20 maio 2011

Legislativas 2011 – Fernando Medina - PS

fernando medina1 – Como surge a sua integração na lista de candidatos a deputados pelo círculo de Viana do Castelo?

A integração resulta de escolha conjunta da direcção nacional do PS com a Federação Distrital de Viana do PS. Valorizados aqui os factos de ser dirigente nacional do PS, membro do Governo e da região Norte.

2 – Quais os principais problemas que encontra no país e no distrito de Viana do Castelo em particular?

As questões centrais no país e aqui em Viana são as do crescimento da economia, num contexto de forte restrição orçamental e financeira com que viveremos nos próximos anos.

3 – Na sequência da resposta anterior, quais as propostas que pretende ver aplicadas para combater esses problemas? Quais as soluções possíveis?

Para alem das politicas de âmbito nacional - consolidação das finanças, crédito bancário e medidas estruturais - destaco quatro áreas específicas de grande importância para o distrito:

A) turismo: aproveitar e aumentar ainda mais o forte crescimento de turistas e receitas dirigidos ao Norte do país, nomeadamente o resultante do aeroporto do Porto e do terminal de cruzeiros de Leixões. Qualificar e alargar a oferta turística (incluindo produtos da região) e melhorar o reconhecimento da região como espaço de elevada qualidade e diversidade de ofertas.

B) florestas: aproveitar e fazer crescer significativamente a utilização económica da floresta e do facto de termos grandes empresas à escala europeia e mundial. Podemos e devemos fazer aqui mais que no passado, aproveitando em termos de crescimento e emprego o muito que o sector nos pode oferecer.

C) ENVC e energias renováveis: desenvolver o que são hoje realidades e activos muito importantes do distrito. Em termos de know-how e emprego, bem com de potencial económico.

D) Ligação com a Galiza e eixo de desenvolvimento Porto/Vigo. A Galiza e Viana são na verdade uma grande região económica, social e até, em grande medida, cultural. O seu posicionamento no meio dos dois grandes núcleos urbanos dessa região permite beneficiar dos intensos fluxos económicos e sociais que já se registam, devendo contribuir e apostar no seu incremento e dinamização.

4 – Que apelo/mensagem quer deixar aos eleitores do distrito?

Estas eleições têm uma importância central para o futuro do nosso país e da região. A primeira mensagem é de apelo à participação de todos. Em segundo lugar este não é um tempo para aventuras ou para desperdiçar votos em partidos de protesto que não venham a contribuir para uma solução de governo.

22 comentários:

  1. Caro Fernando Medina,candidato a deputado pelo Ps ao distrito de V.Castelo,é sempre com surpresa que vemos"paraquedistas"parar" nas listas dos diversos partidos,sem nada os ligar ao distrito por onde concorrem.
    Como Courense que sou,já não acredito nas promessas que o PS foi fazendo ao longo dos mandatos,recordando o Engº.Guterres em plena Assembleia Municipal,dizendo que a ligação da auto-estrada ao nó de Sapardos seria para breve,depois os diversos secretáris de estado e ministros assim foram continuando com as promessas de circunstância.
    Decorridos estes anos todos, vêm V.Exª, tocar o mesmo disco,já gasto e riscado,não acredito snr.candidato,em primeiro lugar vêm falar do crescimento da economia débil ou quase inexistente,de boas intenções está o inf. cheio,Viana do Castelo foi sempre despresado basta ver os quantitativos então destinados nos pidacs.Fala em experiência governamental,valha-nos deus snr. candidato, que experiência o seu governo nos deixou!!! Miséria, incompetência e banca rota ter de ser o FMI a gerir o nosso país,VERGONHA DAS VERGONHAS.Boa sorte senhor candidato e muita saúde.

    ResponderEliminar
  2. Era muito bom que o José Cunha comecasse a utilizar um corrector ortográfico nos seus escritos,pois verifica-se que dá alguns erros.

    exemplo:
    ""paraquedistas"parar" .....Ou cair? ou já se viu um paraquedista a parar no ar!

    despresado Ou desprezado???

    snr. ou sr°???

    Aproveite lá as novas oportunidades que o Medina lhe dá.

    ResponderEliminar
  3. É com todo o gosto ao verificar que os textos escritos nos blogs,agora,passam a ter professor de português a corrigir os mesmos,é sempre um satisfação para quem escreve e não só ver um "licenciado ou doutorado"chamar a atenção do semi-analfabeto que pouco mais hab.têm do que o antigo 2º.grau de inst.primária possuí,pois no meu tempo havia que trabalhar e não polir esquinas como muitos fazem,aos 11 anos já estava na capital a comer o" pão que o diabo amassou"Valeu a pena toda esta escola da vida...Quanto aos cursos das novas oportunidades,dispenso essa qualificação que mais não serve senão um completo embuste,será o seu curso???Não acredito...
    Recordo um artigo da eminente escritora dos nossos tempos,ALICE VIEIRA, que com autoridade chama universitários aos detentores da antiga quarta classe,ela sabe bem do fala, ao ver todo este ensino (forno de cursos intensivos e rápidos), tudo são facilidades,sem exames,provas de aferição ainda com "ordens" dadas de cima aos professores para que não chumbem os meninos/as,como vê em nada me agrada o seu conselho,guarde-o e recomenda-o aos seus amigos,por mim estou bem muito obrigado.
    A terminar,fala o anónimo em corrector ortográfico,agora não se escreve corrector sem c...quanto ao escrever snr. ou sr.não vejo a diferença, quanto ao "paraquedista ter ido parar nas listas de dep.do PS de Viana,pode esta palavra ser muito bem substituída pelo"cair ou aterrar,o mais lamentável é o anónimo não comentar o conteúdo do comentário e vai logo para o "ataque"já vi que este não gostou mesmo nada do meu comentário!!! Por favor, na resposta identifique-se para poder avaliar o seu talento de professor de português???!!! quem sabe português/latim ou qualquer curso profissional daqueles de trazer por casa...Se for bom acredite que vou pagar-lhe explicações de português.

    ResponderEliminar
  4. E continua a dar erros crassos!!!!!
    Para quem tem vontade de escrever nos jornais e afins !!! devia-se corrigir!!!!

    ResponderEliminar
  5. Há uns anos,entre muitos outros doutora tais como o professor dr.Aníbal Cavaco Silva,denunciava com vigor os ditos"cursos de papel e lápis"já que verificava que as licenciaturas operadas não correspondiam às exigências actuais.
    Agora,é um autêntico regabofe só não tira licenciaturas quem não quer"Novas oportunidades ou novas facilidades"(tudo ao molho) Quem não se lembra dos cursos tirados após o 25 de Abril, em que e Comunidade Europeis não os certificava,ou melhor"não so considerava"Ensino em Portugal uma vergonha!!!
    Agora, escrever ou comentários de duas ou três linhas,é fácil dizer coisas.

    ResponderEliminar
  6. Acredito que o meu português não seja de qualidade,mas deixe que lhe diga anónimo,já tenho corrigido escritos de licenciados com erros ortográficos,sabia???
    Quando pretendo dorrigir textos também uso o dicionário da Porto Editora,para não me enganar,mas por certo que as passoas entendem perfeitamente o que eu escrevo e venho a escrever desde os meus 16 anos.Não tenho vontade de escrever em jornais escrevo há muitas décadas!,Pode perguntar aos jornais para que escrevo se estes me corrigem os textos com erros ortográficos.Fiquemos por aqui.-

    ResponderEliminar
  7. Ele até sabe o que é um Diccionário! E Logo da Porto Editora! Imaginem se usa-se a Enciclopédia Luso-Brasileira! E até escreve em acordo com o novo acordo ortográfico

    ResponderEliminar
  8. É verdade,também possúo a Enciclopédia Luso-Brasileira,aquerida por compra no Círculo de leitores nos anos 80,salvo erro, o seu custo a prestações mensais foi de cerca de 130 contos,idem o Dicionário enciclopédico K==GAN-LAROUSSE,este das selecções de quem sou cliente assíduo e dicionário da língua portuguesa de António Morais Silva dos anos 1900,relíquia que herdei de familiares que prometo este e outros documentos de elevado valor p ex.Vida de DOM JOÃO DE CASTRO-quarto viso-rey da India,edição de M DCC. LXIX-1 769!,penso doar ao arquivo municipal a quem já doei uma colecção de jornais do Courense,que me havia sido oferecido pelo bom e saudoso amigo médico- J. António Brás Regueiro
    Como vê não estou só... é necessário usar as ferramentas.

    ResponderEliminar
  9. Um Burro carregado de livros é um Doutor...já dizia o meu avô....

    ResponderEliminar
  10. Diz o anónimo sinónimo de cobardolas que um burro carregado de livros é um dr nem sempre nem nem nunca,mas um burro carregando a "albarda"que o patrão lhe empresta com a carga inerente até com o peso do seu dono ,é mesmo burro, que não se torna muito perigoso que nem sequer pode dar coices... como pretendia...

    ResponderEliminar
  11. Nao era eu que dizia!!! era o meu avô!

    porra que vc até gagueja!!! deve ser de andar com o Arrrrrlindo!!!

    " nem sempre nem nem nunca,mas "!!

    ResponderEliminar
  12. Á primeira impressão julguei tratar-se do economista de renome,ex governador do Banco de ortugal e Ministro das Finanças do consulado de Cavaco Silva, Prof. Medina Carreira mas não, trata-se isso sim de membro do actual governo de Sócrates.
    Mais farinha do mesmo saco,o que virá este senhor trazer de novo e bom ao distrito de Viana do Castelo que deve conhecer mal....
    É esta a política de aproximação dos eleitos aos eleitores de que tanto se fala!!!!!

    ResponderEliminar
  13. SE fosse o

    " economista de renome,ex governador do Banco de ortugal e Ministro das Finanças do consulado de Cavaco Silva, Prof. Medina Carreira"

    já servia ,mesmo que tb nao tivesse nada a ver com o Distrito!!

    Mas como é

    " membro do actual governo de Sócrates."

    "Mais farinha do mesmo saco"

    já nao serve !! Pq

    "que virá este senhor trazer de novo e bom ao distrito de Viana do Castelo que deve conhecer mal..."

    Politicos da treta é o que sao estes anónimos armados em politicos!!!!!

    "política de aproximação dos eleitos aos eleitores "

    Tá na moda agora é????? modernices....

    ResponderEliminar
  14. Henrique Medina Carreira nasceu em Bissau a 14 de Janeiro de 1931.

    ResponderEliminar
  15. Fernando Medina Maciel Almeida Correia

    Nascido a 10 de Março de 1973, no Porto

    Habilitações Académicas

    ■Mestrado em Sociologia Económica com dissertação em História Económica (tema: Globalização económica numa perspectiva histórica), no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG/UTL) - 2003
    ■Licenciatura em Economia na Faculdade de Economia do Porto (FEP/UP) - 1998
    Actividade Profissional

    ■Assessor do Presidente da Comissão Executiva e Coordenador de pesquisa e elaboração de dossiers para a captação de investimento e trabalho técnico na área de custos de contexto na Agência Portuguesa para o Investimento (desde 2003)
    ■Adjunto e Assessor do Primeiro-Ministro para as áreas de Educação, Ciência e Tecnologia (2000-2002) e Responsável pela coordenação da recolha e síntese de informação de desempenho em todas as áreas governativas e preparação do dossier de apoio ao Primeiro-Ministro (desde Julho de 2001)
    ■Membro do Grupo de Trabalho do Ministério da Educação da Presidência Portuguesa da União Europeia (1999-2000)
    ■Consultor do Sistema de Observação dos Percursos de Inserção dos Diplomados do Ensino Superior (ODES) no Instituto para a Inovação na Formação (1998-2000)
    Outras Actividades

    ■Membro do Conselho Consultivo da Porto 2001, S.A., Capital Europeia da Cultura (1999-2001)
    ■Fellow do German Marshall Fund of the United States, a convite da Fundação Luso Americana (2000)
    ■Membro do Conselho Nacional de Educação (1996-1998)
    ■Membro da delegação portuguesa à Conferência Mundial da UNESCO sobre Ensino Superior, a convite do Ministro da Educação (1998)
    ■Delegado ao Encontro Europe-2020 da Fontainbleau Youth Foudation na Universidade de Oxford (1998)
    ■Estágio na Roménia, ao abrigo do programa Tempus (1998)
    ■Membro do Senado da Universidade do Porto (1995-1997)
    ■Representante da Universidade do Porto no Programa Estudantil da UNITWIN/UNESCO (1995-1997)
    ■Presidente da Direcção da Federação Académica do Porto (FAP) (1996)
    ■Presidente da Direcção da Federação Académica do Porto (FAP) (1995)
    ■Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação de Estudantes da FEP (1995)
    ■Conclusão do Curso Geral de Música - Piano (1991)
    Trabalhos Publicados

    ■Ministério da Ciência e do Ensino Superior (2004), «Dez anos de acção social escolar no ensino superior - contributos e reflexões», Lisboa FAE/MCES
    ■Medina, Fernando (2004), «A globalização da economia numa perspectiva histórica», Porto: Campo das Letras
    ■DGESup, Ministério da Educação (1999), «O ensino superior em Portugal», Lisboa DGESup/ME (disponível em Português, Inglês e Francês)
    ■Ministério do Trabalho e da Solidariedade (1999), «Os diplomados do ensino superior - breve caracterização», Lisboa, Inofor/MTS


    Funções Governamentais ExercidasDesde 2009-10-31
    Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento do XVIII Governo Constitucional
    Desde 2005-03-14 Até 2009-10-26
    Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional do XVII Governo Constitucional

    ResponderEliminar
  16. Ena pá, Ena pá, que currículo têm o candidato do PS a deputado pelo círculo de Viana do Castelo, quem solicitou tal currículo? Ainda bem só que esteve e pertenceu a um governo que em nada o recomenda, o governo ouu desgoverno que nos levou à situção de pedinte aos organismos internacionais, com pessoas destas vou ali que já venho!!!Aí Medina e tesus apiantes,felizmente vais mesmo perder o confronto,mas....

    ResponderEliminar
  17. "Ena pá, Ena pá, que currículo têm o candidato do PS a deputado pelo círculo de Viana do Castelo"

    Deve ser bem melhor que o seu!!!!

    E olhe ,nao caia sempre no mesmo erro de por a palavra "TEM" sempre com acento!!!! é que uma vezes leva e outras nao!!! é que tb quando escreve com o seu nome dá o mesmo erro sempre!!!!!!!


    " que nos levou à situção de pedinte aos organismos internacionais,"

    Até parece que já se esqueceu que tb num governo PSD foi preciso pedir ajuda ao FMI !!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  18. Aí está o lobinho a pretender baralhar os assuntos em que se fala.
    As três intervenções do FMI, foram todas elas em governos do distinto socialista, Mário Soares /Pinto/Hernáni Lopes e Sócrates.Vá à sua biblioteca de sábios consultar estes dados para não dizer asneiras.
    Veja se encontra algum erro ortográfico para assim de forma cobarde fugir ao assunto.

    ResponderEliminar
  19. quero lá eu saber quem foi que pediu ajudas ao FMI!!! O que eu sei é que o País é governado alternadamente pelo PSD e pelo PS !!!!
    E quê??? A merda é a mesma...só que o cheiro é que é diferente!!!

    E neste post nao tem erros!!!!!!!ortográficos!!! e cobardes Há muitos......seu palerma...

    ResponderEliminar
  20. Diz o lobo que tanto lhe faz quem pediu ajudas ao FMI,a mim como observador anónimo tenho todo o interesse em saber quem nos governa e de que maneira.
    Também afirma que por palavra menos próprias, a .... é a mesma.. só que o cheiro é diferente!!!.Maneiras de ver e determinar culpas!!! não defendo os políticos quer sejam eles do PS ou PSD e muito menos os comunistas e bloquistas, pela votação do povo suponho que estou certo.
    O que sei e todos sabemos é que nas últimas décadas, não temos tido tido políticos à altura das suas responsabilidades.
    Agora, e pela terceira vez,sempre pelas mãos de governos socialistas
    entregaram os nossos destinos ao famigerado FMI e instâncias europeias.Vamos ter esperança esta a ultima a morrer!!!

    ResponderEliminar
  21. Porra que o "assessor" do Medina socialista tem um saco cheio de habilitações do mesmo, que vão servir para impressionar os correlegionários de Paredes de Coura e dar-lhe o seu voto. O homem sente-se orgulhoso de se colocar ao lado de pessoa tão importante e deve por-se em bicos de pés para tentar estar à sua altura! Quem veste a pele do lobo, uiva como ele....

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!