18 janeiro 2008

Os meninos à volta dos milhões

Os presidentes das câmaras do distrito de Viana do Castelo parecem aqueles meninos a quem prometem doces e presentes se se portarem bem na frente das visitas. Andam anos e costas praticamente voltadas, ao ponto de dividir em dois um distrito que, mesmo unido nos seus dez municípios, teria muitas dificuldades em ombrear com os seus congéneres do resto do país. No entanto, agora que lhes cheirou a dinheiro fresquinho vindo lá dos lados de Bruxelas, é vê-los a falar, novamente, numa união do Alto Minho.
Uma união que, mesmo a acontecer, e terá de acontecer se quiserem ver a cor do dinheiro da Europa, nunca vai ser efectiva. E isso vê-se já. Numa altura em que se fala, porque a isso se é obrigado, na reunião dos dez concelhos do distrito, há já quem teça críticas que, logo à partida, não fosse o peso dos 400 milhões de euros, inviabilizaria qualquer projecto a dez.
É que há meninos que acham que, por a bola deles ser maior do que a dos outros, merecem mandar no jogo. Esquecem-se que, sozinhos, pouco valeriam no jogo. E que neste jogo o árbitro não vai estar pelos ajustes: se os jogadores não se entendem, acaba-se a brincadeira.
Enfim, contradições de um processo que parece “deja-vu”. Quem não se lembra das trocas de galhardetes entre o menino de Viana do Castelo e o amiguinho de Melgaço? Eles até são do mesmo clube, mas um tem a mania que manda na bola, no jogo e nos jogadores. E o outro não gosta de meninos mandões.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!