24 janeiro 2008

Dias explosivos

Depois da comunicação das autoridades espanholas na semana passada, parece que Portugal passou a viver sob a ameaça do terrorismo. Suspeitas de bombas aqui, suspeitas de bombas acolá. E novamente aqui porque a brincadeira até correu bem, enfim…
Mas, efectivamente, as bombas existem. Que o diga quem reside ou trabalha em Formariz! Nas últimas semanas não há dia que passe em que não tenhamos uma dúzia de explosões, quando não mais. Até parece que existe uma pedreira em funcionamento na zona industrial. Mas não, pelos vistos não existe. Há explosões, mas não se vê qualquer sinal a alertar para o perigo, ou sequer informação de estarmos numa zona de rebentamentos. Já dos sustos e de alguns prejuízos materiais os vizinhos não se livram.
Ao que parece, trata-se da obra de terraplanagem de um novo loteamento desta zona industrial de Paredes de Coura. Uma tarefa que se tem mostrado difícil, não só devido à extensão do terreno, mas também à sua morfologia, caracterizada pela existência de muitas pedras de grandes dimensões. De tal modo que está uma equipa a rebentar literalmente com os tais calhaus.
Mas… e a segurança, será que foi acautelada? À vista desarmada eu diria que não. Especialmente quando se assiste à queda de grandes pedras a vários metros do lugar da explosão, numa zona junto à via pública e na proximidade de veículos estacionados. A explosão é arriscada? Não duvido, mas a ser assim não seria melhor vedar a zona? Ou limitar as explosões a determinados horários, à semelhança do que acontecia com a pedreira instalada em Ferreira?
Já agora, só mais uma questão: se a zona está transformada numa autêntica pedreira, estará licenciada para tal actividade?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!