11 julho 2008

Praia é no Taboão (2)

Pois é, os blogues têm destas coisas. Ainda o post anterior não tinha sido publicado há duas horas e já me chegava à caixa de correio um email de um courense amigo que, em linhas gerais, questionava: se a praia fluvial do Taboão é assim tão importante para o concelho, porque é que é tão mal tratada por quem cá mora e por quem nos visita.
Referia-se o meu amigo, cujo nome me comprometi a não revelar aqui, às recentes notícias sobre as eventuais descargas poluentes nas águas do Coura, por um lado, mas também às marcas que o Festival de Paredes de Coura deixa no Taboão todos os anos.
Com efeito, já não é a primeira vez, e suspeito que não será a última, que ouço alguém queixar-se do mau estado em que fica a relva da praia fluvial depois de quatro ou cinco dias de festival. Ainda há uns meses, em plena sessão da assembleia municipal, numa altura em que se discutia o apoio da Câmara à organização do festival, uma das poucas pessoas no público deixou escapar, em jeito de desabafo, que a praia fluvial ficava completamente estragada no pico do Verão, supostamente a altura do ano em que mais pessoas a procuram.
Em causa está não só o estado lastimável do relvado, justificado com a afluência de vários milhares de pessoas, mas também os impedimentos causados por todos os trabalhos pré e pós festival, que limitam o acesso e o uso pleno de tudo o que o Taboão teria para oferecer. Pequenos prejuízos em prol de um bem maior? É uma questão de interpretações, e a do meu amigo é que quem perde é quem cá fica. Eu… sugeri-lhe que aproveitasse a praia antes do final do mês.

3 comentários:

  1. A relva dos campos de futebol estaria seguramente mais viçosa se lá se praticasse ballet em vez de futebol, e como estaria mais verde a relva dos jardins e parques onde só se pudesse entrar descalço, mas...

    ResponderEliminar
  2. Se é no Taboão que se realiza um Festival de Musica, e se o mesmo é visitado por milhares de pessoas... é obvio que vai ter uma serie de impactos na zona.
    Não se fazem omoletes sem ovos.

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  3. Mas que tempestade num copo de água. O rio é poluído na altura do festival ou por quem vem ao festival? Então e durante o resto do ano (sim porque o rio é poluído, e muito, durante o resto do ano)também são "os do festival". E que treta é essa da relva? Ignorância não tem explicação. Então se voltarem lá 2 meses depois do festival a relva não está outra vez impecável. É que nao devem ter jardins em casa. Cambada de parolos.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!