29 julho 2008

O dom da adivinhação


E se às vezes o óbvio não for assim tão óbvio? Pois, às vezes acontece. Veja-se, por exemplo, o sinal de trânsito da fotografia. É um dos vários instalados no Largo 5 de Outubro, ali junto ao Tribunal de Paredes de Coura, que indica estarmos numa zona de parque pago. Parece óbvio, não? Assim como também parece não haver dúvidas em relação à primeira placa informativa colocada logo abaixo do sinal, que indica que o parque só é pago nos dias úteis entre as 8.30 e horas.
Já a segunda placa, por seu turno, apresenta-se não tão óbvia, como puderam testemunhar alguns feirantes no passado sábado. A placa informa que o estacionamento naquela zona não é permitido nos dias de feiras, mas, se para quem reside em Paredes de Coura as datas da feira quinzenal são mais ou menos conhecidas, e realço aqui o mais ou menos, já quem é de fora e está de passagem ou de visita, só sabe que é dia de feira quando se depara com ela. Ou então quando, ao dirigir-se para o local onde deixou o automóvel na véspera à noite, encontra uma feira ali montada… e a informação de que o seu carro foi rebocado para outro lugar.
Pois, coisas que acontecem a quem não tem obrigação de saber os dias em que há feira em Paredes de Coura. Mas, por outro lado, também não se afigura simples idealizar um sistema informativo que indique quais os dias em que efectivamente há feira na vila. O facto de ser quinzenal não permite, como noutras localidades, estipular a proibição de estacionamento num dia concreto da semana, ou no primeiro e terceira sábado de cada mês, por exemplo. Mas também não parece correcto rebocar, e eventualmente multar, quem ali estaciona sem esse conhecimento. Solução? Haverá outras certamente, mas a meu ver a mais simples seria vedar aquele espaço logo na véspera à noite. Deste modo evitava-se que algum carro ali pernoitasse em madrugada de feira e acordasse rodeado de tendas de roupa e calçado e com o reboque à espreita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!