26 junho 2008

Expresso para o fim do mundo

A Empresa de Transportes Courense prepara-se para acabar, já a partir da próxima semana, com a ligação diária ao expresso que, saindo de Valença, faz a ligação a Lisboa. Para quem sempre ouviu falar no Rapide e se habitou a ver os autocarros listados de azul e amarelo como um dos mais eficazes meios de ligação entre as origens e a comunidade courense na capital e arredores, esta é uma notícia que não augura nada de bom.
As razões da decisão da Courense são conhecidas, e justificáveis: os passageiros oriundos e com destino a Paredes de Coura são cada vez menos, o que já não justificará a manutenção da única ligação ainda existente. Mas, em que situação ficarão aqueles, poucos admitimos, que ainda a utilizam? Ficam condenados a encontrar outra alternativa, seja o recurso a um táxi, seja a utilização de outro tipo de ligações que não o expresso da ETC.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura vai, ainda, tentar demover a administração da Courense, à semelhança do que fez quando a empresa resolveu acabar com o serviço de transporte aos sábados, com a mesma justificação da falta de utentes. Na altura conseguiu-se que esse serviço fosse mantido nos sábados de feira, mas agora, com a conjuntura económica actual em que o preço dos combustíveis é mais volátil que o próprio combustível em si, teme-se que a decisão de acabar com a ligação ao expresso seja irreversível.
E, assim, lá ficamos cada vez mais isolados.

7 comentários:

  1. Eduardo, desculpa, não tem nada a ver com o teu post mas vou aproveitar o MPM para deixar um link a todos os que aqui vêm.

    http://acividade.web.pt/

    Aqui podem ver algumas fotos da festa, organizada pela Associação A Cividade, do Solsticio de Verão, que se realizou no passado dia 21.

    EU FUI. E posso dizer que foi um final de tarde e noite para recordar.
    Obrigada a Cividade e parabéns pela ideia e sua concertização.
    Espero que para o ano se repita.

    SB (de LX)

    ResponderEliminar
  2. Sinceros PARABÉNS aos organizadores!
    Tenho pena de não ter tido a possibilidade de estar presente, mas por tudo aquilo que ouvi devo dizer que esta iniciativa deve ser extremamente apoiada pelo município para que se agradeça verdadeiramente o empenho dos responsáveis (PAREDES DE COURA precisa de vós).
    Espero que repitam o sucesso!

    ResponderEliminar
  3. Ó Joaozinho!
    Honestamente: não será necessário uma prévia declaração de interesses?
    Era bem interessante e melhor que esse oportunismo bacoco!

    ResponderEliminar
  4. Força João, porque se calhar o anónimo anterior se tivesse a coragem de se identificar é que era conotado com o oportunismo corrupto que muito boa gente em Coura se aproveita. Já estou farto de constatar isso mesmo nas pseudo elites courenses, principalmente nos tachos que são conseguidos horizontalmente.

    ResponderEliminar
  5. Ò anterior: já percebi!
    Estás em lista de espera!

    ResponderEliminar
  6. Oh anónimo "olha para o que eu digo e não para o que eu faço". Caro Eduardo, será que este espaço se vai tornar numa banca de venda de peixeirada política? João, acomode-se.

    ResponderEliminar
  7. Ainda acabamos a ser invadidos por Espanhois, tambem em materia de transportes!!!!

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!