26 março 2010

Uma casa para o apoio social

Está no bom caminho a reconversão da antiga casa dos magistrados, nas traseiras do edifício da Câmara Municipal de Paredes de Coura. Adquirida pela autarquia há seis anos, por 250 mil euros, com o objectivo de ali instalar, ainda que temporariamente, o arquivo municipal, está a ser agora alvo de obras de beneficiação e remodelação que a vão deixar pronta para acolher diversos serviços de índole social, entre os quais haverá espaço para um centro de actividades para cidadãos com deficiência. 
A ser assim, Pereira Júnior dá, deste modo, seguimento a uma ideia que há muito andava na cabeça do presidente da Câmara de Paredes de Coura, que chegou a equacionar a hipótese de fazer este projecto em parceria com a APPACDM, para onde são actualmente encaminhados alguns courenses com deficiência. Dificuldades financeiras daquela instituição inviabilizaram, contudo, que o surgimento do centro de actividades ocupacionais visse a luz do dia com a brevidade desejada, pelo que a opção foi encontrar um parceiro local que respondesse ao apelo da autarquia courense.
Mas as obras de beneficiação daquele conjunto de edifícios vão permitir também instalar ali serviços como a rede social ou a estrutura de apoio à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, libertando algumas salas no "apertado" edifício dos Paços do Concelho, que há muito luta com a falta de espaço. Esta situação contudo, pode apresentar dois lados distintos. Por um lado, tendo em conta o carácter do trabalho que é desenvolvido naqueles serviços, havendo mais espaço dá-se um pouco mais de privacidade a quem a eles recorre. Mas, ao mesmo tempo, isolando este sector do resto dos serviços municipais não se estará a criar um mecanismo que facilmente identifica, e pode inibir, quem deles precisa?
De referir ainda que a recuperação daquele espaço estava, inicialmente, incluída numa estratégia maior que visava toda a requalificação do espaço nas traseiras dos Paços do Concelho, e que implicava a saída daquela zona da Empresa de Transportes Courese, o que não se verifica. Resta agora aguardar para ver se outros projectos da autarquia courense, amplamente divulgados em ambiente pré e pós-eleitoral, vêem também a luz do dia a breve prazo. Falo, concretamente, da transformação do antigo hospital numa unidade de cuidados continuados, novamente numa parceria entre a câmara e a Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura. Aqui ao lado, em Ponte da Barca, já tiveram boas notícias. A ver se nos calha a mesma sorte!

Nota: texto inicial actualizado à luz de novas informações obtidas.

2 comentários:

  1. Ora aí está uma boa opcao para o centro de actividades para cidadãos com deficiência!!!!Muito melhor que o outro prédio em termos de accesso e mais central.
    Esperemos tb que o velhinho hospital seja transformado em unidade de cuidados continuados,pq uma casa daquelas fechada de nada nos serve!!!

    ResponderEliminar
  2. E já agora que vai ser feito do antigo quartel dos Bombeiros????
    Nao é propriedade da Câmara tb????
    era só ligar um prédio ao outro e ficava ali uma coisa em condicoes!!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!