11 julho 2008

Praia é no Taboão

É, sem sombra de qualquer dúvida, um dos maiores ex-libris de Paredes de Coura. A praia fluvial do Taboão é local de paragem obrigatório de quem nos visita, é parte integrante de qualquer roteiro turístico que tenha o nosso concelho por destino. Ainda assim, não é, nem de longe, aproveitada na sua plenitude por quem cá habita.
E não são precisos grandes estudos de mercado para verificar isso mesmo. Basta um fim de semana de Verão com sol e calor para ver que os courenses preferem rumar a outras paragens, mais salgadas, em detrimento da relva e das águas frias do Taboão. Gostos não se discutem, é certo, mas também é certo que muitas vezes vamos para fora quando cá dentro temos ainda muito para descobrir, para usufruir. E a praia fluvial parece-me ser um desses casos.
Basta, como disse, passar por lá num qualquer fim de semana de Verão para verificar que são mais os de fora do que os Coura que por ali andam. Grupos organizados, excursões, que encontram naquele espaço, nos seus encantos naturais, atractivo suficiente para uma viagem. Ainda na semana passada um artigo publicado no Jornal de Notícias dava conta do poder de atracção que as praias fluviais têm exercido no turismo, trazendo mais pessoas ao interior do país.
A justificação, dizia a mesma notícia, poderia estar na qualidade das águas interiores, que registou uma grande melhoria nos últimos 15 anos. Além disso convém não esquecer que foi também neste período que muitos concelhos do interior, entre os quais Paredes de Coura, resolveram apostar na dinamização de espaços de lazer à beira rio, trazendo a praia para o meio das serranias.
Em Paredes de Coura, aliás, o trabalho da autarquia não tem parado nesse sentido, com constantes melhoramentos na zona envolvente da praia, de que é exemplo o arranjo dos parques de estacionamento no ano passado. Prevista está também a colocação de bancos e mesas que possibilitem às excursões que nos visitam a realização de piqueniques, muito embora até agora ainda não se tenha avançado nesse sentido.
E mais poderia ser feito, acrescento eu, se interesse e dinheiro, principalmente dinheiro, houvesse. Falo, por exemplo, de uma piscina ao ar livre, que permitisse aos courenses, e não só, usufruir de um equipamento que não existe no concelho e que, a ver pelo que acontece aqui ao lado, poderia ser um factor de fixação dos munícipes em dias de lazer. Veja-se o caso de Ponte de Lima e Vila Nova de Cerveira, dois concelhos mais próximos das praias oceânicas que o nosso e que, ainda assim, apostaram numa piscina, no caso de Ponte de Lima, e num parque de diversões onde a água assume papel de destaque, no caso de Vila Nova de Cerveira, que inaugurou no ano passado o Parque dos Castelinhos (na foto). Curiosamente, local onde, ao fim de semana, podemos encontrar muitos courenses.

2 comentários:

  1. Um parque infantil

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  2. Eu concordo com o Eduardo, acabava com o festival. A praia é para a gente de coura e não para essa cambada de drogados. Não concorcordo com muito coisa que diz mas ao defender o fim do festival tem o meu apoio.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!