08 janeiro 2008

Gota a gota

Foi o tema que dominou o final do ano passado, em termos políticos, em Paredes de Coura. E promete continuar a dar que falar em 2008. A entrega a privados da rede de distribuição de água em baixa, ou seja aquela que chega até à nossa porta, é, ainda e só, apenas uma possibilidade. Mas está nos planos da autarquia, ainda que o presidente da Câmara diga que isso só acontecerá se não houver outra opção.
Essa foi, pelo menos, a justificação dada por Pereira Júnior na última Assembleia Municipal, onde o assunto veio à baila precisamente por a verba resultante da possível venda estar inserida no Orçamento da Câmara para o corrente ano. Mas, se a concessão será ainda uma possibilidade, uma coisa é certa: a avançar vai trazer aos courenses um aumento considerável da conta da água.
E é, mais uma vez, o próprio presidente da Câmara quem o assegura, explicando que, actualmente, a autarquia paga do seu bolso metade da despesa efectuada pelos consumidores. Por outras palavras, cada consumidor paga actualmente 26 cêntimos por cada metro cúbico de água, quando este mesmo metro cúbico de água custa à autarquia 52 cêntimos. Ou seja, nós só pagamos metade, o resto a Câmara oferece. Ora, como qualquer entidade privada que se preze não está para fazer ofertas destas, é garantido que se a rede de distribuição for concessionada, com um grande, mesmo grande, encaixe financeiro para os cofres da edilidade, quem vai sofrer na pele, ou melhor na carteira, são todos os que recebem a factura da água em casa todos os meses.
Depois do grande aumento de 2003, que no caso dos consumidores particulares foi para mais do dobro, espera-se agora nova subida vertiginosa nas tarifas. Se, há pouco mais de quatro anos, a justificação foi a uniformização de tarifas entre os vários concelhos servidos pelas Águas do Minho e Lima, agora o motivo é outro e vale por dois: por um lado entra muito dinheiro na Câmara, por outro, e a acreditar nas palavras de Pereira Júnior, a Câmara vai poupar muito dinheiro. Sem problema, nós pagamos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!