19 julho 2007

Para apontar na agenda

Sou daqueles que acha que, tendo nós a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento do concelho onde vivemos, não a devemos desperdiçar. Foi, por isso, com agrado, que dei o meu contributo no fórum participativo da Agenda 21 de Paredes de Coura. Foi com mais agrado ainda que vi um Centro Cultural razoavelmente preenchido, com pessoas que também não quiseram ficar em casa ou no café e resolveram dar a sua opinião.
O ambiente vivido, aliás, a isso ajudava. As pessoas reunidas em grupos, formados ao acaso, mas todas juntas no sentido de dar resposta a um desafio comum: encontrar as potencialidades de Paredes de Coura. Isto depois das reuniões nas freguesias, algumas com boa participação outras nem por isso, terem servido para identificar aqueles que os courenses consideram ser os principais problemas do concelho.
No final ideias não faltaram, haja agora quem as coloque em prática. Com o turismo a assumir papel de destaque, mas não esquecendo a sua ligação óbvia à economia regional e ao ambiente. O ambiente, ou melhor a natureza, foi aliás apontado como a principal mais valia do concelho. As paisagens, os recursos naturais e a forma como estes podem ser aproveitados, de forma sustentável, para promover o turismo, para promover Paredes de Coura.
A agricultura, biológica ou não o que interessa é dar vida aos campos, como referiu um dos participantes no fórum, também pode assumir um papel importante. O concelho já não é o celeiro do Minho, mas tem condições para ainda dar o seu contributo para o fortalecimento deste sector na região. E depois, porque não, conjugar esforços e criar um mecanismo de promoção desses produtos, oriundos de Paredes de Coura, dentro e fora do município. Dos biscoitos de milho à truta, passando pelo cabrito de Padornelo e a broa, várias foram as sugestões ali deixadas.
É claro que o desenvolvimento do turismo em Paredes de Coura está também inevitavelmente ligado à criação de estruturas que possam acolher os turistas. E a falta de camas no concelho foi um dos principais problemas apontados. Temos várias casas de turismo rural mas os preços podem não ser convidativos, afirmaram alguns participantes. No ar ficaram sugestões de um parque de campismo e uma pousada da juventude, esta apontada para o devoluto sanatório. Se o projecto do hotel não for avante, sempre é outra possibilidade… a retomar.

1 comentário:

  1. No debate do Estado da Nação, Sócrates repetiu várias vezes que não recebia "lições" de ninguém. Não precisava de dizer. Desde o caso da Universidade Independente que sabiamos disso.

    31 armada

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!