08 julho 2008

Tomar banho de boca fechada

Afinal parece que o que causou a interdição da praia fluvial do Taboão, em Paredes de Coura, não foi uma descarga ilegal de esgotos de uma qualquer vacaria, mas sim... a chuva. Isso mesmo adianta hoje o presidente da Câmara em declarações à Rádio Geice, explicando que foi a chuva que caíu na semana das análises que provocou a anormalidade dos resultados.
Ora, podemos então dizer, recorrendo ao velho jargão popular, que "a montanha pariu um rato". Recorde-se que na água recolhida para análise a 16 de Junho último os valores de poluição eram de tal forma elevados (10 vezez mais elevados) que foi recomendada a proibição de banhos naquela praia fluvial. Na altura, em explicações dadas ao Jornal de Notícias, Pereira Júnior atribuia o feito aos despejos de vacarias nas águas do Coura.
Agora, contudo, desvia a culpa para outras factores e realça que se tratou de uma situação transitória e que as águas voltaram ao normal alguns dias depois. Com efeito, consultada a tabela da qualidade das águas no Taboão verifica-se que voltou a ter o rótulo de aceitável, que tem mantido nos últimos anos. Situação que leva a concluir que "a água está própria para banhos, mas não para consumo humano", como se pode ler na notícia veiculada pela Rádio Geice. A ser assim, recomenda-se aos banhistas que nadem com a boca bem fechada.
De qualquer das formas, eventualmente não sabendo ainda das explicações do presidente da Câmara (ou não acreditando nelas, vá-se lá saber), o deputado comunista Honório Novo já pediu explicações ao Ministério do Ambiente sobre este assunto. Pode ser que alguém no ministério descubra a nuvem que provocou a chuva.

7 comentários:

  1. Bom dia! mas uns dias e a agua vai ficar explendida... vem aí mais um festival roqueiro e a coisa vai compor-se. Que descansem os senhores que estão a dar essas informações ... agora era isto... logo é aquilo!
    Tanto rabo de palha por entremeios...

    ResponderEliminar
  2. águas poluidas no tabuão? deviam era ver como fica a água depois do festival. e a relva, toda queimada.

    ResponderEliminar
  3. Claro que sim, esta chuva dos tempos modernos...

    ResponderEliminar
  4. Chuva com cagalhões e merda incorporada a cair do céu aos trambolhões é modernidade de espanto! Ou a estupidez do manda-chuva não terá limites!?

    ResponderEliminar
  5. Deve ter sido o manda-chuva que espirrou pra cima da praia

    ResponderEliminar
  6. deixem se de brincar com assuntos serios!
    como vai ficar a nossso querido rio... após o roqueiro?
    por onde anda o nossso delegado de saude"

    ResponderEliminar
  7. Que gentinha, não se aproveita um nem de um lado nem de outro. Que nível !

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!