23 junho 2008

Interdita. Outra vez...

Mais uma descarga ilegal de esgotos nas águas do Coura? Parece que sim, diz o Jornal de Notícias, que dá a conhecer os resultados das análises periódicas levadas a cabo pelo INAG. As últimas, feitas na passada segunda-feira, recomendam mesmo a interdição temporária da praia, por parte do delegado de saúde.
A culpa é das vacarias, explica o autarca municipal numa reacção à descarga, dizendo que a situação não é nova. Pois não! Não é de hoje, nem de ontem, nem do ano passado, quando a praia voltou a atingir valores de interdição por duas ocasiões distintas.
Há anos que as vacarias são apontadas a dedo pelos responsáveis pelo bom ambiente de Paredes de Coura, do rio Coura, principalmente. Várias medidas terão sido levadas a cabo, pelo menos a acreditar no que tem sido dito pela autarquia, mas o certo é que continuam a acontecer situações que não podem, de todo, acontecer.
Que não tem forma de controlar as descargas ilegais das vacarias, acrecenta Pereira Júnior ao JN, explicando que é preciso um grande investimento por parte das vacarias para tratar os esgotos e que muitas não tem essa capacidade. Mas, a ser assim, como podem estar a funcionar? É que, como bem referiu o presidente da autarquia na passada sexta-feira, na Assembleia Municipal, sobre o licenciamento de novas fábricas no concelho, as empresas que para cá quiserem vir são obrigadas a tratar os seus efluentes não domésticos. E no caso das vacarias, como é?
A fiscalização à posteriori, a meu ver, não resulta. Nem no caso das descargas ilegais no Coura, nem no caso das descargas (ilegais ou não) nos campos em tempo de preparação dos terrenos. É uma questão de sensibilização que alguns proprietários já têm, mas que outros teimam em não adquirir. Até lá sofre o Coura, sofre o ambiente, sofremos todos.

1 comentário:

  1. Tipicamente TUGA. Para uns de uma forma, para outro de outra...

    SB (de LX)

    ResponderEliminar

Agora que leu, pode deixar aqui o seu comentário. Já agora, com moderação e boa educação! O Mais pelo Minho reserva-se o direito de não publicar comentários insultuosos. Quaisquer comentários inadequados deverão ser reportados para o email do blogue. Muito obrigado!