09 março 2010

Coisas do destino

josé augusto caldas

Há coincidências que não passam pela cabeça de ninguém, são daquelas coisas em que o destino nos traça um caminho que, à partida não pensávamos percorrer. Que o diga, por exemplo, José Augusto Caldas, candidato a presidente da Câmara de Paredes de Coura nas últimas eleições autárquicas.

Há quase um ano, em Abril, dava uma entrevista ao Mais pelo Minho onde assumia que só ficaria na câmara se ganhasse as eleições. Mais tarde, em plena campanha eleitoral, garantia que não era bem assim e que, independentemente do resultado das eleições, ficaria no lugar que os votos lhe destinassem, o que acabou por acontecer.

Mas a vida tem destas coisas, destas voltas que, aparentemente, não fazem parte dos planos  e, vai daí, eis que, apenas quatro meses volvidos, José Augusto Caldas é obrigado a suspender o seu mandato por motivos profissionais, conforme noticia a edição de hoje do Notícias de Coura. O lugar de vereador foi assumido por Ana Maria Guerreiro, número três da lista, desconhecendo-se se a suspensão de José Augusto Caldas é temporária ou se o candidato social-democrata não vai mesmo voltar à autarquia. É caso para dizer que há coisas em que o destino é mais forte que a vontade.

12 comentários:

  1. Para o que lá andava a fazer!!!!!Tanto fazia!!!!
    Mas tb nao acredito q a D.ana Guerreiro seja melhor!!!
    Esperemos pra ver!!!!!!!!!
    talvez com os ensinamentos do Irmao se safe!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Existe evolução nesta terra, já há quem saiba quem é a Ana Guerreiro.

    Pouco importa o que vai fazer, para trabalhar está lá a maioria, até porque é quem recebe..

    Parabéns Ana, será sempre bom que gente nova , desconhecida e sem status, possa testemunhar , que o bom governo não depende das elites, nem dos bobos da corte.

    Diz o ditado que há males que vem por bem, talvez tenha sido isto que aconteceu ao José Augusto..

    ResponderEliminar
  3. "que o bom governo não depende das elites, nem dos bobos da corte."

    Ainda bem que o último BOBO já nao faz parte da AM!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Boa Noite

    Ao fim de longos meses de ausência decidi voltar ao blog.

    Esclareço as questões:
    1-Sempre sublinhei que me candidatava a Presidente da Câmara.
    2- Assumi na altura todos os encargos dessa decisão
    3- Comprometi-me com as pessoas que me acompanharam a apoiar as pessoas durante o tempo suficiente para a assunção das mais variadas questões em curso, para que quando levados a decidirem pudessem ser suportados na história
    4-é evidente que a alteração da minha situação profissional, não permitirá manter os níveis de acompanhamento mínimos que considero para um desempenho aceitável da função para que fui eleito.
    5-Nesta fase apenas foi solicitado uma suspensão do mandato de vereador por 20 dias
    6-é provável que venha a solicitar novos períodos de suspensão.
    7- é claro que a meu ver, o tempo decorrido não permite, tão profundo quanto se pretendia, que as pessoas que assumem essas funções obtivessem uma preparação completa
    8-é evidente que enquanto em substituição e na medida que me for solicitado, transmitirei a minha experiência, sempre em consonância com o compromisso assumido com os Courenses
    9-Tenho a certeza que quer o Sr. Albano Sousa quer a Sr.ª Ana Guerreiro, e Todos os restantes membros da lista, possuem conhecimentos e capacidades que se revelarão uma mais-valia para o PSD e para Paredes Coura
    10-por último, em toda a vida autárquica que levo (20 anos), exerci sempre a actividade porque gosto da Politica e essencialmente porque quis contribuir para o desenvolvimento de Paredes de Coura. Esta vontade culminou com a minha candidatura. Mas durante este longo período, exerci sempre uma actividade profissional, como actividade principal, que plenamente me satisfaz em relação à realização profissional e pessoal. Nunca pretendi abandonar a minha profissão, para à boleia de um cargo político, de um trabalho passar a ter um emprego. Disse muitas vezes na campanha que eu não perderia, no dia seguinte reiniciaria as minhas funções.
    Tenho a certeza que todos os que votaram PSD entendem a minha posição.
    Mesmo mais distante, Paredes de Coura e os Courenses continuarão, tal como na campanha o referi, a poder contar com os meus serviços, ainda que agora seja mais difícil.

    ResponderEliminar
  5. "Ao fim de longos meses de ausência decidi voltar ao blog."

    Nao demos pela tua falta!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. benvindo José Augusto, a tua experiência e conhecimento da realidade do mau governo do nosso município, pode ajudar ao esclarecimento de muitas questões, que alguns lambe botas do status, continuam a tentar branquear.

    Discordo, de um comentador que em tempos sugeriu que um candidato a presidente da Câmara, não deveria participar nestes espaços. hoje em dia são enormes os exemplos de gente ilustre no panorama Nacional e Internacional , que manifestam nos blogs os seus pontos de vistas.

    Pela regularidade, pela qualidade do conteúdo das questões aqui levantadas pelo moderador, e pela sua indiscutível equidistância, continuo a defender de que é possível a discussão de forma séria das legitimas diferenças de pensamento.

    ResponderEliminar
  7. É preciso coragem.
    enviar post's sem identificação é cobardia.
    Assumam-se, pelo menos ficaríamos todos a saber quem tem tachos e quem "posta".

    ResponderEliminar
  8. "benvindo José Augusto, a tua experiência e conhecimento da realidade ""

    NEM EXPERIÊNCIA .......NEM CONHECIMENTO e longe ..muito longe da realidade!!!!!!

    "É preciso coragem. "
    `
    É o que nao me falta!!!!!!!!!

    "enviar post's sem identificação é cobardia."

    Uma opiniao só tua ...mas mais covardes sao aqueles que abandonam o barco......

    "pelo menos ficaríamos todos a saber quem tem tachos e quem "posta".

    podes ficar descansado que nao tenho nenhum tacho!!!quanto ao ficar a saber qem "posta"??Pergunta ao Courense adiado(venancinho)que ele dizia saber quem sou!!!!!e assim ficas a saber tanto como ele!!!!!!

    ResponderEliminar
  9. "Ainda bem que o último BOBO já nao faz parte da AM!!!!!!!!!!!"

    Emendo para:
    "Ainda bem que os dois últimos BOBOS já nao fazem parte da assmbleia."

    ResponderEliminar
  10. Bom dia.
    É como as cartas anónimas, não assinadas: recebemos, lemos e lixo. não as temos em consideração.
    Quanto à coragem, é como a fábula da coruja.
    A do barco não é de certeza para mim.
    Um Bobo, desculpa, um Lobo atento saberia o trabalho que fiz ao longo de mais de 20 anos na Autarquia e com um único objectivo: um futuro melhor para os Courenses.
    Durante este tempo vi muita Gente a desistir, a saltar de um lado para o outro, a aliar-se ao poder. Vi muita coisa. Vamos ver daqui a 10 o que o Lobo tem feito.
    Cuspir para cima tem efeitos.
    Bom trabalho.

    ResponderEliminar
  11. "recebemos, lemos e lixo. não as temos em consideração."

    Se nao as tivessemos em consideracao nem sequer as lía-mos!!!!!é como as "postagens" só lê quem quer!!!!!!

    "um Lobo atento saberia o trabalho que fiz ao longo de mais de 20 anos na Autarquia e com um único objectivo: um futuro melhor para os Courenses."

    Podes ter a certeza que sou um LOBO sempre atento,ou nao seja eu um LOBO!!!!!!
    Quanto ao trabalho desenvolvido durante os 20 anos,desculpa lá nao estar de acordo contigo !!!!´É que o achei mesmo medíocre,para nao dizer mesmo mau!!!!!!

    "Vamos ver daqui a 10 o que o Lobo tem feito."

    na vais ver nada do que o LOBO vai fazer ou deixar de fazer!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Boa noite José Augusto, quando te desejei as boas vindas, fi-lo no pressuposto, de que tranquilamente , poderíamos continuar um trabalho que o Eduardo Bastos, tem vindo
    regularmente a fazer, que é o de seriamente discutir alguns pontos de vista, que, e principalmente dizem respeito à nossa terra. Intervindo seriamente, e discutindo o essencial ignorando o acessório, acredito que este espaço pode contribuir para muitos esclarecimentos, e até o projectar ideias que possam vir a ser úteis. Como em tudo na vida existem aqueles que não sendo capazes de conviver com este espírito, tudo fazem para o desacreditar . Resta-nos a nós a capacidade de intervir ignorando este tipo de actuação, e essa no mínimo tenho a certeza de que muitos mas muitos Courenses a tem.
    Pouco me importa, qual a cor politica, ou a religião, até mesmo qual o clube de futebol, mas tenhamos a coragem de continuar defendendo aquilo em que acreditamos independentemente de quem lê ou não o que dizemos.
    Neste espaço e porque não noutro?, porque considero neste ultimo ano que tenho acompanhado, ser aquele que não tem oscilado de acordo com os comentários, e que procurou impor algumas regras de seriedade e transparência aos intervenientes, e também porque nunca será solução cada um de nós criar o seu próprio espaço para dizer o que lhe apetece.

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!