28 fevereiro 2008

Esclarecido?

“Depois da análise do estudo-prévio à variante de ligação do concelho de Paredes de Coura à A3, foi deliberado, por unanimidade, decidir pelo seguinte traçado: ‘Solução 2 – do nó de Sapardos a S. Bento – a ligar à alternativa 3.1 até à Zona Industrial de Formariz, com ligação à Solução 3, à EN 306 e 303 e assegurar uma ligação à rotunda de Mantelães, início da Solução 1, em Paredes de Coura.” – in acta da reunião do Executivo da Câmara Municipal de Paredes de Coura realizada a 18 de Fevereiro de 2008

Ficou esclarecido? Eu também. É claro que qualquer pessoa percebeu que a solução 1 é a melhor resposta à alternativa 4, mediante uma ligação directa ao atalho 3.5.
Confuso? Não é o único. A decisão do executivo camarário de Paredes de Coura está tomada, mas para quem não conhece o estudo é como se estivessem a falar da possibilidade de viver em Marte com recurso a uma combinação heterogénea de oxigénio e dióxido de carbono. Ou seja, pouco nos diz.
Ficamos a saber que, pelo que depender da autarquia, a ligação à A3 começa em Sapardos e vai passar por S. Bento da Porta Aberta. Por onde exactamente? Isso ainda não sabemos, é aguardar para ver. Lemos ainda que o traçado proposto prevê a ligação à Zona Industrial de Formariz. E aqui já ficamos a saber duas coisas: em primeiro lugar, que os acessos ao parque industrial vão ficar mais facilitados; em segundo lugar, que é abandonada a ideia do traçado anterior de cortar Formariz ao meio.
Por último, a decisão da autarquia dá-nos a entender que a variante vai ligar à nova estrada construída entre Mantelâes e os Dadores, mas que não ficará por aí, continuando até ao outro lado da vila, onde entroncará nas estradas que ligam a Ponte de Lima e Arcos de Valdevez. De tudo isto, e uma vez que não conhecemos o estudo-prévio para saber por onde passa exactamente o traçado (se calhar o objectivo é esse), fica a satisfação de saber que o processo da ligação de Paredes de Coura à A3 está em movimento.

2 comentários:

  1. Se os vereadores do PSD tivessem dito que traçados são estes a notícia poderia ficar mais esclarecida. Ms não disseram.

    ResponderEliminar
  2. Os traçados agora aprovados, são exactamente os mesmos que há 9 anos foram propostos pelos mesmos vereadores do PSD e que a Maioria do PS sempre recusou, mantendo na altura o estudo que cortava ao meio Ferreira, Formariz e Mozelos.
    Depois de chumbado o PS aprovou em conjunto com o PSD o traçado proposto inicialmente pelo PSD.
    Está até a ser um hábito esta maioria recusar as propostas do PSD e ums meses mais tarde acabam por as propor e aprovar.
    Também vai ser assim com a proposta da descida da taxa de IRS em 5%, como a lei o permite em 2009.
    Quanto ao traçado e de forma resumida, vem de Sapardos até S Bento, junto à Fábrica. Vem depois sempre deste lado, até junto aos montes do Carvalho, onde passa para o outro lado da estrada, ligando a Ferreira pela parte de Baixo das águas de Grichões, passando igualmente por trás da Zona Industrial de Formariz, até à Maceira e daí segue como á referido no texto.
    José Augusto Sousa

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!