20 maio 2011

Pagar? Só daqui a nove meses!

MUNICÍPIO

31-12-09 31-3-10 30-6-10 30-9-10 31-12-10
ARCOS DE VALDEVEZ

67

54

53

55

54

CAMINHA

104

105

114

126

140

MELGAÇO

116

129

140

133

47

MONÇÃO

13

14

19

24

139

PAREDES DE COURA

189

198

204

268

267

PONTE DA BARCA

83

93

103

113

121

PONTE DE LIMA

12

13

13

21

17

VALENÇA

-

-

-

-

-

VIANA DO CASTELO

69

83

109

126

101

VILA NOVA DE CERVEIRA

46

57

67

79

61

O município de Paredes de Coura encabeça, no distrito, a lista de autarquias que mais tempo demoram a saldar as suas dívidas a fornecedores. Isso mesmo revelam os dados da Direcção Geral das Autarquias Locais, referentes ao prazo médio de pagamento dos municípios no final de 2010.

Nada de surpreendente, pois já no final de 2009 era a Câmara de Paredes de Coura quem mais tempo demorava a pagar. No entanto, se em 2009 o prazo médio de pagamento era de 189 dias, ao longo de 2010 esse prazo foi dilatando, dilatando e acabou o ano nos 267 dias. Contas por alto, são praticamente nove meses à espera de receber.

Paredes de Coura, contudo, não é caso único no aumento escandaloso do prazo médio de pagamento. Veja-se, por exemplo, os casos de Monção, cumpridora em 2009 e que agora obriga os fornecedores a esperar 139 dias, ou de Viana do Castelo e Ponte da Barca, cujos prazos de pagamento também sofreram um forte crescimento ao longo do ano passado. Não é, contudo, o panorama geral do distrito, já que, do outro lado da barricada temos, por exemplo, Arcos de Valdevez, que conseguiu reduzir em alguns dias o prazo médio de pagamento, e Melgaço, que passou a pagar em menos de metade do tempo que em 2009.

Estes números do prazo médio de pagamento traduzem ainda uma outra realidade: a da dificuldade que muitas pequenas empresas sentem quando trabalham com as autarquias. Se é certo que, em muitos casos, as câmaras negoceiam as dívidas a fornecedores com entidades bancária, enganando a estatística, noutros casos não é difícil adivinhar as adversidades sentidas quando as contas não esperam, mas o dinheiro só entra em caixa ao final de nove meses. Só lhes resta pensar que há quem esteja em pior situação. Quem tenha de esperar 903 dias pelos pagamentos da Câmara de Borba, ou mais de 1200 dias para lograr receber da Câmara de Porto Santo.

11 comentários:

  1. Melgaço só 47 dias devem estar a brincar. Solheiro no seu melhor, aquela Câmara já esta falida à 5 anos. Não acredito...

    ResponderEliminar
  2. Não entendo porque é que Pereira Junior não tomou medidas. Um dia destes fica paralizado. Está na hora de começar a pensar na restruturação da divida.

    ResponderEliminar
  3. Já não percebo muito bem o que é isso de "restruturação da dívida"Não pagar aos credores,pedir descontos no quantitativo da dívida,prorrogar os prazos de pagamento ou qualquer outra modalidade!...
    Mesmo assim a Câmara Municipal continua a fazer obras faraónicas!!! Onde estamos Pereira Junior, que traz de útil ás populações as tais obras"portas do corno de Bico",onde se vão gastar aquelas verbas astronómicas tais como gastaram no dito Centro de Antes que seja tarde,não será melhor parar para pensar!!!

    ResponderEliminar
  4. Sá sabem falar das dividas da câmara e dos pagamentos em atraso!!!!!E se falassemos tb do que devem à Câmara!!!
    Só do Estado..sao muitos milhares !!!

    ResponderEliminar
  5. É natural que o Estado deva dinheiro à Câmara,mas sejamos honestos e sérios quem nos dera a nós que a dívida actual da Câmara fosse compensada pelo menos em 50% pela dívida do Estado,infelizmente não é essa a realidade.
    A Câmara está um pouco como o governo,esquece a dívida e credores,actuando como que nada se tenha passado,basta ver as obras que estão entregues já na fase de construção"Portas do Corno de Bico"com o valor de cerca de dois milhões de euros juntando igual ou superior gasto com o CEIa em Vascões,só nestas duas obras eí está cerca de UM MILHÃO DE CONTOS,ou seja cinco milhões de euros.
    Podem me informar quais o valor destas obras para o desenvolvimento sustentado das polulações?!!!
    Há"esmolas que matam o pobre"ou seja as ditas comparticipações dos fundos comunitários,mais a comparticipação da Câmara,a manutenção dessa obras!!!Enfim...
    Estamos a enveredar para um "beco sem saída",penso eu.

    ResponderEliminar
  6. "É natural que o Estado deva dinheiro à Câmara"

    Ai sim!!! ai acha natural!!! Pois eu nao.Se o Estado fossse bom pagador,era as Câmaras Municipais nao precisavam de recorrer tanto ao crédito para acudir a despesas.

    E tomaram muitos municipios ter Um CEIA !!!!!
    Mas vc só vê a distancias curtas ..tem muito pouca visao de futuro...

    ResponderEliminar
  7. chhhhhhhhh! essa do CEIA foram palavras que escaparam ao vento!!! Bateram-te mesmo na pele Lobo!!! Porque será!!!!?
    Eheheheehehe.

    ResponderEliminar
  8. E mais uma vez estes anónimos me tentam colar ao Ceia!!! ou a quem lá trabalha!!!! poupem-me por favor....

    ResponderEliminar
  9. Oh pá... que te tocou na pele, lá isso tocou-te. SEnão não te tihas manifestado como o fizeste.
    Eu também acho o CEIA uma obra de grande relevo para o concelho, mas não ando a defendê-la como tu acabaste de o fazer (com unhas e dentes). Olha lá se te falha.
    ehehehe

    ResponderEliminar
  10. essa do "poupem-me por favor" tem muito que se lhe diga....

    ResponderEliminar
  11. "essa do "poupem-me por favor" tem muito que se lhe diga..."

    Pois tem caro anónimo!! e sabe vc porquê??
    pq já várias vezes fizeram querer que eu o LOBO sou um tal de Mequines,que por sinal é genro do Presidente da Câmara!!!
    Azar de quem assim pensa,pra mim que já fui tantas personagens,pouco me interessa!!

    Agora pode ter a certeza que vou defender (com unhas e dentes)todas as obras que acho que sao boas para Coura. Uma delas foi concerteza o CEIA.
    As Portas do Corno de Bico vao ser outra obra que defendo,embora nao concorde com a sua localizacao!!! Pois acho que o terreno da chamada Bouca da Veiga era muito mais propicio,embora este terreno seja particular.
    Já o mesmo nao posso dizer de outras obras que foram feitas.......

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!