12 maio 2011

A ver se corre melhor que no ano passado

incendio1

Fogos: CDOS de Viana apresenta plano de operações de combate a incêndios, Governo Civil quer estar preparado “para o pior” – notícia da Rádio Geice

Esperemos que sim. Para bem da nossa floresta que, ano após ano, teimam em destruir. Para ver se, pelo menos, se consegue melhor do que no ano passado, nomeadamente no que respeita a Paredes de Coura e concelhos vizinhos. Ou já ninguém se lembra das complicações e polémicas em torno da actuação do CDOS nos incêndios que afligiram o concelho no Verão passado e que motivaram mesmo um protesto unânime da Assembleia Municipal de Paredes de Coura junto dos responsáveis distritais. 

No entanto, apesar do optimismo do CDOS de Viana do Castelo, parece que as coisas não estão a começar muito bem, em termos nacionais, como dá conta o Jornal de Notícias, que fala na redução do número de militares envolvidos no combate a incêndios devido a… cortes orçamentais.

8 comentários:

  1. É sempre o mesmo,só em cima do acontecimento as autoridades se mechem com discursos,declarações dos políticos e mais discursos,o certo é que na prática e no terreno nada se vê!!!-
    Milhões para aqui milhões para acolá com a certeza que os incêndios vão devorando a maior riqueza que temos,haveres dos seus titulares e as florestas.
    Já agora,dentro dos meus conhecimentos quer como ex autarca e titular de propriedades rústicas muito junto á floresta,todos os anos sou chamado ``a GNR para declarar os prejuizos que possa ter tido com os pequenos incêndios,o certo é que além de algumas árvores atingidas pelo flagelo dos fogos"postos",nunca me atrevi a quantificar tais valores.
    No entanto,fico estupefacto ao saber que os oportunistas de sempre, que usufruem os baldios da freguesia sem nada darem em troca à mesma freguesia,foram buscar uns milhares de euros em compensação dos montes ardidos que não lhes pertencem!!! Neste caso e até noutros quem deve ser indemnizado será a Assembleia de compartes,outro abuso como os famigerados subsídios!...
    Assim vai o nosso pobre país!!!.

    ResponderEliminar
  2. Trabalhar na prevenção todo o ano e não só no tempo crítico,ponham essas brigadas a trabalhar durante o ano,então os montes estavam limpos,já agora,os senhores das vacas que pastoreiam nos baldios das freguesias,não eram obrigados a limpar uma determinda parcela de terreno já que estavam e estão a beneficiar do mesmo para receberem os chorudos subsídos??? Onde e quando esses amigos procederam à limpeza dos baldios???Onde estão as Juntas de Freguesia e serviços de fiscalização do Ministério da Agricultura?

    ResponderEliminar
  3. Caro José Cunha: Como sempre,admiro na sua isenção e frontalidade ao expôr os problemas, dá a cara o que infelizmente não é muito vulgar nestes e noutros blogues,tudo o que disse é verdade, só que ninguém parece acordar para esta realidade dos factos.
    Como isto está como o país a bater no fundo do pote como dizia o outro,já não vai durar muito esta pura"roubalheira"e desgoverno em que os políticos levaram o querido Portugal com cerca de nove séculos de história.

    ResponderEliminar
  4. "Como sempre,admiro na sua isenção e frontalidade ..."

    Quem será o lírico!
    Deves andar na estratosfera, camarada, com essa visão da realidade e postura do Cunha.
    Que sorte!

    ResponderEliminar
  5. Reclama-mos todos os anos, porque ao comum cidadão é difícil entender porque repetimos sempre os mesmos erros.
    Reclamam as populações, reclamam os Bombeiros, as Câmaras municipais, as AM fazem votos de protesto, mas o cenário repete-se.
    basta as temperaturas aumentarem um pouco, e eis que arde por todo lado o pouco que ainda resta.
    Se o ano meteorologicamente foi bom, aparecem em bico de pés todos os sanguessugas do poder a reclamar os louros que a natureza nos deu, se foi um pouco pior, tivemos azar!!, o clima não ajudou. Já não existe paciência para isto.
    Mas comecemos pela porta de casa, e o que vemos?
    Os privados cumprem a sua obrigação da manutenção na limpeza das suas propriedades?
    As Juntas de freguesia cumprem a lei relativamente à mesma questão?
    O Município aplica os regulamentos existentes?
    Fora o período de verão, o que fazem as brigadas nos restantes meses?
    O que foi feito em termos de reorganização da florestas nas áreas ardidas no nosso concelho nos últimos 10 anos?
    Qual foi o investimento aplicado na criação de áreas tampão, que permitiria reduzir significativamente a área ardida?.
    ou será que esta situação interessa a um numero muito alargado de oportunistas que ganham em vários carrinhos?
    Vamos todos assobiando para o lado, mas existe sempre quem se lixa com este nosso imobilismo..
    ”razão tem o Dr Catroga”
    as gerações mais novas deveriam processar não só o Governo, mas todos aqueles que ocupando lugar de responsabilidade nestas áreas, nada tem feito para que a situação melhore, comprometendo seriamente o futuro e a sustentabilidade do nosso planeta, é que muitos,, mas muitos,, tem votado favoravelmente os orçamentos e as medidas aprovadas nos respectivos órgãos .
    não podemos, nem devemos esperar que seja o governo central a tomar todas as medidas.
    muito do que reclama-mos, poderia e deveria ser resolvido a nível local, e deveriam ser estes os primeiros a pressionar a elaboração de legislação necessária, mas também são responsáveis pela não aplicação da que mesmo deficiente já existe.
    E a propósito!!!!!! Quem validou os diversos pedidos de subsidio, solicitados no ano anterior no concelho de Paredes de Coura para indemnização das áreas ardidas??
    Não será que existiu um conluio entre os diversos intervenientes para receberem as respectivas verbas, do bolso dos contribuintes?
    Não seria interessante que a lista fosse também publicada, à semelhança da dos subsidio do gado e das terras. Devemos continuar a ser cúmplices destas situações, ou teremos de mudar de atitude, sob pena de todos pagarmos aquilo que poucos beneficiam?

    ResponderEliminar
  6. Engracado!!!! Estes comentadores de oacasiao esquecem-se dos outros posts anteriores!!! Pq será???
    Deixa arder....pode ser que alguns deles se queimem.....

    ResponderEliminar
  7. Venancinho lindo...esqueceu-se de dizer que no tempo do Salazar nao havia incêndios!!!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!