em termos de estacionamento.
Falou do “caos” que se verifica no estacionamento do Centro de Saúde, completamente desordenado e com carros ali parados em situação abusiva. Inclusivamente acusou alguns funcionários daquele equipamento de contribuírem para essa confusão, estacionando em zonas proibidas e limitando a passagem a outros veículos, nomeadamente ambulâncias. Mas não se ficou por aí e, alguns metros à frente, criticou também os automobilistas que estacionam na entrada da Eprami. “Aquilo ficou muito bonito, mas agora parece um parque de estacionamento”, esclareceu o autarca da vila.
Pereira Júnior escutou e explicou, que em relação ao Centro de Saúde a responsabilidade é do seu director e de mais ninguém. Já em relação à Eprami, entidade de que a Câmara de Paredes de Coura é proprietária, explicou que aquela situação já foi comunicada ao director da escola e reforçou as palavras de Joaquim Felgueiras Lopes: “aquilo não foi feito para estacionamento”.
Nem sequer os autocarros da Courense escaparam às críticas de estacionamento desordenado. Tudo porque os autocarros ocupam lugares que estão destinados a outros veículos. E não podem, referiu Pereira Júnior, porque existem zonas reservadas para acolher aqueles veículos, a começar pela Central de Camionagem, que tem bastante espaço.
O problema, explicou José Felino, presidente da Junta de Insalde, é que o regulamento da Central proíbe o estacionamento de autocarros que não estejam em serviço e, dos dois locais apontados para estacionamento dos pesados de passageiros, um deles, junto à GNR, está praticamente lotado com as viaturas que transportam os alunos da escola básica integrada.
A ser assim, restam à Courense alguns metros defronte do Museu, mas apenas do outro lado da rua. De que é que estão à espera para retirar a empresa de transportes do centro da vila? Há anos que se houve falar no assunto, mas as oficinas não arredam pé do centro, onde nem sequer deveria ser autorizado o seu funcionamento. Com tanto espaço disponível em Formariz… se calhar estão à espera que venha outro convite para levar a empresa para Valença.

9 comentários:

  1. Carissimo Eduardo

    Os motoristas estão mal habituados, uns 20 metros mais á frente á um terreno em terra onde bem alinhados cabem 10 autocarros! É cabaneirice dos motoristas, ainda há o Largo do Cemitério, e mais abaixo um terreno da Camara, há a rua que vai ao rio. Querem mais?

    Formariz? porque? Não será melhor Castanheira? È que aquelas curvas de acesso à zona de Formariz nem te conto. Ah tu sabes trabalhas lá, já me esquecia essa preferência por Formariz.

    Se for para Valença, paciência, ela lá não é nossa. Os espanhois ainda por cima fazem preços melhor.


    Abracinho,

    Aquilininho

    ResponderEliminar
  2. Castanheira, Formariz ou Porreiras que interessa? A empresa de transportes à muito que devia ter saído do centro da vila.È lógico que a central de camionagem é só um centro de pega e larga de passageiros.

    ResponderEliminar
  3. Caro Aquilininho
    Eu referi-me a Formariz porque, pelo que é público, o que está (ou esteve) em cima da mesa das negociações foi a mudança da Courense para aquela zona industrial. À semelhança, aliás, do que se falou para a Arminho, outro processo que não ata nem desata.
    Em relação à zona do cemitério, convém não esquecer que, durante o dia, aquela área funciona como parque de estacionamento de quantos trabalham naquela zona, nomeadamente na Eprami e na Escola Básica.
    EB

    ResponderEliminar
  4. Sempre me habituei a ver o centro da vila em função das camionetas da courense, talvez pelo meu pai ter diso motorista dessa empresa.
    A garagem era o centro da vila e a zona da "feira de cima" era o seu parque natural.
    Agora, a realidade é outra, o fervor da empresa desapereceu e as camionetas incomadam imenso. Parece-me que o estacionamento em Coura está a tornar-se num problema.

    ResponderEliminar
  5. JOséAP - Outros tempos!
    Segundo li no pasquim de coura, vai haver uma nova rua até Mantelães, não faltará estacionameto. há a rua do Taboão, cabe lá toda a frota.

    Concordo com a retirada de trás da camara, os motoristas estão a tornar-se campeoes no bota abaixo os mecos.

    Quanto á posição do de Insalde, enfim, falou o autarca que se esqueceu que é empregado da ETC!

    Aquilininho

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela ajudinha.

    DF

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamento com a sua posição, apenas me resta lamentar o facto de esta terra se mover ao sentido das conveniências.

    Parabéns pelo blog

    ResponderEliminar
  8. Como é que fazemos para a próxima quizena? Escreves tu ou eu? Tens de começar a ir a tainadas, caçar, comprar um jipe e por aí além.

    VESSADAS

    ResponderEliminar
  9. Sim, perde por associar o seu nome e o nome do seu blog áquele jornal...

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!